Esforça-te e sê homem


I Reis 2:1-3 – Quando estava chegando o dia da morte de Davi, ele deu conselhos ao seu filho Salomão. Davi disse: 2 – Está chegando o dia da minha morte. Portanto, seja corajoso e seja homem! 3 E faça aquilo que o SENHOR, seu Deus, manda. Obedeça a todas as suas leis e mandamentos, como estão escritos na Lei de Moisés. Assim você será bem sucedido aonde quer que for e em tudo o que fizer.

O que Davi queria dizer? A maior preocupação de Salomão não deveria ser demonstração de força, vingança contra os inimigos do seu pai, conquistar mais territórios ou se tornar um grande rei.

  • Salomão deveria se esforçar, ter coragem, para ser homem. Um homem que faça a vontade de Deus, obedeça às suas leis e mandamentos. O seu esforço garantiria o seu sucesso.
  • Salomão tinha que ser um verdadeiro homem de Deus para viver seu propósito na vida. A chave para sua satisfação pessoal e espiritual estava na obediência a Deus,

Assista o vídeo desta mensagem em nosso Canal. Aproveite para se inscrever, curtir e compartilhar.

Com base nos conselhos de Davi, podemos aprender muitas lições sobre como podemos ser exemplos de homens e mulheres de Deus. Vejamos:

  1. O homem de Deus sabe quais são suas prioridades: sua fonte de sucesso é Deus. Suas prioridades espirituais sobrepõem as necessidades físicas e temporais.
  2. O homem de Deus busca pela restauração da imagem de Deus em si. O seu prazer é ver a imagem de Deus restaurada em sua vida, suas palavras e obras, pois sabe que o pecado provoca manchas que o distancia de Deus.
  3. O homem de Deus se esforça para desenvolver e usar seus dons e talentos, segundo o propósito de Deus. O seu propósito é a sua motivação (João 6:26-27). Essa é a verdadeira natureza do trabalho com propósito, a pessoa faz independente dos olhares de outros. A sua aprovação não está no que dizem as pessoas, mas no seu senso de dever cumprido.
  4. O homem de Deus honra sua família, acima dos seus interesses pessoais. O primeiro milagre realizado por Jesus foi numa festa de casamento (João 2:1-11), onde se forma a base familiar. A relação de Jesus com a igreja é comparada a relação do esposo com a esposa; o noivo e a noiva; o pai e filhos. Isso prova que a família é uma instituição divina que faz parte dos planos de Deus para a humanidade.
  5. O homem de Deus se esforça para aprender, viver e ensinar a Palavra de Deus e seus princípios. Enquanto a palavra da serpente no Éden trouxe morte e separação entre o homem e Deus, a palavra de Deus traz a vida e restaura a relação com o homem (Mateus 4:4).
  6. O homem de Deus inspira a fé em outras pessoas. O seu testemunho pessoal inspira as pessoas, faz com que elas acreditem que tudo é possível, quando Deus está no controle. Se os primeiros cristãos ficassem olhando para as circunstâncias, não teriam propagada a fé cristã pelo mundo antigo. Eles acreditaram nas palavras de Jesus ao dizer que para Deus nada é impossível (Lucas 1:37).
  7. O homem de Deus trabalha para tornar as pessoas melhores. Essa não é uma tarefa fácil, principalmente porque estamos no mundo onde impera o egoísmo. Mas, o homem de Deus busca animar as pessoas para que vivam o melhor de Deus em suas vidas. Ele busca despertar nas pessoas o seu melhor na vida espiritual, emocional, psicológica e física.
  8. O homem de Deus ama a compaixão, a misericórdia e a justiça. Ele mostra a sua força através dessas virtudes. Essas virtudes trazem o reino de Deus para a vida das pessoas. Ele busca seguir os exemplos de Jesus que via as pessoas como ovelhas sem pastor e se compadecia delas.
  9. O homem de Deus é fiel ao Reino de Deus, a missão ordenada por Jesus e a sua igreja. Jesus assegurou que quando colocamos o reino de Deus em primeiro lugar, as demais coisas são acrescentadas. O reino de Deus ocupando o primeiro lugar, coloca todas as outras coisas em ordem, porque o Seu reino é de ordem e não caos.

Quando Davi aconselha o seu filho, ele não disse que Salomão acertaria sempre, que não haveria falhas em seu caminho. Salomão deveria agir como homem e ser homem. Mesmo que caísse em algum momento, ele deveria ser homem para se levantar e continuar a sua jornada.

Salomão atentou para os conselhos do seu pai. Ele viveu bons e maus momentos. No momento final da sua vida, ao concluir o livro do pregador, disse: – De tudo o que foi dito, a conclusão é esta: tema a Deus e obedeça aos seus mandamentos porque foi para isso que fomos criados. 14 Nós teremos de prestar contas a Deus de tudo o que fizermos e até daquilo que fizermos em segredo, seja o bem ou o mal. Eclesiastes 12:13,14

  • Deus se importa com você e não desiste de você. Independente de quem você é ou tenha feito, não importa quantas vezes tenha caído tentando acertar… Deus te compreende e se importa com você. Seja homem (humano), procure obedecer a Deus e seus caminhos serão bem sucedidos.
logo_gif

Contribua com este Ministério

Ajude-nos a levar o Evangelho de Cristo para mais pessoas.

R$ 100,00

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: