Abraão respondeu: – Deus dará o que for preciso; ele vai arranjar um carneirinho para o sacrifício, meu filho. E continuaram a caminhar juntos. Gn 22.8
Deus sempre provê os meios necessários para que o adoremos. Quando Deus colocou Abraão à prova (1), ele não fugiu ou se fez de desentendido, mas respondeu ao Senhor “eis me aqui”.
Deus pediu para Abraão que Lhe entregasse o seu único filho, o herdeiro que perpetuaria a genealogia de Abraão. Isaque representa o futuro de Abraão e sua descendência, se ele morresse seria o fim da linhagem de Abraão, não haveria Israel, Davi, Jesus Cristo, a Igreja.
Quando chegaram ao lugar de sacrifício indicado por Deus, Abraão se mostrou cheio de fé e esperança, ele pediu aos moços que os acompanhavam para ficar cuidando dos jumentos enquanto ele e o menino subiram ao monte para adorar, ele disse (5b): “Eu e o menino vamos ali adiante para adorar a Deus. Daqui a pouco nós voltamos”.
- O momento de sacrifício era exclusivo para Abraão e Isaque. Há momentos que para adorarmos a Deus em espírito e em verdade é necessário deixar as companhias de lado e subir ao monte da adoração sozinho, é você e Deus apenas. Se os rapazes tivessem acompanhado Abraão poderiam impedir que ele sacrificasse ao Senhor.
Isaque sabia que eles iriam sacrificar ao Senhor, ele pergunta ao pai pelo cordeiro (6b). A resposta de Abraão demonstra a sua total confiança em Deus quando diz (8a): “Deus dará o que for preciso (Deus proverá); ele vai arranjar um carneirinho para o sacrifício, meu filho”.
Abraão fez tudo o que Deus lhe pediu sem questionar ou duvidar (9), ele:
- Preparou o altar;
- Colocou a lenha sobre o altar;
- Amarrou Isaque e o colocou sobre o altar.
Deus se agradou de Abraão por causa da sua fé e obediência, duas qualidades exigidas por Deus ao seu povo:
- I Sm 15.22 – “… É melhor obedecer a Deus do que oferecer-lhe em sacrifício as melhores ovelhas”;
- Hb 11.6a,8 – “Sem fé ninguém pode agradar a Deus. 8 Foi pela fé que Abraão ao ser chamado por Deus, obedeceu e saiu para uma terra que Deus lhe prometeu dar. Ele deixou o seu próprio País, sem saber para onde ia”.
Antes que Abraão imolasse Isaque o anjo do Senhor chamou por Abraão que estava atento e ele respondeu (12): “– Não machuque o menino e não lhe faça nenhum mal. Agora sei que você teme a Deus, pois não me negou o seu filho, o seu único filho”.
A fé de Abraão levada ao extremo trouxe resposta imediata, o Senhor preparou um cordeiro preso entre os galhos para que fosse sacrificado em lugar de Isaque. Abraão deu um nome aquele lugar (14) – “O SENHOR Deus dará o que for preciso.”
Por causa da sua fidelidade e obediência o Senhor abençoou Abraão com as seguintes bênçãos (16-18):
- Muitas riquezas – “abençoarei você ricamente”;
- Uma descendência numerosa – “Farei com que os seus descendentes sejam tão numerosos como as estrelas do céu ou os grãos de areia da praia do mar”;
- Descendência de vencedores – “e eles vencerão os inimigos”;
- Uma descendência abençoada – “Por meio dos seus descendentes eu abençoarei todas as nações do mundo, pois você fez o que eu mandei”.
Contribua com o nosso ministério através de depósito bancário no Banco Itaú – Agência 4807 – conta corrente 16747-5 – Assembleia de Deus Independente MICC
Se preferir pode doar pelo PagSeguro clicando no link https://pag.ae/7V9AtbrTM
Se preferir pode doar pelo PayPal
Deixe um comentário