Quando Jesus voltar, achará fé na terra?


Lucas 18:7,8 – Será, então, que Deus não vai fazer justiça a favor do seu próprio povo, que grita por socorro dia e noite? Será que ele vai demorar para ajudá-lo? 8 Eu afirmo a vocês que ele julgará a favor do seu povo e fará isso bem depressa. Mas, quando o Filho do Homem vier, será que vai encontrar fé na terra?

Do mesmo modo que permanecer na fé produz inúmeros benefícios, a falta de fé traz terríveis consequências. A Bíblia afirma que todo aquele que se aproxima de Deus deve ter fé (Hebreus 11:6), mas não existe um tamanho exato para a fé, mesmo que a sua seja minúscula do tamanho do grão de mostarda, ela será poderosa e suficientemente capaz de grandes realizações.

A falta de fé, segundo a Bíblia, é um pecado aos olhos de Deus, Romanos 14:23b – o que não se baseia na fé é pecado. A fé faz parte da vida do crente, desde o momento em que aceita a Cristo até o dia da sua morte. Não há vida com Deus sem a fé. Romanos 1:17a – Pois o evangelho mostra como é que Deus nos aceita: é por meio da fé, do começo ao fim.

Assista a mensagem deste sermão em nosso Canal, aproveita para comentar, curtir, compartilhar e se inscrever.

O QUE ACONTECE QUANDO FALTA A FÉ EM DEUS? Vejamos alguns exemplos bíblicos:

I – A falta de fé impediu o povo israelita de entrar na terra prometida. Deuteronômio 1:32-36 – Mas mesmo assim vocês não confiaram no SENHOR, 33 que sempre ia adiante de vocês, na coluna de fogo durante a noite e na coluna de nuvem durante o dia. Ele fazia isso para mostrar o lugar onde vocês deviam armar o acampamento e para indicar o caminho que deviam seguir. 34 Moisés continuou: —Quando o SENHOR Deus ouviu as queixas que vocês estavam fazendo, ele ficou irado e fez este juramento: 35 “Vocês, israelitas, são um povo mau. Por isso nenhum de vocês que é adulto verá a boa terra que eu prometi dar aos seus antepassados. 36 Somente Calebe, filho de Jefoné, verá essa terra. Calebe foi sempre fiel e obediente a mim, o SENHOR, e por isso darei a ele e aos seus descendentes a terra por onde ele andou.”

  • O povo israelita tinha saído do Egito e agora estavam caminhando pelo deserto em direção a terra da promessa. O povo desacreditou das palavras de Deus ao invés de confiarem Nele. Por causa da descrença chamados de povo mau, negligente.
  • Aos olhos de Deus, um descrente é considerado mau porque ele está indiretamente chamando Deus de mentiroso.
  • Embora a fé nos permita obter bênçãos; a falta de fé tira tudo de nós. Os descrentes perderam a chance de entrar na terra prometida e pereceram no deserto.

II – Uma fé mal direcionada faz as pessoas tropeçarem e caírem. Salmo 20:7-8 – Alguns confiam nos seus carros de guerra, e outros, nos seus cavalos, mas nós confiamos no poder do SENHOR, nosso Deus. 8 Eles tropeçarão e cairão, mas nós nos levantaremos e ficaremos firmes.

  • Neste Salmo, o problema não é a falta de fé, mas o mal direcionamento da fé. O salmista diz que as pessoas confiam em seus carros, cavalos e na sua própria força ao invés de confiarem em Deus.
    • O profeta Isaias exortou o povo sobre procurar ajuda em lugares e pessoas errados. Isaias 31:1 – Ai dos que vão para o Egito procurando ajuda! Eles confiam num povo que tem muitos cavalos e carros de guerra, num país que tem cavaleiros valentes, mas não confiam no Santo Deus de Israel, não pedem ajuda ao SENHOR.
  • Uma fé mal direcionada certamente irá gerar frustração. Os carros e cavalos não são páreas para todas as batalhas. A fé em Deus é a única garantia que nos levantaremos e ficaremos firmes.  Salmos 33:17,18 – Não são os cavalos de guerra que ganham a batalha; a sua grande força não pode salvar ninguém. 18 É o SENHOR Deus quem protege aqueles que o temem, é ele quem guarda aqueles que confiam no seu amor.
  • Os cavalos são um símbolo de força física, poderio militar e capacidade humana. Diante de Deus, todo poder humano é insuficiente para trazer a salvação. O apóstolo Paulo em sua carta aos filipenses testemunhou sobre a sua conversão e como se libertou de uma fé mal dirigida, que cegou seu entendimento sobre Deus.
    • Filipenses 3:5-10 – Fui circuncidado quando tinha oito dias de vida. Sou israelita de nascimento, da tribo de Benjamim, de sangue hebreu. Quanto à prática da lei, eu era fariseu. 6 E era tão fanático, que persegui a Igreja. Quanto ao cumprimento da vontade de Deus por meio da obediência à lei, ninguém podia me acusar de nada. 7 No passado, todas essas coisas valiam muito para mim; mas agora, por causa de Cristo, considero que não têm nenhum valor. 8 E não somente essas coisas, mas considero tudo uma completa perda, comparado com aquilo que tem muito mais valor, isto é, conhecer completamente Cristo Jesus, o meu Senhor. Eu joguei tudo fora como se fosse lixo, a fim de poder ganhar a Cristo 9 e estar unido com ele. Eu já não procuro mais ser aceito por Deus por causa da minha obediência à lei. Pois agora é por meio da minha fé em Cristo que eu sou aceito; essa aceitação vem de Deus e se baseia na fé. 10 Tudo o que eu quero é conhecer a Cristo e sentir em mim o poder da sua ressurreição
  • Apesar de seu currículo religioso, Paulo não confiava em sua capacidade de entender as escrituras, mas na graça de Deus para receber revelação; ele não confiava em sua própria justiça, mas na graça de Cristo para torná-lo justo.
    • Muitas vezes acreditamos que temos uma fé verdadeira, mas não percebemos que nossa fé não está em Deus, mas em nossa capacidade, nas capacidades de outra pessoa ou na instituição religiosa que pertencemos.
    • A fé mal direcionada nos leva a orar projetando as coisas da maneira que desejamos, sem considerar o que Deus deseja nos dar. Ao invés de dizer “seja feita a tua vontade”, é como se disséssemos “seja feita a minha vontade”.
    • Seguimos pelo nosso caminho achando que Deus está conosco, sem considerar se estamos no caminho que Deus planejou para nós.
  • Viver pela fé é vida espiritual, é viver sob o domínio do espírito. Quando andamos pela fé, as coisas não acontecem de modo natural como planejamos, mas como Deus deseja. Viver pela fé é renunciar à confiança pessoal para seguir o caminho de Deus.
    • II Coríntios 12:9-10 – Mas ele me respondeu: “A minha graça é tudo o que você precisa, pois o meu poder é mais forte quando você está fraco.” Portanto, eu me sinto muito feliz em me gabar das minhas fraquezas, para que assim a proteção do poder de Cristo esteja comigo. 10 Eu me alegro também com as fraquezas, os insultos, os sofrimentos, as perseguições e as dificuldades pelos quais passo por causa de Cristo. Porque, quando perco toda a minha força, então tenho a força de Cristo em mim.

III – A falta de fé gera o medo. Paulo viveu intensamente riscos de morte e mesmo assim não teve medo, porque confiava em Deus. Quando confiamos em Deus o medo e a incerteza desaparecem e dão lugar ao poder de Deus que age em nós. Hebreus 13:6 – Portanto, sejamos corajosos e afirmemos: “O Senhor é quem me ajuda, e eu não tenho medo. Que mal pode alguém me fazer?”

  • A principal arma do inimigo é o medo, mas quando temos fé em Deus nos tornamos corajosos. A fé em Deus remove o medo do amanhã, do futuro distante. Em tempos de pandemia, muitas pessoas estão paralisadas com medo do amanhã.
    • Não estou minimizando os efeitos das pandemias, mas assegurando que se confiarmos em Deus não teremos medo do amanhã. Quem confia em Deus fica firme naquilo que faz. Você tem medo do que está por vir?  Ouça o que diz Salmos 112:7 – Ele não tem medo de receber más notícias; a sua fé é forte, pois ele confia no SENHOR.

IV – A fata de fé produz angústia. Segundo a Wikipédia, a angústia significa: forte sensação psicológica, caracterizada por “abafamento”, insegurança, falta de humor, ressentimento e dor. Na moderna psiquiatria é considerada uma doença que pode produzir problemas psicossomáticos. A angústia é também uma emoção que precede algo (um acontecimento, uma ocasião, circunstância), também pode-se chegar a angústia através de lembranças traumáticas que dilaceraram ou fragmentaram o ego.

  • Uma pessoa angustiada fica pensando nas coisas que acontecem no mundo, nas guerras, nas crises econômicas em escala global, nos conflitos políticos etc. ao somatizar essas coisas, ela passa a viver com insegurança, como se a sua vida dependesse da solução de todos os problemas do mundo.
  • A fé em Deus traz paz ao coração angustiado, essa paz está além da compreensão humana, porque vem de Deus. Jesus declarou em João 16:33 – Eu digo isso para que, por estarem unidos comigo, vocês tenham paz. No mundo vocês vão sofrer; mas tenham coragem. Eu venci o mundo.
  • Em Efésios, Paulo fala sobre a armadura do cristão para a batalha contra os principados e potestades. A fé é apresentada como o escudo, um instrumento de proteção. Quando falta a fé, o escudo do cristão torna-se frágil, inútil ou inexistente. Se o inimigo atacar e o escudo não estiver revestido da fé, o crente perde a batalha.

V – A falta de fé gera sentimento de culpa. Quando temos problemas de fé ou falta de convicção no propósito e amor de Deus, nos sentimos culpados. A culpa gera o sentimento de fracasso. Salmos 22:1,6-7 – Meu Deus, meu Deus, por que me abandonaste? Por que ficas tão longe? Por que não escutas quando grito pedindo socorro? 6 Eu não sou mais um ser humano; sou um verme. Todos zombam de mim e me desprezam. 7 Todos os que me vêem caçoam de mim, mostrando a língua e balançando a cabeça

  • Quando olhamos para o nosso pecado, em vez de olhar para Jesus, enfraquecemos ao ponto de não ter mais fé. Em vez de buscarmos com fé pela ajuda divina, nos afastamos, nos sentimos como vermes, menosprezamos a nós mesmos, mas a fé nos permite ver como Deus nos vê, amados e desejados.
  • Quando vamos a presença de Deus devemos ir com fé e a mente limpa de qualquer culpa, sabendo que Deus ouve e aceita a oração de um coração sincero. Hebreus 10:22 – Portanto, cheguemos perto de Deus com um coração sincero e uma fé firme, com a consciência limpa das nossas culpas e com o corpo lavado com água pura.
  • Ainda no Salmos 22, vemos o poder da fé se manifestando quando o salmista deixa de olhar para si mesmo e seu pecado e passa a olhar para Deus.
    • Salmos 22:23-24 – “Louvem a Deus, o SENHOR, todos os que o temem. Descendentes de Jacó, prestem culto a Deus! Povo de Israel, adore o SENHOR! 24 Ele não abandona os pobres, nem esquece dos seus sofrimentos. Ele não se esconde deles, mas responde quando gritam por socorro.”
  • A fé renovada do salmista lhe permitiu enxergar quatro verdades nestes versos:
  • Deus não abandona, Gênesis 28:15a – Eu estarei com você e o protegerei em todos os lugares aonde você for. E farei com que você volte para esta terra. Eu não o abandonarei até que cumpra tudo o que lhe prometi.
  • Deus não esquece, Isaias 49:15 – O SENHOR responde: “Será que uma mãe pode esquecer o seu bebê? Será que pode deixar de amar o seu próprio filho? Mesmo que isso acontecesse, eu nunca esqueceria vocês.
  • Ele não se esconde, Jeremias 23:23,24 – Eu sou o Deus que está em toda parte e não num só lugar. Sou eu, o SENHOR, quem está falando. 24 Ninguém pode se esconder num lugar onde eu não possa ver. Então vocês não sabem que estou em toda parte, no céu e na terra?
  • Deus responde, Jeremias 33:3 – Deus continuou: —Jeremias, se você me chamar, eu responderei e lhe contarei coisas misteriosas e maravilhosas que você não conhece.

Como anda a tua fé? Em outro momento irei falar sobre o que enfraquece a nossa fé. Mas, hoje te convido para renovar a sua fé em Deus. Do mesmo modo que o salmista mudou sua visão, tirando-a de si e do seu pecado e focando em Deus. Olhe para Jesus! É nele que a fé verdadeira começa! Ele te diz: não te abandonei; não me esqueci de ti; não me escondi de você; eu responderei quando você me chamar. Creia. Tenha fé!

logo_gif

Contribua com este Ministério

Ajude-nos a levar o evangelho para mais pessoas.

R$ 100,00

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: