Jesus chorou


Esse é um dos menores versículos da Bíblia, suas onze letras expressam o sentimento de Jesus em relação ao sofrimento humano.

  • Esse sentimento que é descrito por Paulo em Filipenses 4:7,8: ele (Jesus) abriu mão de tudo o que era seu e tomou a natureza de servo, tornando-se assim igual aos seres humanos. E, vivendo a vida comum de um ser humano, ele foi humilde e obedeceu a Deus até a morte—morte de cruz.

Em sua humanidade Jesus experimentou diversos sofrimentos, pelos quais passam as pessoas. Ele enfrentou a rejeição, perseguição, traição, descrença, acusações injustas, desprezo, ódio, inveja, violência e morte.

  • Por que Jesus chorou?
  • Quais foram os motivos que fizeram Jesus chorar pela humanidade?   

Pretendo falar sobre três momentos, segundo a Bíblia, onde Jesus chorou demonstrando verdadeiro amor por aqueles que sofriam e o seu desejo em querer ajudá-los a aliviar suas dores.

I – JESUS CHOROU POR JERUSALÉM

O primeiro texto sobre o choro de Jesus que eu irei falar, está em: LUCAS 19:41-44 – Quando Jesus chegou perto de Jerusalém e viu a cidade, chorou com pena dela 42 e disse: —Ah! Jerusalém! Se hoje mesmo você soubesse o que é preciso para conseguir a paz! Mas agora você não pode ver isso. 43 Pois chegarão os dias em que os inimigos vão cercá-la com rampas de ataque, e vão rodeá-la, e apertá-la de todos os lados. 44 Eles destruirão completamente você e todos os seus moradores. Não ficará uma pedra em cima da outra, porque você não reconheceu o tempo em que Deus veio para salvá-la.

Nessa passagem, a expressão chorar no grego indica choro ardente, com soluços e gemidos. Olhando para Jerusalém, Jesus sentiu uma angústia muito grande. Olhando para aquele povo, ele encontrou várias razões que o fizeram chorar:

  1. Ao olhar para o passado de Jerusalém, Jesus se viu diante de um povo que desperdiçou as oportunidades para se reconciliar com Deus. Eles ignoraram a presença do Messias que estava e caminhava entre eles.
  2. Ao olhar ao seu redor, Jesus viu em Jerusalém as organizações religiosas dominadas por interesses materiais, sacerdotes se beneficiando da miséria do povo, o templo transformado num covil de ladrões e a inveja daqueles que queriam matá-lo. Havia muita religiosidade sem a presença de Deus.
  3. Ao olhar para o coração do povo, Jesus viu o quanto eles estavam espiritualmente cegos. Embora Deus tenha enviado profetas anunciando a plenitude dos tempos, eles ignoraram os sinais que mostravam que esse tempo era chegado.
  4. Ao olhar para o futuro, sua angústia foi ainda maior. O julgamento que estava por vir sobre a cidade, o templo que seria destruído, a cidade totalmente destruída e seu povo massacrado. O futuro daquele povo estava condenado porque não reconheceram o tempo em que Deus os visitou, quando enviou Jesus às ovelhas perdidas da casa de Israel. João 1:11 – Aquele que é a Palavra veio para o seu próprio país, mas o seu povo não o recebeu.

Assista o vídeo desta mensagem:

II – JESUS CHOROU MUITAS VEZES DURANTE SUA VIDA TERRENA

O segundo texto sobre o choro de Jesus, está em Hebreus 5:7 – Durante a sua vida aqui na terra, Cristo, em voz alta e com lágrimas, fez orações e súplicas a Deus, que o podia salvar da morte. E as suas orações foram atendidas porque ele era dedicado a Deus.

O choro de Jesus em sua vida terrena, mostra o quanto ele sentia de perto todo sofrimento humano. Jesus orava e chorava porque sabia que Deus poderia confortar seu coração para enfrentar os sofrimentos que estavam por vir. Jesus sabia que a cruz era inevitável.

  1. A vitória sobre anjos e governos espirituais da maldade estava relacionada a sua morte. 
  2. A redenção da humanidade dependia do seu sacrifício.
  3. Hebreus 10:12-14 – Porém Jesus Cristo ofereceu só um sacrifício para tirar pecados, uma oferta que vale para sempre, e depois sentou-se do lado direito de Deus. 13 Ali Jesus está esperando até que Deus ponha os seus inimigos como estrado debaixo dos pés dele. 14 Assim, com um sacrifício só, ele aperfeiçoou para sempre os que são purificados do pecado.

Quando Jesus orou no Getsêmani, a sua alma estava aflita pelo que iria passar. Num momento de fragilidade humana, ele disse (Mateus 26:39) — Meu Pai, se é possível, afasta de mim este cálice de sofrimento! Porém que não seja feito o que eu quero, mas o que tu queres.

Jesus sabia o que a sua morte provocaria no coração de seus seguidores e de seus inimigos. Eram dois grupos distintos, enquanto uns acreditavam nele, outros ignoravam seus ensinamentos:

  1. Os seguidores de Jesus iriam enfrentar o medo, dúvidas; perseguições, vergonha e desprezo.
  2. Os inimigos de Jesus, achando que o venceram, seriam dominados pela vanglória e o ódio contra os cristãos.

Ao ler esse verso de Hebreus, percebe-se que Jesus sentiu grande compaixão pelas pessoas que estavam sofrendo e ele orava constantemente a Deus, sabendo que Deus poderia livrá-lo da morte. Realmente, Deus o livrou, trazendo-o de volta a vida através da ressurreição.

  • João 1:9 afirma que Jesus é a luz verdadeira que veio ao mundo e ilumina todas as pessoas.

Eu pergunto a você cristão: qual é o teu sentimento em relação ao que acontece ao teu redor? É impossível afirmar que tem Jesus no coração e não chorar diante de tanto sofrimento.

  • Só em nosso estado, segundo a fundação SEADE, até ontem (13/03/21), 63.965 pessoas perderam a vida por causa da pandemia da covid; no Brasil, foram 275.105 pessoas.
  • 05 mulheres, em média, foram vítimas de feminicídio por dia, em 2020, segundo a CNN, nos estados da Bahia, Ceará, Pernambuco, Rio de Janeiro e São Paulo.
  • Segundo o Sistema de Informação sobre Mortalidade, do Ministério da Saúde (SIM/MS), o Brasil teve em 2020, uma taxa média de 27,8 mortes por homicídio a cada 100 mil habitantes. Foi o menor nível de homicídios em quatro anos. Mas, ainda assim é assustador.
  • Segundo a CNN Brasil, a taxa de desemprego no Brasil pode chegar a 16.9% no primeiro semestre, por conta da pandemia. O Brasil deverá emergir da crise da Covid-19, com a informalidade superando o mercado formal de emprego

Todo cristão regido pelo mesmo sentimento que houve em Cristo deve orar sempre e nesse momento orar com intensidade, súplicas e clamores pela Nação brasileira. Jerusalém foi destruída porque rejeitou aquele que podia salvá-la. Se o Brasil não se voltar para Deus, eliminar os males que estão sobre a nação, o seu futuro será terrível. 

III – JESUS CHOROU QUANDO LÁZARO MORREU

Jesus não chorou porque Lázaro estava morto, pois sabia que iria ressuscitá-lo. Ele mesmo declarou isso aos discípulos antes de ir para Betânia, João 11:14b,15 – Lázaro morreu, 15, mas eu estou alegre por não ter estado lá com ele, pois assim vocês vão crer.

  • Mas, quando Jesus chegou em Betânia, já sabendo que Lázaro estava morto, em seu encontro com Maria, ele sentiu a sua dor e desespero de Maria pela morte do irmão Lázaro. João 11:33 – Jesus viu Maria chorando e viu as pessoas que estavam com ela chorando também. Então ficou muito comovido e aflito.

O fato de Jesus chorar não indica que ele pranteou como fez quando chorou por Jerusalém ou como fizeram algumas pessoas que estavam com Maria. Na versão NVI – Jesus agitou-se no espírito e perturbou-se. Porém, a palavra indica que o choro de Jesus foi silencioso, provavelmente algumas lágrimas rolaram seu rosto ao ver naquele momento o destino inevitável de todo ser humano, por causa do pecado.

Quem somos nós diante do poder da morte? Nenhum recurso ou poder do mundo pode garantir a vida, quando a morte é certa. O ser humano não pode mudar o curso natural e deter a morte. Quando ela chega, nos deparamos com o fim de tudo. Eclesiastes 7:2 – É melhor ir a uma casa onde há luto do que ir a uma casa onde há festa, pois onde há luto lembramos que um dia também vamos morrer. E os vivos nunca devem esquecer isso.

Ao chorar com Maria e outras pessoas pela morte de Lázaro, naquele momento Jesus se rendeu a humanidade de todas as pessoas que sofrem e se veem incapazes diante de determinadas situações. O salmista escreveu que Deus conhecia suas lágrimas em Salmos 56:8,9 – Tu sabes como estou aflito, pois tens tomado nota de todas as minhas lágrimas. Será que elas não estão escritas no teu livro? 9 Quando eu pedir a tua ajuda, os meus inimigos fugirão. Uma coisa eu sei: Deus está comigo.

Vai chegar o tempo em que as palavras de Jesus em Mateus 5:4 – Felizes as pessoas que choram, pois Deus as consolará, se cumprirão e Deus enxugará todas as lágrimas dos que choram, que sofrem e são desprezados por causa da justiça. Esta é a nossa maior esperança!

  • Apocalipse 21:1-5 – Então vi um novo céu e uma nova terra. O primeiro céu e a primeira terra desapareceram, e o mar sumiu. 2 E vi a Cidade Santa, a nova Jerusalém, que descia do céu. Ela vinha de Deus, enfeitada e preparada, vestida como uma noiva que vai se encontrar com o noivo. 3 Ouvi uma voz forte que vinha do trono, a qual disse: —Agora a morada de Deus está entre os seres humanos! Deus vai morar com eles, e eles serão os povos dele. O próprio Deus estará com eles e será o Deus deles. 4 Ele enxugará dos olhos deles todas as lágrimas. Não haverá mais morte, nem tristeza, nem choro, nem dor. As coisas velhas já passaram. 5 Aquele que estava sentado no trono disse: —Agora faço novas todas as coisas! E também me disse: —Escreva isto, pois estas palavras são verdadeiras e merecem confiança.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: