De quem é a culpa?


Em João capítulo 9 Jesus se encontra com um homem cego desde o nascimento. Imagine como é a vida de alguém que nasceu cego e nunca viu as cores, pessoas, objetos e natureza. Ser cego naquela época implicava em:

  • Ser rejeitado pela sociedade. Não ter acesso a leitura e ao trabalho. A cegueira era vista como uma maldição.
  • Depender dos favores de outrem. Geralmente os cegos viviam de esmolas, sozinhos.
  • Estar acostumado ao sofrimento e humilhação como parte da sua existência. Um cego não tinha como revidar um ataque ou responder a uma injuria.

POR QUE ESTE HOMEM NASCEU CEGO?

Os discípulos querem saber de quem é a culpa. Semelhante ao nosso tempo, as pessoas demonstram mais interesse em encontrar um culpado do que em compreender a causa.

Desde a queda no Jardim do Éden, a humanidade está sempre procurando por um culpado pelos seus problemas. O casamento que não deu certo; o curso não concluído; o negócio que deu prejuízo; o acidente que ocorreu; as férias interrompidas; etc…

Essa busca pela culpabilidade tem sido responsável por muitas injustiças, condenações, danos, separações, etc… Não há registro de que o cego reclamou para Jesus da sua condição. Por alguma razão ele já tinha se conformado com aquela condição. Os discípulos estavam com Jesus e poderiam pedir para que Ele curasse o cego, mas estavam mais preocupados em encontrar um culpado.

TEM COISAS QUE ACONTECEM POR UM PROPÓSITO MAIOR DE DEUS

Deus tem o controle de nossas vidas em suas mãos. Romanos 8.28 – Pois sabemos que todas as coisas trabalham juntas para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles a quem ele chamou de acordo com o seu plano.

Deus não revela seus planos totalmente para nós. Devemos confiar em Deus sabendo que existe um plano melhor. Jeremias 29.11 – Só eu conheço os planos que tenho para vocês: prosperidade e não desgraça e um futuro cheio de esperança. Sou eu, o SENHOR, quem está falando.

Mesmo que os planos de Deus nos leve ao extremo, no final Ele irá Seu poder. Daniel demonstrou para o rei Dario que Deus tinha um plano melhor, Daniel 6.22 – O meu Deus mandou o seu Anjo, e este fechou a boca dos leões para que não me ferissem. Pois Deus sabe que não fiz nada contra ele. E também não cometi nenhum crime contra o senhor.

Tudo que Deus faz tem um propósito. Pv 16.4a – O SENHOR fez tudo para certos fins (O Senhor faz tudo com um propósito – NVI)…

Não podemos compreender todos os propósitos de Deus. Eclesiastes 3.11 – Deus marcou o tempo certo para cada coisa. Ele nos deu o desejo de entender as coisas que já aconteceram e as que ainda vão acontecer, porém não nos deixa compreender completamente o que ele faz.

 

NINGUÉM É CULPADO.

O que os discípulos queriam entender? Mestre por que este homem nasceu cego? Foi por causa dos pecados dele ou por causa dos pecados dos pais dele?

Não tente entender tudo o que Deus faz, apenas creia que Deus tem o controle de cada situação em tua vida. Isaias 26.3,4: Tu, ó SENHOR, dás paz e prosperidade às pessoas que têm uma fé firme, às pessoas que confiam em ti. 4 Confiem sempre no SENHOR, pois ele é o nosso eterno abrigo.

Os irmãos de José ficaram assustados quando souberam que ele estava vivo. Mas, José compreendia o propósito de Deus e deixou bem claro para eles que não foram culpados. Genesis 45.8: Portanto, não foram vocês que me mandaram para cá, mas foi Deus. Ele me pôs como o mais alto ministro do rei. Eu tomo conta do palácio dele e sou o governador de todo o Egito.

Havia uma razão para aquele homem ter nascido cego. Deus tinha planejado manifestar Seu poder através daquele homem. Um grande milagre estava prestes a acontecer – um homem nascido cego passaria a enxergar.

  • 3 Jesus respondeu: – Ele é cego, sim, mas não por causa dos pecados dele nem por causa dos pecados dos pais dele. É cego para que o poder de Deus se mostre nele.

Nós não compreendemos tudo o que acontece conosco ou com as pessoas, mas sabemos que Deus tem o controle e que tudo acontece por um propósito, apenas Deus quem sabe de todas as coisas.

DEUS REQUER QUE SEJAMOS OBEDIENTES

Jesus mostrou aos discípulos que o segredo para alcançar o milagre é a obediência. Ele não disse ao cego ‘você está curado’. Ele simplesmente deu uma ordem e o cego obedeceu. João 9.7 – e disse: – Vá lavar o rosto no tanque de Siloé. (Este nome quer dizer “Aquele que Foi Enviado”.) O cego foi, lavou o rosto e voltou vendo….

  • O cego questionou a ordem de Jesus. Ele creu. Imagine se o cego não obedecesse a Jesus por causa da distância ou tamanho do tanque, provavelmente ele teria perdido o milagre.

A obediência faz a diferença. Deus pode mudar o seu estado atual, basta obedecer a Sua voz, I Samuel 15.22 – Samuel respondeu: – O que é que o SENHOR Deus prefere? Obediência ou oferta de sacrifícios? É melhor obedecer a Deus do que oferecer-lhe em sacrifício as melhores ovelhas.

O segredo que garantiu a vitória de Josué como líder do povo de Israel foi a obediência total e irrestrita a Deus, Josué 1.8 – Fale sempre do que está escrito no Livro da Lei. Estude esse livro dia e noite e se esforce para viver de acordo com tudo o que está escrito nele. Se fizer isso, tudo lhe correrá bem, e você terá sucesso.

O segredo que garantiu ao povo de Israel a conquista da terra prometida foi a obediência sem restrição ao Senhor Deus e ao líder Josué. Js 1.16,17 – Então eles responderam a Josué: – Faremos tudo o que você mandou e iremos aonde nos enviar. 17 Assim como sempre obedecemos a Moisés, também obedeceremos a você. Que o SENHOR, seu Deus, esteja com você como esteve com Moisés!

Contribua com o nosso ministério através de depósito bancário no Banco Itaú – Agência 4807 – conta corrente 16747-5 – Assembleia de Deus Independente MICC

Se preferir pode doar pelo PagSeguro clicando no link https://pag.ae/7V9AtbrTM

Se preferir pode doar pelo PayPal 

 

Um comentário em “De quem é a culpa?

Adicione o seu

Deixe um comentário

Acima ↑