Volte ao primeiro amor


Apocalipse 2.5 – Lembrem do quanto vocês caíram! Arrependam-se dos seus pecados e façam o que faziam no princípio. Se não se arrependerem, eu virei e tirarei o candelabro de vocês do seu lugar.  Essa é uma mensagem que reflete a realidade da igreja contemporânea. Éfeso estava localizada na Ásia Menor. Era uma cidade rica, importante, cheia de imoralidades e idolatrias. Nela estava o templo de Diana, uma das sete maravilhas do mundo antigo. Ser cristão em Éfeso significava ser perseguido, principalmente porque eles combatiam as práticas pecaminosas e o culto ao imperador. O que sabemos sobre a igreja em Éfeso no Novo Testamento?

Assista o vídeo desta mensagem em:

  • O apóstolo Paulo tinha um grande amor por essa igreja. Ele escreveu a carta de Éfeso quando estava preso, pela primeira vez, em Roma;
  • O jovem presbítero Timóteo e o apóstolo João foram pastores da igreja em Éfeso;
  • Quarenta anos se passaram e surge a segunda geração de fiéis, o que vemos é uma igreja fiel à doutrina, porém fria em seu amor a Deus;
  • A igreja em Éfeso estava sob ataque de satanás. O diabo tinha se infiltrado na igreja usando duas táticas terríveis, que muito se assemelha ao que ocorre em nossos dias nas igrejas: a perseguição (oposição) ou sedução (ecumenismo).

I – Cristo se apresenta a igreja como aquele que a tem nas mãos e anda no meio dela. Verso 1 – Ao anjo da igreja de Éfeso escreva o seguinte: Esta é a mensagem daquele que está segurando (pastores) as sete estrelas na mão direita e que anda no meio (igreja) dos sete candelabros de ouro.

II – Cristo elogia o posicionamento da igreja de Éfeso diante de algumas situações. A igreja em Éfeso era fiel na doutrina. Eles não se deixaram levar pelas novidades que surgiram naquela época. Enfrentaram com coragem os falsos apóstolos e eram intolerantes com as heresias e com a imoralidade.

III – A segunda geração de crentes em Éfeso difere dos primeiros cristãos. O Senhor os repreende por causa do seu esfriamento. Verso 4 – Porém tenho uma coisa contra vocês: é que agora vocês não me amam como me amavam no princípio.

IV – Cristo ofereceu à igreja em Éfeso a oportunidade para recomeçar. Lembrem do quanto vocês caíram! Não se trata de relembrar o pecado do passado, mas de retornar ao ponto onde se desviou e recomeçar. O filho pródigo se lembrou da casa do pai e decidiu regressar.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: