“Eu não vou oferecer ao Senhor, meu Deus, sacrifícios que não me custaram nada”
II Sm 24.24
Qual voz você está ouvindo?
V.1 – Deus ordenou ou não Davi para contar o povo? Segundo I Cr 21.1: “Satanás quis criar problemas para o povo de Israel e por isso levou Davi a fazer uma contagem do povo” (NTLH). A ordem foi repassada para Joabe que questionou o Rei, porém, não obteve sucesso.
1º. Nem tudo que vem ao coração do homem procede de Deus;
2º. Joabe tentou alertar o rei, mas Davi não aceitou a correção. Existem pessoas que recebem o alerta de perigo da parte de Deus, mas preferem ignorá-lo;
3º. Deus sempre nos alerta do perigo. “Deus fala de várias maneiras, porém nós não lhe damos atenção.” (Jó 33.14-NTLH) – “Pelo contrário, Deus fala de um modo, sim, de dois modos, mas o homem não atenta para isso.” (Jó 33.14-RC)
Joabe retorna à Davi depois de 9 meses e 20 dias com a seguinte noticia: Israel tinha 1,100 mil homens e Judá 470 mil homens que puxavam a espada (ICr 21.5), sem contar as tribos de Levi e Benjamim.
A Consciência sempre acusa depois de cometido o erro
Quando Joabe traz as notícias sobre a contagem do povo, o rei Davi percebe que cometeu um erro perante Deus, porque deixou de confiar no Senhor para confiar na força dos braços dos homens.
A pessoa inteligente sabe quando está errada, não podemos esconder nossos erros de nós mesmos: “O SENHOR deu aos seres humanos inteligência e consciência; ninguém pode se esconder de si mesmo.” (Pv 20.27-NTLH)
Devemos examinar nossa consciência e analisar nossas ações se elas estão condizentes com a vontade de Deus para nossa vida “tremam de medo e parem de pecar. Sozinhos e quietos nos seus quartos, examinem a sua própria consciência.”(Sl 4:4 NTLH)
Quando julgamos nossa consciência, abrimos a porta para que o Senhor nos corrija: “Se examinássemos primeiro a nossa consciência, nós não seríamos julgados pelo Senhor.”(1 Co 11:31-NTLH)
As misericórdias de Deus não nos livram do seu juízo por nossos atos:
O fato de Davi se arrepender não o isentou de atrair o juízo de Deus sobre o seu povo;
O erro de Adão e Eva trouxe consequências sobre toda a humanidade: “O pecado entrou no mundo por meio de um só homem, e o seu pecado trouxe consigo a morte. Como resultado, a morte se espalhou por toda a raça humana porque todos pecaram.” (Rm 5:12-NTLH).
Todo erro traz consequências:
Deus usa o profeta Gade para falar com Davi e lhe dá o direito de escolher uma de três coisas: (1) Três anos de fome sobre sua terra; (2) Três meses fugindo dos seus inimigos; (3) Três dias de peste na sua terra.
Davi escolhe cair nas mãos de Deus. Enfim, ele percebe a diferença entre Deus e os homens: “Estou em grande angústia; porém caiamos nas mãos do Senhor, porque muitas são as suas misericórdias; mas, nas mãos dos homens, não caia eu” (II Sm 24.14-RA)
O Senhor ordena ao anjo que envie peste sobre a terra por três dias. Até que o Senhor ordenou ao anjo que parasse a destruição, mais de 700 mil pessoas são mortas.
O juízo de Deus pune, porém, traz consciência ao homem:
Diante da destruição do seu povo, o rei Davi vê o anjo destruidor e clama arrependido ao Senhor: “Só eu sou culpado. Fui eu que errei. O que foi que essa pobre gente fez? Eu e a minha família é que deveríamos ser castigados por ti.” (v.17 – NTLH);
Ao chamar para si a responsabilidade pelo erro, Davi reconhece as consequências do seu erro.
Davi de dispõe obedecer ao profeta Gade, ele vai ao terreiro de Araúna disposto a construir um altar e oferecer sacrifícios ao Senhor para que a peste saia do meio do povo.
Somente um sacrifício sincero poderia abrandar a ira do Senhor e trazer calma ao povo.
Sacrifícios sem valor não tem valor
O que é sacrifício? Abandono forçado ou voluntário daquilo que nos é precioso, renúncia, abnegação, oferta solene à divindade.
Davi está arrependido e disposto sacrificar ao Senhor. Mas, ao chegar à casa de Araúna ele recebe tudo gratuitamente, sem custo, para sacrificar ao Senhor. Davi ganha o terreiro, os bois, as cangas deles e as tabuas de debulhar cereais para servir como lenha;
Vivemos uma época em que as pessoas querem sacrificar ao Senhor sem arcar com os custos do sacrifício – Deus não aceita cortesias com chapéu alheio: “Assim, cada um de nós prestará contas de si mesmo a Deus.” (Rm 14.12-NTLH)
Viver uma vida cristã correta diante de Deus requer sacrifícios. “Então, disse Jesus a seus discípulos: Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, tome a sua cruz e siga-me.” (Mt 16:24-RA)
A sábia resposta de Davi: “Obrigado, não aceito. Eu vou pagar tudo isso. Eu não vou oferecer ao Senhor, meu Deus, sacrifícios que não me custaram nada.” Davi compra a terreiro, os bois e tudo que era necessário. Ele constrói um altar e oferece ofertas de paz. O Senhor responde sua oração e a peste cessa em Israel.
Deixe um comentário