Não abandone a fé em Deus


II Timóteo 4:10a – Pois Demas se apaixonou por este mundo, me abandonou e foi para a cidade de Tessalônica.

A situação vivida por Paulo, ao citar a queda espiritual de Demas, tem se tornado comum em nosso tempo. Algumas pessoas caminham por um tempo na fé e de repente abandonam a fé. Como identificar sinais que mostram que a pessoa está a um passo de abandonar a fé?

I – O ABANDONO DA FÉ NÃO OCORRE SUBITAMENTE. Jeremias 2:5-7. O abandono da fé geralmente começa na mente, em seguida atinge o coração; a razão e a emoção são contaminadas. O passo seguinte é a decisão de se afastar, mas isso pode levar um tempo. A pessoa vai se afastando e se enfraquecendo aos poucos. 

  • Se você tem alimentado a sua mente e coração com coisas imorais, contrárias a vontade de Deus, tome cuidado. Essas sementes irão crescer, se não forem arrancadas pela raiz, e chegará o dia em que a sua força será pequena para resistir o ataque do inimigo.
  • O erro não se apresenta grande no início. As estradas que levam a morte espiritual podem parecer perfeitas (Pv 14:12; 16:25). O diabo é esperto e não irá oferecer iscas grandes e óbvias até que tenha certeza que você está dominado. Um abismo atrai outro abismo.

II – O ABANDONO DA FÉ QUASE SEMPRE OCORRE EM ÉPOCAS DE BENÇÃOS, PROSPERIDADE E NÃO EM TEMPOS DE PROVAÇÃO. Jeremias 2:7. Quando foi que Davi pecou? No apogeu da sua carreira. Davi deixou de ser pastor de ovelhas e se tornou rei de Israel; era amado pelo povo; elogiado até mesmo pelos profetas; vencia todas as batalhas; tornou o reino de Israel respeitado. Foi quando tudo estava bem que Davi se precipitou em ruínas.

  • Quando estamos em provação, somos purificados, oramos mais; mas, quando a prosperidade chega, muitos ficam vulneráveis. É comum as pessoas relaxaram em tempos de abundâncias.

III – O ABANDONO DA FÉ OCORRE QUANDO A LIDERANÇA É NEGLIGENTE. Jeremias 2:8. Líderes irresponsáveis, descomprometidos com as verdades bíblicas, podem conduzir o povo a destruição. Se você procura por um líder que aprova seus erros, cuidado, os dois podem estar em rota de colisão com o inimigo.

  • Líderes, prestem atenção: não deixem de pregar o evangelho da verdade. Não se encantem com multidões e aplausos. Procurem sempre agradar a Cristo, pois ele é o Senhor e cabeça da Igreja.
  • Igreja, vocês querem agradar a Deus e alcançar o céu? Então permaneça no lugar onde a Palavra de Deus é pregada. Busquem agradar a Deus e não a si mesmo ou as pessoas.

IV – O ABANDONO DA FÉ ENVOLVE DOIS PECADOS ESPECÍFICOS: abandonar o Deus verdadeiro; encontrar um substituto. Jeremias 2:13. A pessoa vai se afastando de Deus e colocando um substituto em seu lugar. O substituto pode ser pessoas, coisas, interesses, bens etc. É triste quando isso ocorre na igreja. Em mais de 30 anos de ministério, já perdi a conta de quantas pessoas que eram usadas por Deus e abandonaram a fé; eu vi crianças, jovens e adultos usados por Deus, substitui-lo por coisas banais que causaram suas ruinas.

  • Eu confesso que, as vezes, me sinto impotente diante dessas situações. Minhas pregações, ensinos e conselhos, entram por um ouvido e saem pelo outro sem produzir qualquer efeito, porque a pessoa está resistente a Palavra de Deus. Eu não posso ir além, não posso forçar. Deus não obrigará alguém servi-lo, se a pessoa não desejar. É por isso que hoje ele usa a minha vida para te dizer, não abandone a sua fé em Deus.

V – O ABANDONO DA FÉ ENDURECE O CORAÇÃO E GERA PERDAS IRREPARÁVEIS. Ao decidir abandonar a fé, você enfrentará consequências. Esse é um princípio que não podemos ignorar: não é Deus quem perde; não é o diabo que vence; é você quem sela seu destino. Você perde, quando resiste a Deus e aceita o mal.

  • Algumas pessoas quando se desviam dizem: agora eu sou feliz, estou livre da religião e da igreja. Mas, a verdade é que em seu coração ela sabe que está errada. É comum o desviado trocar seu círculo de amigos, ignorar os que eram irmãos na fé, ficar distante de todo e qualquer cristão fervoroso, porque não quer ouvir qualquer palavra de reconciliação e arrependimento. O desviado foge porque não resiste a verdade, sabe que está errado.
  • O pecado traz toda sujeira que tinha sido removida quando a pessoa aceitou a Cristo, II Pedro 2:21,22 – Pois teria sido muito melhor que eles nunca tivessem conhecido o caminho certo do que, depois de o conhecerem, voltarem atrás e se afastarem do mandamento sagrado que receberam. 22 O que aconteceu a essas pessoas prova que são verdadeiros estes ditados: “O cachorro volta ao seu próprio vômito” e “A porca lavada volta a rolar na lama.”
  • Jesus advertiu sobre o perigo de abandonar a fé, Lucas 11:24-26 – Jesus continuou: – Quando um espírito mau sai de alguém, anda por lugares sem água, procurando onde descansar, mas não encontra. Então diz: “Vou voltar para a minha casa, de onde saí.” 25 Aí volta e encontra a casa varrida e arrumada. 26 Depois sai e vai buscar outros sete espíritos piores ainda, e todos ficam morando ali. Assim a situação daquela pessoa fica pior do que antes.

HÁ SALVAÇÃO PARA AQUELES QUE SE DESVIARAM? SIM, HÁ ESPERANÇA. Jeremias 3:12,13 – Ele mandou que eu fosse até o Norte e dissesse ao povo: – Ó Israel infiel, volte para mim. Sou eu, o SENHOR, quem está falando. Sou bondoso e por isso não ficarei com raiva de você, não ficarei irado para sempre. Sou eu, o SENHOR, quem está falando. 13 Basta você reconhecer que é culpada e que se revoltou contra o SENHOR, seu Deus. Confesse que debaixo de todas as árvores que dão sombra você deu o seu amor a deuses estrangeiros e não me obedeceu. Eu, o SENHOR, estou falando.

  • Marque em sua Bíblia duas frases: a primeira, no verso 12, volte para mim; a segunda, no verso 13, basta você reconhecer…

Em Lucas 15, Jesus conta a parábola do filho pródigo. O jovem decidiu sair da casa do pai, viveu uma vida em pecados, achando que seria feliz e bem sucedido longe do pai. Mas, um dia ele caiu em si e decidiu voltar. Sabe qual foi a sua surpresa? O seu pai o estava aguardando e ao vê-lo retornando, teve misericórdia, foi ao seu encontro, o abraçou, beijou e disse (Lucas 15: 24) – este meu filho estava morto e viveu de novo; estava perdido e foi achado.”

Sabe aonde o filho encontrou a paz, felicidade, proteção e amor? Na casa do seu pai. Não foi nas festas, em lugares distantes, nas bebidas, prostituição, drogas etc. Tudo que ele precisava, estava na casa do pai. As coisas que ele um dia desprezou, o pai lhe devolveu, porque o pai amava seu filho.

Deus ama você. Ainda que tenha entrada nessa reunião decidido abandonar tudo, Deus te diz – volte para mim. Sou eu, o SENHOR, quem está falando … Basta você reconhecer que é culpada e que se revoltou contra o SENHOR….

  • O filho pródigo primeiro decidiu voltar, em seguida ele reconheceu seu erro – Pai, pequei contra Deus e contra o senhor e não mereço mais ser chamado de seu filho!

Talvez alguém que esteja ouvindo esta palavra hoje, diga – esta palavra não é para mim, eu estou forte, firmado em Cristo, não penso ou tenho intenção de me desviar etc, ouça o que a Palavra de Deus diz em I Coríntios 10:12 – Portanto, aquele que pensa que está de pé é melhor ter cuidado para não cair.

BASEADO NO LIVRO PERSEVERANÇA de Charles Swindoll

logo_gif

Contribua com este ministério

Ajude-nos levar o evangelho para mais pessoas.

R$ 100,00

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: