Em I Timóteo 4:11-16, Paulo recomenda algumas instruções ao jovem pastor Timóteo, que leia, pratique e ensine as escrituras; valorize o seu chamado e o dom que recebeu de Deus; dê bons exemplos na maneira de falar, agir, no amor, na fé e na pureza.
O desejo de Paulo era que as pessoas vissem o progresso de Timóteo, como líder na igreja de Éfeso. As palavras de Paulo expressam a vontade de Deus acerca da igreja. Por exemplo:
- Deus quer que as pessoas que venham à igreja dominadas por padrões pecaminosos destrutivos, tenham uma mudança de vida completa no espírito, alma e corpo.
- Deus quer que os membros da Igreja de Cristo tenham progresso em todas as áreas da vida – pessoal, ministerial, familiar, profissional, espiritual etc.
A evolução é natural na vida de quem coopera com o Reino de Deus. Cooperar significa atentar para o que a palavra de Deus estabelece como padrão de vida cristã. O progresso deve ser visível, por isso que Paulo afirma no verso 15 – Pratique essas coisas e se dedique a elas a fim de que o seu progresso seja visto por todos.
A igreja é um corpo em movimento. O seu progresso está associado ao modo como ela se movimenta para cumprir os propósitos de Deus, através da: adoração única e exclusiva a Deus; evangelização global, sem distinção.
TODO CRENTE DEVE CONTRIBUIR PARA O PROGRESSO DA IGREJA.
I – Podemos contribuir por meio da cooperação.
- Somos cooperadores de Deus na missão de remir a humanidade, II Coríntios 6:1.
- Quando cumprimos o IDE, o Senhor coopera conosco na evangelização. Marcos 16:20.
II – Podemos contribuir por meio da pregação.
- As pessoas precisam ouvir o evangelho que revela a graça de Deus que salva o pecador, por intermédio de Jesus Cristo. I Coríntios 1:21.
- Mesmo nas adversidades, não devemos deixar de pregar o evangelho. Atos 8:3,4.
- Jesus deu exemplo em seu ministério terreno.Ele visitava as cidades para ensinar, pregar e curar. Mateus 9:35.
- A pregação deve sobre a palavra de Deus. I Pedro 4:11.
III – Podemos contribuir por meio da paciência.
- Abraão, Daniel e outros personagens bíblicos aprenderam com a paciência a esperar no momento certo de Deus.Tiago 5:7,8.
IV – Podemos contribuir por meio da perseverança.
- O obreiro é recompensado por perseverança e esforço. Eclesiastes 11:1,6.
- Devemos perseverar em manter-se ocupado no trabalho de Deus. I Coríntios 15:58.
- A pessoa que não persevera perde a oportunidade de obter bons resultados. Gálatas 6:9.
V – Podemos contribuir por meio da oração.
- Devemos orar para que Deus envie mais obreiros. Mateus 9:36-38.
- Devemos orar crendo que Deus nos ouve e responde. Marcos 11:24.
- A oração segundo a vontade de Deus traz resposta. A evangelização e crescimento saudável da igreja é vontade de Deus. I João 5:14.
O que é orar? A oração é um ato de submissão, adoração, criação. Ela está presente no AT e no NT, nos ensinamentos de Jesus, Paulo, apóstolos etc. Vejam a definição de Montgomery sobre a oração (Enciclopédia de Bíblia, Teologia e Filosofia – Champlin e Bentes pág. 605/6)
- A oração é o desejo sincero da alma, que fica mudo ou é expresso; é o movimento de uma chama oculta que tremula no peito. A oração é o enunciado de um suspiro; o cair de uma lágrima; o volver os olhos úmidos para cima, quando ninguém, senão Deus, está perto. A oração é a linguagem mais simples que os lábios infantis podem experimentar; a oração é o clamor mais sublime que atinge a majestade nas alturas. A oração é o hábito vital do crente; é a sua atmosfera nativa; é o seu lema às portas da morte, pois ele entra no céu pela oração. A oração é a voz do contrito pecador que retorna de seus maus caminhos; quando anjos se regozijam em cânticos e dizem – Eis que ele ora. Os santos, na oração, aparecem como um só, na palavra, nos feitos, na mente; quando, com o Pai e o Filho, encontram seu companheirismo. Nenhuma oração é feita só, no mundo; pois, o Espírito Santo intercede; e Jesus, no trono eterno, intercede pelos pecadores. Ó tu, por meio de quem chegamos a Deus! Vida, verdade e caminho. Tu mesmo palmilhaste o caminho da oração, Senhor, ensina-nos como orar!
VI – Podemos contribuir por meio da adoração.
- Adoração é um ato de fé em Deus. Essa fé garante a vitória sobre o mundo. I João 5:4.
- Adoração atrai a presença de Deus e garante a vitória diante de situações impossíveis. II Crônicas 20:17-22.

Contribua com este ministério
Ajude-nos a levar o evangelho para quem precisa ser alcançado e a contribuir para o ministérios dos pregam a Palavra de Deus. Inscreva em nosso canal no Youtube.com/IndependenciaCristo
R$100,00
Deixe um comentário