Não entristeçam o Espírito Santo


Efésios 4:30 – E não façam com que o Espírito Santo de Deus fique triste. Pois o Espírito é a marca de propriedade de Deus colocada em vocês, a qual é a garantia de que chegará o dia em que Deus os libertará.

Paulo apresenta uma série de exortações sobre as boas relações pessoais entre os cristãos e o Espírito Santo. Suas exortações buscam fortalecer a mensagem sobre a unidade e harmonia que Deus espera do seu povo, desse modo o mundo saberá que somos de Deus. Embora as exortações estejam relacionadas a vida cristã em comunidade, ou seja, na igreja, elas podem ser aplicadas em outras áreas.

I – DEVEMOS DIZER SEMPRE A VERDADE (4:25).

Por isso não mintam mais. Que cada um diga a verdade para o seu irmão na fé, pois todos nós somos membros do corpo de Cristo!

A mentira, engano e hipocrisia são costumes da velha natureza. A nova pessoa em Cristo vive a verdade. Partindo do pressuposto que todos os crentes são membros do corpo de Cristo, quando mentimos estamos mentindo a nós mesmos. Se mentimos para outro cristão, estamos destruindo a confiança que protege a harmonia do corpo de Cristo.

II – MESMO QUE VOCÊ FIQUE IRADO, NÃO PEQUE (4:26-27).

Se vocês ficarem com raiva, não deixem que isso faça com que pequem e não fiquem o dia inteiro com raiva. 27 Não dêem ao Diabo oportunidade para tentar vocês.

O motivo da ira pode ser justificável. Mas, por outro lado, é possível que seja pecaminoso. O crente deve ter cuidado para não ser controlado pela ira do homem natural, que geralmente é motivada pelo egocentrismo, orgulho e ressentimento quando outros não lhe concedem o lugar ou direitos que julga lhe pertencer. Tiago 1.19,20.

Três conselhos sobre a ira para os crentes: Mesmo que a sua ira seja comece com uma justa motivação, não alimento o pecado; que a ira seja de curta duração, que a questão seja resolvida prioritariamente no mesmo dia; não dê lugar para que satanás tenha vantagem sobre você, afastando-o da vontade de Deus. O diabo busca a oportunidade de explorar as circunstâncias e emoções.

Assista o vídeo dessa mensagem em nosso Canal. Aproveite para se inscrever, curtir, compartilhar e comentar:

III – SEJA UMA PESSOA HONRADA E TRABALHADORA (4:28).

Quem roubava que não roube mais, porém comece a trabalhar a fim de viver honestamente e poder ajudar os pobres.

A pessoa segundo a imagem de Cristo age com integridade e responsabilidade, busca ganhar seu sustento honestamente com esforço e trabalho. Algumas pessoas não roubavam diretamente, mas indiretamente se aproveitavam para sonegar impostos, obter vantagens ilegais na compra ou venda de bens e outras formas ilícitas de enriquecimento e favorecimento.  

IV – FALE PREFERENCIALMENTE O QUE EDIFICA (4:29).

Não digam palavras que fazem mal aos outros, mas usem apenas palavras boas, que ajudam os outros a crescer na fé e a conseguir o que necessitam, para que as coisas que vocês dizem façam bem aos que ouvem.

O velho homem fala coisas más; o novo homem fala coisas boas que edificam. Paulo não estava se referindo somente a palavras vulgares, mas a todo tipo de palavra que não contribui para o bem dos outros: palavras que atacam, humilham, criticam, culpam, trazem más recordações, exigem, burlam, ameaçam e machucam, sarcasmo que dói, o humor que ofende, a murmuração que rompe amizades e outros erros semelhantes.

  • Por outro lado, Paulo diz que falar coisas boas edifica; preenche a necessidade do momento e dá graças aos que ouvem. Os exemplos de palavras que tem essas qualidades são aquelas que dão ânimo, estímulo, afeto, admiração, agradecimento, compromisso, apoio, entusiasmo; bons conselhos, perdão, saram feridas, reconhecem nossa fragilidade, alegria, sonhos e metas.

V – APRENDA PERDOAR COM A AJUDA DO ESPÍRITO SANTO (4:31,32).

31 Abandonem toda amargura, todo ódio e toda raiva. Nada de gritarias, insultos e maldades! 32 Pelo contrário, sejam bons e atenciosos uns para com os outros. E perdoem uns aos outros, assim como Deus, por meio de Cristo, perdoou vocês.

Paulo novamente contrasta as duas naturezas: do velho homem; do novo homem em Cristo: O velho, quando é ofendido ou maltratado, reage com amargura, ódio, raiva, gritarias, insultos e maldades; o novo homem é misericordioso e bom, tem um coração terno, sensível, compassivo e perdoador

VI – NÃO ENTRISTEÇA O ESPÍRITO SANTO (4:30).

E não façam com que o Espírito Santo de Deus fique triste. Pois o Espírito é a marca de propriedade de Deus colocada em vocês, a qual é a garantia de que chegará o dia em que Deus os libertará.

O que motiva o crente a ser verdadeiro, ter calma, ser honrado e trabalhador, dominar a língua e perdoar é a presença do Espírito Santo.  Ele é a terceira pessoa da trindade e foi enviado por Deus para habitar nos crentes em Jesus e guiá-los em toda a verdade acerca do padrão que Deus almeja para a igreja. Algumas das características Espírito Santo são:

  1. O Espírito Santo pensa, ele tem propósito, intenção, entendimento. Romanos 8:27 – Porque o Espírito pede em favor do povo de Deus e pede de acordo com a vontade de Deus.
  2. O Espírito Santo deseja o melhor para a igreja, I Coríntios 12:11 – Porém é um só e o mesmo Espírito quem faz tudo isso. Ele dá um dom diferente para cada pessoa, conforme ele quer.
  3. O Espírito Santo é amor, aproveite para desfrutar desse amor em relação ao próximo. O crente cheio do Espírito Santo ora com amor pelos outros, Romanos 15:30 – Eu peço, irmãos, pelo nosso Senhor Jesus Cristo e pelo amor que o Espírito dá, que me ajudem, orando com fervor por mim.
  4. O Espírito Santo encoraja, consola e ajuda. Podemos contar com ele durante o dia ou a noite, para falar dos nossos problemas e angústias e buscar o seu consolo, Atos 9:31 – Em toda a região da Judeia, Galileia e Samaria, a Igreja estava em paz. Ela ficava cada vez mais forte, crescia em número de pessoas com a ajuda do Espírito Santo e mostrava grande respeito pelo Senhor Jesus
  5. O Espírito Santo produz alegria, ele não gosta de tristeza, depressão, lamentações e baixa estima. Uma das qualidades do fruto do Espírito é a alegria. Romanos 14:17 – Pois o Reino de Deus não é uma questão de comida ou de bebida, mas de viver corretamente, em paz e com a alegria que o Espírito Santo dá. 

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: