Vivendo na vontade de Deus


Genesis 12:10 – Naquele tempo houve em Canaã uma fome tão grande, que Abrão foi morar por algum tempo no Egito.

I – O CAMINHO DA FÉ NÃO É LIVRE DE PROVAÇÕES.

Os obstáculos fazem parte da nossa jornada de fé. Nessa jornada existem dois tipos de pessoas: os que vencem – avançam mesmo que lentamente; os derrotados – que desistem, que param antes da chegada.

II – PARA MORAR NO EGITO ABRAÃO TEVE QUE ROMPER COM A VERDADE

Abraão sob a influência do Egito. Morar no Egito é viver sob as leis e culturas do Egito. Como sobreviver, manter a fé em Deus, em um ambiente hostil? Mentir, foi a estratégia escolhida por Abraão. Ela é uma solução humana diante do suposto perigo, Gn 12:11-13 – Diga, então, que você é minha irmã. Assim, por sua causa, eles me deixarão viver e me tratarão bem;

  1. Quando mentimos, somos os primeiros a se prejudicar e deixamos de seguir o exemplo de Jesus. Colossenses 3:9-10.
  2. Deus detesta a mentira, Provérbios 12:22. Quem mente não se mantém firme perante Deus, Salmos 101:7. Os mentirosos não farão parte da cidade de Deus, Apocalipse 22.15.
  3. A mentira torna as pessoas hipócritas, mestres na arte de fingir e enganar. A Bíblia reprova a mentira, Tiago 3:14. Embora pareça uma boa solução, a mentira gera sérias consequências, Gn 12:14,15 – Alguns altos funcionários do rei do Egito também a viram e contaram a ele como era linda aquela mulher. Por isso ela foi levada para o palácio do rei;
  4. A mentira não se sustenta para sempre, cedo ou tarde será descoberta. Abraão foi salvo pela misericórdia de Deus. Gn 12:17-19 – “Por isso o rei mandou chamar Abrão e perguntou: – Por que você me fez uma coisa dessas? Por que não me disse que ela é a sua mulher?”

Assista o vídeo desta mensagem. Se inscreva em nosso Canal, curta e compartilhe.

III – AGIR NO ERRO, NA MENTIRA, RESULTA EM PREJUÍZO

  1. Perda da comunhão com Deus. Enquanto Abraão esteve no Egito Deus não falou com ele reprovando sua atitude, não há relatos que Abraão tenha buscado a Deus nesse período. A comunhão que nos permite ouvir a voz de Deus inclui a oração, que é a forma como nos relacionamos com Deus. Efésios 6:18 – Façam tudo isso orando a Deus e pedindo a ajuda dele. Orem sempre, guiados pelo Espírito de Deus.
  2. A Comunhão é fruto do nosso relacionamento com Deus. Você tem pensado em Deus e nas coisas celestiais? Você tem o hábito de orar? Colossenses 3:1,2.
  3. Somos filhos de Deus. Temos a vida de Deus. Nenhum filho de Deus é mais filho ou menos filho que outro. Mas, certamente irá conhecê-lo melhor e agradá-lo mais e melhor fará a sua vontade aquele que mais se aproximar d’Ele. Um homem disse a Deus: “Senhor tu tens filhos prediletos; tens aqueles a quem preferes”. O Senhor lhe respondeu: “Eu não prefiro uns mais que outros; alguns há que me preferem mais que outros”. Esta é a tônica da comunhão.
  4. O que vai determinar a minha vida de oração não é o quanto eu sei sobre oração, mas o quanto eu amo o estar em oração, o quanto eu amo estar na presença do Pai. “Jesus perguntou a Pedro: amas-me mais do que estes outros? Então apascenta os meus cordeiros” (Jo 21.15). O serviço de Pedro estava condicionado ao seu amor a Jesus.
  5. Perda moral. Abraão foi chamado a atenção por seu erro por um rei pagão. Tudo indica que Abraão foi repreendido na presença de outras pessoas, Gn 12:18.
  6. O terceiro prejuízo que sofremos quando agimos de modo errado – a consciência cauterizada pelo erro. Abraão perdeu o senso do correto, do justo, quando aceitou o suborno de Faraó (Gn 12.16), pode ser que entre as servas dadas a Abraão estivesse a egípcia Agar que mais tarde causaria problemas entre o casal Abraão e Sara – Gn 12:16, 19.

IV – ABRAÃO RETORNA AO CENTRO DA VONTADE DE DEUS.

Deus, o Pai das misericórdias (II Co 1:3) permitiu que Abraão saísse ileso com Sara do Egito

  1. Abraão voltou para Canaã, o mesmo ponto onde havia errado. Gn 13:3,4. Abraão se concertou com Deus ao retornar ao mesmo local onde outrora havia erigido um altar e ali invocou o nome do Senhor (Gn 13:4). Betel é lugar de concerto e de encontro com Deus. BETEL = Casa de Deus (Gn 28.19,19).

Não importa quantas vezes você tenha caído e se afastado da presença do senhor. Deus deseja que consideremos nossos caminhos e voltemos a sua direção. Lamentações 3:40,41 – Examinemos seriamente o que temos feito e voltemos para o SENHOR. 41 Abramos o nosso coração a Deus, que está no céu, e oremos…

Deus exige e aceita aquele que se arrepende e volta ao centro da Sua vontade. Apocalipse 2:4,5 – “Tenho, porém, contra ti que abandonaste o teu primeiro amor. Lembra-te, pois, de onde caíste, arrepende-te e volta à prática das primeiras obras; e, se não, venho a ti e moverei do seu lugar o teu candeeiro, caso não te arrependas.”

Contribua com este ministério

A nossa missão é levar a Palavra de Deus para todas as pessoas, em todas as partes.

R$ 100,00

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: