O que pedir na oração?


Houve um homem chamado Jabes, que foi a pessoa mais respeitada da sua família. A sua mãe pôs nele o nome de Jabes porque ela havia sofrido muito durante o parto. 10 Mas Jabes orou assim ao Deus de Israel: “Ó Deus, abençoa-me e dá-me muitas terras. Fica comigo e livra-me de qualquer coisa que possa me causar dor.” E Deus atendeu a sua oração. I Crônicas 4.9,10

A história de Jabez é contada na Bíblia em apenas dois versículos e tem sido uma grande fonte de inspiração para a nossa vida de oração. Ele não se deixou abater pelo seu passado obscuro e derrotado, ele orou ao Senhor e buscou em Deus novos horizontes para sua vida tornando-se o mais respeitado da sua família.

Assista o vídeo desta mensagem:

01- JABEZ PEDIU EM PRIMEIRO LUGAR A BENÇÃO DE DEUS – Ó Deus, abençoa-me.

A vida de Jabez foi marcada pela oração, ele buscou a sua benção em Deus. Ele não desejava apenas uma benção, mas que toda sua vida fosse abençoada a partir daquela oração. Existem muitos tipos de bênçãos que as pessoas pedem a Deus e depois de determinado tempo descobre que aquela benção não era completa:

  1. Há bênçãos que satisfazem os nossos desejos por um momento, mas desapontam nossas expectativas com o passar do tempo;
  2. Há bênçãos que fascinam os olhos, mas são intragáveis;
  3. Há bênçãos que são bênçãos temporárias e são consumidas pelo uso;
  4. Há bênçãos que regalam os sentidos, mas não podem satisfazer os anseios mais elevados da alma.

Jabez queria mais de Deus. Ele sabia que benção de Deus era um presente mais elevado do que qualquer benção humana. Como o filho que vive sob a benção do pai terreno, Jabez desejava viver sob a benção de Deus. Ele não especificou que tipo de benção gostaria de receber, mas preferiu deixar que Deus determinasse qual seria a sua benção.

02 – JABEZ PEDIU PARA DEUS LHE DAR A OPORTUNIDADE DE VENCER NA VIDA – e dá-me muitas terras.

Jabez não era uma pessoa acomodada, Ele vê o horizonte e novas fronteiras a sua frente e deseja alçar voos mais altos, conquistar novas terras e ser alguém próspero.

Ele não pede que Deus lhe dê tudo pronto, ele só deseja mais terras para conquistar, plantar e colher os frutos do seu trabalho. Ele sabe que há muito para ser conquistado e que depende de Deus.

03- JABEZ PEDIU A PRESENÇA DE DEUS EM SUA VIDA – Fica comigo.

Todos nós queremos viver uma vida plena, segura e sem complicações. Isso é possível quando agimos com a mente de Cristo. Ter as mãos de Deus nos guiando não significa estar inume a problemas, mas a certeza que o Senhor está conosco mesmo em meio às dificuldades.

Jabez não quer apenas coisas (terras, gados, ouro etc.), ele quer Deus. Coisas sem Deus não satisfazem a alma. Sem a presença de Deus não podemos caminhar vitoriosamente. Nossa maior necessidade é de Deus. A nossa jornada jamais poderá ser bem-sucedida sem a presença de Deus.

A presença de Deus sustentou, protegeu e guiou o povo de Israel pelo deserto por quarenta anos. É a presença de Deus que inunda a igreja de ânimo e força na sua caminhada pelos vales e outeiros da História. Temos a promessa de Jesus: “… eu estou com vocês todos os dias, até o fim dos tempos.” (Mt 28.20).

04 – JABEZ PEDIU EM ÚLTIMO LUGAR A PROTEÇÃO DE DEUS – e livra-me de qualquer coisa que possa me causar dor.

Ele sabia que a sua jornada seria cercada por perigos ou inimigos e muitas desses cercos poderiam causar sofrimentos, pois o papel dos inimigos é causar medo e dor. Os inimigos surgem de toda parte, a pessoa não precisa colocar anúncios para encontrá-los, eles surgem naturalmente e se não houver a proteção de Deus é destruição na certa.

Jabez pediu para Deus livrá-lo do mal e do maligno porque somente Deus poderia livrá-lo. Jabez sabia que não podia vencer sem a proteção do Altíssimo, por isso clamou e rogou pelo livramento não apenas dos inimigos, mas também da aflição decorrente de suas investidas.

Não temos força nem armas suficientes em nós mesmos para entrarmos em qualquer batalha, mas com a força do Eterno e revestido com a sua armadura podemos triunfar.

05- DEUS ATENDEU A SUA ORAÇÃO, ESSA É A MELHOR PARTE.

Nós almejamos receber de Deus toda sorte de bênçãos e isso é perfeitamente possível. Jesus nos garante vida com abundância. Uma vida abençoada não termina com a morte física, mas permanece por toda a eternidade:

  • João 14.1,2a: Jesus disse: – Não fiquem aflitos. Creiam em Deus e creiam também em mim. 2
    Na casa do meu Pai há muitos quartos, e eu vou preparar um lugar para vocês
  • Lucas 6.23a: Fiquem felizes e muito alegres quando isso acontecer, pois uma grande recompensa está guardada no céu para vocês…

Quando clamamos ao Senhor Deus com sinceridade e de coração, Deus responde as nossas orações, muda a nossa sorte, transforma choro em alegria, vales em mananciais, o cerco do inimigo em porta da esperança.

Siga o exemplo de Jabez: Clame também ao Senhor e você verá que um novo tempo poderá raiar também em sua vida!

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: