Quando Deus busca um homem para trabalhar em sua vinha, não pergunta se este tem grandes habilidades naturais ou educação esmerada. Ou se fará orações eloqüentes. O Senhor antes pergunta se ele tem um coração dedicado à sua Obra. S.L.Brengle, oficial do Exército de Salvação.
O que importa para Deus?
- Você vai buscar viver em santidade?
- Você sabe amar como Deus te ama?
- Você está disposto a caminhar pela fé e não pelas emoções?
- Você confia na provisão divina mesmo quando não vê nenhum sinal de que está sendo usado na expansão do Reino?
Na conclusão da sua primeira carta, Pedro traz recomendações a três grupos na igreja (I Pedro 5.1-11): Os presbíteros (anciãos), os jovens e a congregação de modo geral.
I – Recomendações aos anciãos (presbítero), os mais velhos da igreja.
Versos 1 a 4. Eu, que também sou presbítero, dou agora conselhos aos outros presbíteros que estão entre vocês. Sou uma testemunha dos sofrimentos de Cristo e vou tomar parte na glória que será revelada. 2 Aconselho que cuidem bem do rebanho que Deus lhes deu e façam isso de boa vontade, como Deus quer, e não de má vontade. Não façam o seu trabalho para ganhar dinheiro, mas com o verdadeiro desejo de servir. 3 Não procurem dominar os que foram entregues aos cuidados de vocês, mas sejam um exemplo para o rebanho. 4 E, quando o Grande Pastor aparecer, vocês receberão a coroa gloriosa, que nunca perde o seu brilho.
Os anciãos geralmente eram pessoas mais velhas e responsáveis pela igreja. Um tipo de pastor auxiliar. Eles eram responsáveis por manter a palavra viva nos corações dos crentes e incentivá-los a evangelização.
Eles deveriam cuidar e ensinar a igreja com humildade. Não por dominação, mas com alegria e boa-vontade; não por interesses pessoais, mas com uma mente voluntária. Além disso, eles deveriam se transformar em bons exemplos para os demais irmãos.
II – Juventude.
Verso 5a – E vocês, jovens, sejam obedientes aos mais velhos.
Os jovens devem submeter-se aos mais idosos ou pastores, através do amor e humildade cristã em respeitosa obediência e amor.
Não significa que líderes da igreja tenham direito de exigir submissão dos jovens. Na verdade, os líderes devem demonstrar o mesmo espírito de submissão entre si, o resultado desse exemplo conduzirá os jovens a seguirem seus exemplos.
Velhos e jovens! Todos devem vestir-se de humildade. I Pd 5.5b, a ordem é clara: “Que todos prestem serviços uns aos outros com humildade, pois as Escrituras Sagradas dizem: “Deus é contra os orgulhosos, mas é bondoso com os humildes!”.
III – Exortações à Congregação.
Versos 6 a 11 – Portanto, sejam humildes debaixo da poderosa mão de Deus para que ele os honre no tempo certo. 7 Entreguem todas as suas preocupações a Deus, pois ele cuida de vocês. 8 Estejam alertas e fiquem vigiando porque o inimigo de vocês, o Diabo, anda por aí como um leão que ruge, procurando alguém para devorar. 9 Fiquem firmes na fé e enfrentem o Diabo porque vocês sabem que no mundo inteiro os seus irmãos na fé estão passando pelos mesmos sofrimentos. 10 Mas, depois de sofrerem por um pouco de tempo, o Deus que tem por nós um amor sem limites e que chamou vocês para tomarem parte na sua eterna glória, por estarem unidos com Cristo, ele mesmo os aperfeiçoará e dará firmeza, força e verdadeira segurança. 11 A ele seja o poder para sempre! Amém!
Deus tem prazer na alma humildade, mas resiste ao soberbo (Pv 3.34; 16.5). Portanto, quando nos humilhamos sob as mãos de Deus, no tempo certo o Senhor Deus nos honrará.
Estar sob as mãos de Deus significa estar sob proteção e abrigo de Deus. A submissão à Deus afasta de nós o orgulho.
Em nossa jornada de fé devemos abandonar todo tipo de preocupações e ansiedades, a certeza deve reinar em nossos corações – Deus cuida de nós. A humildade reconhece nossa dependência de Deus, e exprime sua confiança nEle. Como disse o rei Davi: “Entregue os seus problemas ao SENHOR, e ele o ajudará; ele nunca deixa que fracasse a pessoa que lhe obedece. ” (SI 55.22).
Devemos evitar o orgulho e soberba quando o assunto envolve o adversário de nossa alma, porque o diabo, o caluniador e falso acusador, é o nosso adversário número um. A obra da Igreja não é brincadeira de criança. É uma batalha. Satanás está ao nosso redor como um leão que ruge, buscando afastarmos da fé, levando-nos a separar-nos do rebanho para que possa nos tragar.
Além do mais (I Pe 5.10), o Deus que tem por nós um amor sem limites está conosco. Não temos de nos glorificar a nós mesmos. Tudo que temos a fazer é seguir a Jesus com fé. Deus cuidará que sejamos plenamente glorificados. Seu amor é a nossa garantia. Nada, em todo universo, pode separar-nos do amor de Deus que nos pertence em Cristo Jesus (Rm 8.30-39).
Contribua com o nosso ministério através de depósito bancário no Banco Itaú – Agência 4807 – conta corrente 16747-5 – Assembleia de Deus Independente MICC
Se preferir pode doar pelo PagSeguro clicando no link https://pag.ae/7V9AtbrTM
Se preferir pode doar pelo PayPal
Deixe um comentário