É bem provável que você já tenha ouvido a expressão “fulano é uma pessoa de caráter”. Mas, afinal de contas, o que é caráter? O caráter é o que define uma pessoa. A medida final de uma pessoa, seu desenvolvimento e nível de maturidade espiritual é definida pelas qualidades de caráter que ela possui na vida real.
- I Samuel 16:7 está escrito – Mas o SENHOR disse: – Não se impressione com a aparência nem com a altura deste homem. Eu o rejeitei porque não julgo como as pessoas julgam. Elas olham para a aparência, mas eu vejo o coração.
I – Algumas definições sobre o caráter:
- É a certeza de fazer o que é certo, apesar do custo. É ser íntegro.
- É o sacrifício que se faz por um princípio que você defende, manter-se fiel a crenças e valores que acredita estar certo.
- Para o cristão é dizer sim para Deus e não ao diabo. É ser semelhante a Cristo em sua plenitude.
II – Como o caráter é formado:
Ele não é construído em uma sala de aula, mas nas circunstâncias da vida. Assim como o ouro é refinado sob intensa pressão, o caráter é fortalecido sob intensa adversidade. É possível conhecer o caráter de alguém pela maneira como ela responde aos obstáculos que enfrenta, Romanos 5:3,4 – E também nos alegramos nos sofrimentos, pois sabemos que os sofrimentos produzem a paciência, 4 a paciência traz a aprovação de Deus, e essa aprovação cria a esperança.
Ele é desenvolvido a partir das escolhas que fazemos. As escolhas representam os melhores indicadores dos personagens que possuímos, exemplos: o jovem José que não aceitou ser seduzido pela esposa de Potifar e pagou um alto preço antes de se tornar governador nas terras do Egito; Daniel e seus companheiros, durante o exílio, decidiram não se alimentar das mesmas comidas que seus colegas, essa escolha os tornou mais sábios e inteligentes que os demais (Dn 1:8).
O caráter é moldado através das coisas que a pessoa faz em particular, quando não há um público presente. O que você faz em oculto é o que define seu caráter. O rei Davi foi tido como um homem segundo o coração de Deus, o seu caráter foi forjado enquanto cuidava das ovelhas do seu pai, sem ninguém por perto para supervisioná-lo.
O bom caráter começa na construção de bons pensamentos, o que você pensa influencia seu caráter, Filipenses 4.8: Por último, meus irmãos, encham a mente de vocês com tudo o que é bom e merece elogios, isto é, tudo o que é verdadeiro, digno, correto, puro, agradável e decente.
As boas virtudes auxiliam no desenvolvimento do caráter, algumas dessas virtudes podem ser encontradas em II Pedro 1:5-7: Por isso mesmo façam todo o possível para juntar a bondade à fé que vocês têm. À bondade juntem o conhecimento 6 e ao conhecimento, o domínio próprio. Ao domínio próprio juntem a perseverança e à perseverança, a devoção a Deus. 7 A essa devoção juntem a amizade cristã e à amizade cristã juntem o amor.
O equilíbrio das emoções também auxilia no desenvolvimento do caráter, o coração é a parte central de nosso relacionamento com Deus e o próximo. Se o coração for corrompido, todo o restante também será, por isso a Bíblia nos ensina a guardar o coração, Provérbios 4.23 diz: Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o coração, porque dele procedem as fontes da vida.
Boas amizades contribuem no desenvolvimento do caráter. Se você se juntar com pessoas erradas, certamente fará coisas erradas. O oposto é igualmente verdadeiro, I Coríntios 15:33 – Não se enganem: “As más companhias estragam os bons costumes.”
Enxergar as coisas sob a perspectivas de Deus contribuem para o desenvolvimento do caráter. Sempre que escolhemos responder a uma situação no caminho de Deus, em vez de seguir nossa inclinação natural, desenvolvemos o caráter cristão. A perspectiva de Deus, das pessoas e as situações são sempre consistentes com o Seu caráter.
Por último, o objetivo final no desenvolvimento do caráter cristão é a semelhança de Cristo. A jornada de todo cristão deve ser manifestar as qualidades de Cristo em todo o tempo, devemos ser como estrelas que brilham no céu (Filipenses 2:15). Deus não nos responde através dos talentos que expressamos, mas do caráter que possuímos. Gálatas 5.22-23: Mas o Espírito de Deus produz o amor, a alegria, a paz, a paciência, a delicadeza, a bondade, a fidelidade, 23 a humildade e o domínio próprio. E contra essas coisas não existe lei.
Seja um mantenedor do nosso ministério através de depósito bancário no
Banco Itaú – Agência 4807 – conta corrente 16747-5 – Assembleia de Deus Independente MICC
Você pode contribuir também através do PagSeguro clicando no link https://pag.ae/7V9AtbrTM
Ou se preferir pode doar pelo PayPal
Deixe um comentário