Caminho que leva a vida ou a morte


Provérbios 14:12 – Há caminhos que parecem certos, mas podem acabar levando para a morte.

Na vida existem muitos caminhos; mas, são poucos os que te levam as bênçãos de Deus. Quem sabe aonde quer chegar está um passo à frente dos demais, para encontrar o caminho certo. Vejamos o exemplo bíblico citado em João 14:5-6: Então Tomé perguntou: — Senhor, nós não sabemos aonde é que o senhor vai. Como podemos saber o caminho? 6 Jesus respondeu:— Eu sou o caminho, a verdade e a vida; ninguém pode chegar até o Pai a não ser por mim.

  1. A afirmação de Tomé sobre o destino – Senhor, nós não sabemos aonde é que o senhor vai.
  2. A pergunta de Tomé – Como podemos saber o caminho?
  3. A resposta de Jesus – Eu sou o caminho.

Tem pessoas que estão andando com Jesus, mas ainda não descobriram qual é o seu destino. A incerteza de Tomé representa o grande dilema na vida de muitas pessoas. Elas abraçaram a fé cristã evangélica, porém não foram discipuladas ou não demonstraram interesse em aprender sobre as Escrituras Sagradas, simplesmente foram ficando por uma ou mais razões. Tais pessoas nada sabem sobre a eternidade e o caminho que devem trilhar para chegar ao céu.

Assista o vídeo dessa mensagem em nosso Canal. Aproveite para se inscrever, curtir, comentar e compartilhar.

Trazendo essa ilustração para a vida pessoal, o destino de algumas pessoas inclui alcançar êxito profissional, acadêmico; familiar; conquistar bens; vida cristã e ministerial ativa; segurança quanto a eternidade etc. Esses alvos são importantes, mas alcançá-los depende da escolha do caminho. A pessoa sabe o que pretende alcançar, mas precisa escolher o caminho certo.

Para melhor compreensão, pense no GPS que você utiliza para mapear um percurso da origem até o seu destino. Ele irá te mostrar rotas alternativas: a mais econômica; mais rápida; com ou sem pedágios; tipos de estradas; balsas; tipos de transportes etc. Com base nas informações que o GPS apresenta, você escolhe o seu caminho. Esse mesmo princípio se aplica a nossa vida.

Você tem certeza de que escolheu o melhor caminho? Lembro-me de uma viagem frustrada porque configurei o meu GPS de modo errado e fui parar numa estrada de terra e assustadora. Ao perceber que aquele caminho não era seguro, parei o carro e retornei até encontrar placas de orientação. Então segui a minha viagem guiado pelas placas ao invés do GPS e consegui chegar ao destino, embora bastante atrasado.

  • Quando você escolhe um destino, Deus irá te mostrar sinais indicando se você está no caminho certo ou errado. Tanto o GPS quanto as placas são indicadores que mostram se você está no caminho certo.
  • Para o cristão, a Bíblia é o melhor indicador se estamos no caminho certo ou não.

Em Mateus 28:20, Jesus prometeu estar com os discípulos todos os dias. Significa que, na estrada da vida, mesmo aqueles que tomaram caminhos errados serão alertados pelo Espírito Santo para que retornem ao caminho certo. Apocalipse 2:5 – Lembra-te, pois, de onde caíste, arrepende-te e volta à prática das primeiras obras; e, se não, venho a ti e moverei do seu lugar o teu candeeiro, caso não te arrependas. 

Vejamos alguns exemplos de caminhos ruins que podem atrasar a tua jornada e os caminhos bons que te levam em segurança ao destino:

  1. O caminho do coração. Ele é regido pelas emoções e podem te enganar. Jeremias 17:9 – Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e desesperadamente corrupto; quem o conhecerá?
  2. O caminho do orgulho. Faz você pensar e agir como se tivesse o controle de tudo.  Provérbios 16:18 – O orgulho leva a pessoa à destruição, e a vaidade faz cair na desgraça.
  3. O caminho da facilidade. Gera falta de comprometimento, vida fácil sem prestação de contas e controle. Mateus 7:13 — Entrem pela porta estreita porque a porta larga e o caminho fácil levam para o inferno, e há muitas pessoas que andam por esse caminho. 
  4. O caminho dos olhos. Geralmente engana porque mostra somente o que é superficial. Além de Eva, o sobrinho de Abrão é outro exemplo de pessoa que se deixou levar pela vista. Gênesis 3:6 – A mulher viu que a árvore era bonita e que as suas frutas eram boas de se comer. E ela pensou como seria bom ter entendimento. Aí apanhou uma fruta e comeu; e deu ao seu marido, e ele também comeu. 
  5. Gênesis 13:10 – Ló olhou em volta e viu que o vale do Jordão, até chegar à cidade de Zoar, tinha bastante água. Era como o Jardim do Senhor ou como a terra do Egito. O vale era assim antes de o Senhor haver destruído as cidades de Sodoma e de Gomorra.
  6. O caminho da mentira. Tem a sua origem no diabo, seu propósito é esconder a verdade. João 8:44 – Vocês são filhos do Diabo e querem fazer o que o pai de vocês quer. Desde a criação do mundo ele foi assassino e nunca esteve do lado da verdade porque nele não existe verdade. Quando o Diabo mente, está apenas fazendo o que é o seu costume, pois é mentiroso e é o pai de todas as mentiras.
  7. O caminho da desculpa. Muitos cristãos, sob pretexto que a carne é fraca se entregam desenfreadamente ao pecado. Gálatas 5:13 – Porém vocês, irmãos, foram chamados para serem livres. Mas não deixem que essa liberdade se torne uma desculpa para permitir que a natureza humana domine vocês. Pelo contrário, que o amor faça com que vocês sirvam uns aos outros.
  8. O caminho da acusação. O acusador sente prazer em apontar o dedo em direção a alguém para condenar e se esquece que ele também é pecador. Ele é capaz de enxergar o cisco no olho do irmão e ignorar a trave em seu próprio olho. Salmos 35:21 – Eles não falam como amigos; pelo contrário, inventam acusações falsas contra as pessoas que amam a paz. 21 Eles me acusam e gritam: “Nós vimos o que você fez!”
  9. O caminho da discordância. Gera falta de consenso, reduz as forças de ambos, tornando-os presas fáceis para o inimigo. Amos 3:3 (ARA) – Andarão dois juntos, se não houver entre eles acordo?
  10. O caminho da desobediência. Muitos filhos estão nas prisões porque desobedeceram a seus pais. Isaias 5:13 – Portanto, por causa da sua desobediência, o meu povo será levado prisioneiro para fora do país. O povo e as autoridades morrerão de fome e de sede.
  11. O caminho da paz. Esse caminho é glorioso, Jesus é o príncipe da paz que apazigua o atribulado coração. João 14:27 – Deixo com vocês a paz. É a minha paz que eu lhes dou; não lhes dou a paz como o mundo a dá. Não fiquem aflitos, nem tenham medo.
  12. O caminho da solidariedade. Ser cristão é fazer o bem sem olhar a quem; dar com uma mão enquanto esconde a outra para que não veja. Mateus 25:37-40 — Então os bons perguntarão: “Senhor, quando foi que o vimos com fome e lhe demos comida ou com sede e lhe demos água? 38 Quando foi que vimos o senhor como estrangeiro e o recebemos na nossa casa ou sem roupa e o vestimos? 39 Quando foi que vimos o senhor doente ou na cadeia e fomos visitá-lo?” 40 — Aí o Rei responderá: “Eu afirmo a vocês que isto é verdade: quando vocês fizeram isso ao mais humilde dos meus irmãos, foi a mim que fizeram.”
  13. O caminho da reconciliação. Fomos chamados para levar as pessoas a se reconciliarem com Deus e entre elas. Romanos 5:18,19 (ARA) – Ora, tudo provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por meio de Cristo e nos deu o ministério da reconciliação, 19 a saber, que Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não imputando aos homens as suas transgressões, e nos confiou a palavra da reconciliação.
  14. O caminho da misericórdia. A misericórdia exige mais que a solidariedade; é você parar o que está fazendo para investir na cura de alguém. Lucas 10:33 – Mas um samaritano que estava viajando por aquele caminho chegou até ali. Quando viu o homem, ficou com muita pena dele.
  15. O caminho da vida. Não é um caminho fácil, exige renúncia, responsabilidade, esforço e decisão firme. Mateus 7:14 – A porta estreita e o caminho difícil levam para a vida, e poucas pessoas encontram esse caminho.
  16. Quando Tomé perguntou a Jesus acerca do caminho, imediatamente Jesus respondeu – eu sou o caminho.  Salmos 16:11 – Tu me mostras o caminho que leva à vida. A tua presença me enche de alegria e me traz felicidade para sempre.

Você tem um alvo (destino)? A tua escolha abre opções de caminhos. Portanto, depois de estabelecer o alvo é importante atentar para o que Jesus ensinou em Lucas 14:28. Primeiro se assenta e planeja antes de dar o primeiro passo. O planejamento exige conhecimento, sabedoria, discernimento e direcionamento. Onde podemos encontrar essas qualidades? Somente em Deus. Parafraseando o nosso irmão Tiago (1:5): Se alguém tem falta de …. peça a Deus!

Voltando ao texto inicial – Há caminhos que parecem certos, mas podem acabar levando para a morte. Tem pessoa que se engana porque pensa que pelo fato de tornar Jesus o seu alvo, irá trilhar somente por caminhos bons. Isso não é verdade, seguir a Jesus Cristo exige renúncia a si mesmo, busca constante pela santificação, superar adversidades e ataques tanto no mundo espiritual e natural, ser observado pelo mundo, homens e anjos.

Com relação vida espiritual, a eternidade é um destino inevitável. Todo ser humano terá que enfrentá-la. Portanto, não se engane com a aparência do caminho. Se estiver fácil demais, pode ser que tenha algum perigo escondido. Lembre-se: o diabo é especialista em seduzir. Ele não poupou sequer a Jesus Cristo em sua jornada no deserto, Mateus 4:8-10.

Jesus é o caminho, a verdade e a vida. O seu caminho pode ser difícil, mas se você está no caminho que é Jesus, ele certamente te conduzirá a eternidade com Deus.

Ouça as palavras de Moises proferidas aos filhos de Israel e que se refletem para nós neste dia. Deuteronômio 30:19 – Os céus e a terra tomo, hoje, por testemunhas contra ti, que te propus a vida e a morte, a bênção e a maldição; escolhe, pois, a vida (JESUS), para que vivas, tu e a tua descendência

Contribua com este Ministério

Ajude-nos a levar o evangelho para mais pessoas. Deus te abençoe.

R$ 100,00

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: