Avancem! Vamos em frente!


Assim, vamos em frente a fim de chegarmos ao ensinamento de adultos, deixando para trás as primeiras lições da mensagem de Cristo. Nós não vamos colocar de novo as bases dessa mensagem, isto é, a necessidade de abandonar uma vida inútil e de crer em Deus; 2 o ensinamento a respeito dos batismos e da cerimônia de pôr as mãos sobre os cristãos; e a ressurreição dos mortos e o julgamento eterno. 3 Vamos em frente! E, se Deus quiser, é isso o que faremos. Hebreus 6:3.

*NVI-Portanto, deixemos os ensinos elementares a respeito de Cristo e avancemos para a maturidade.

A maturidade cristã pode ser comparada ao desenvolvimento natural de uma pessoa. Tudo começa na forma de um embrião que cresce no útero da mãe até o seu nascimento e depois até a morte. No transcurso entre a formação do embrião no útero, o nascimento e a morte, ocorre o crescimento natural do ser humano, tanto físico, emocional, psicológico e espiritual.

Assista o vídeo desta mensagem em nosso canal, se inscreva, curta, comente e compartilhe:

O mesmo ocorre na vida cristã… A palavra de Deus é semeada na mente e coração de alguém; a pessoa decide aceitar a Cristo e segue em seu desenvolvimento espiritual até o dia em que Deus o chamar. A maturidade cristã ocorre quando o crente atinge um nível de espiritualidade totalmente enraizada na Palavra de Deus.

  • Esta é a história de Noé. Ele foi pai de três filhos: Sem, Cam e Jafé. Noé era um homem direito e sempre obedecia a Deus. Entre os homens do seu tempo, Noé vivia em comunhão com Deus.
  • Quando Abrão tinha noventa e nove anos, o Senhor Deus apareceu a ele e disse: — Eu sou o Deus Todo-Poderoso. Viva uma vida de comunhão comigo e seja obediente a mim em tudo. 2 Eu farei a minha aliança com você e lhe darei muitos descendentes.
  • Portanto, sejam perfeitos, assim como é perfeito o Pai de vocês, que está no céu.

Como podemos identificar um crente adulto na fé? Observando seu comportamento, atitudes, dedicação, firmeza, preparação e perseverança na fé que resulta na salvação e boas obras.

  • Porém, para os que são espiritualmente maduros, anunciamos uma mensagem de sabedoria. Mas não é de uma sabedoria deste mundo nem a dos poderes que o governam e que estão perdendo o seu poder. 7 A sabedoria que anunciamos é a sabedoria secreta de Deus, escondida dos seres humanos, a sabedoria que o próprio Deus, antes mesmo da criação do mundo, já havia escolhido para a nossa glória.
  • 4:13,14 – Desse modo todos nós chegaremos a ser um na nossa fé e no nosso conhecimento do Filho de Deus. E assim seremos pessoas maduras e alcançaremos a altura espiritual de Cristo. 14 Então não seremos mais como crianças, arrastados pelas ondas e empurrados por qualquer vento de ensinamentos de pessoas falsas. Essas pessoas inventam mentiras e, por meio delas, levam outros para caminhos errados.
  • Corro direto para a linha de chegada a fim de conseguir o prêmio da vitória. Esse prêmio é a nova vida para a qual Deus me chamou por meio de Cristo Jesus. 15 Todos nós que somos espiritualmente maduros devemos ter essa maneira de pensar. 

Como o crente deve proceder para atingir a maturidade espiritual? Em primeiro lugar, ele deve se apegar a Palavra de Deus. II Timóteo 3:16-17 – Pois toda a Escritura Sagrada é inspirada por Deus e é útil para ensinar a verdade, condenar o erro, corrigir as faltas e ensinar a maneira certa de viver. 17 E isso para que o servo de Deus esteja completamente preparado e pronto para fazer todo tipo de boas ações.

  • Muitos `cristãos` tem a Bíblia, mas não leem e estudam as Escrituras e por isso não alcançam a maturidade na fé e conhecimento sobre Deus.

O que causa a imaturidade espiritual? Algumas pessoas permanecem crianças em relação a espiritualidade porque não buscam se desenvolver. I Coríntios 3:2 – Tive de alimentá-los com leite e não com comida forte, pois vocês não estavam prontos para isso. E ainda não estão prontos.

  • A imaturidade é fruto da preguiça, embotamento, pouco ou nenhum esforço para melhorar e aprender mais sobre Deus, como descreve Hebreus 5:11,12 – Temos muito o que dizer a respeito desse assunto; mas, porque vocês custam a entender as coisas, é difícil explicá-las. 12 Depois de tanto tempo, vocês já deviam ser mestres, mas ainda precisam de alguém que lhes ensine as primeiras lições dos ensinamentos de Deus. Em vez de alimento sólido, vocês ainda precisam de leite.

Os discípulos de Jesus levaram um pouco mais de três anos para atingirem a maturidade. Não foi um processo rápido, do dia para a noite. Enquanto aprendiam com Jesus, eles foram expostos aos testes da fé e algumas vezes falharam. Vejamos alguns exemplos que mostram que o processo de maturidade exigiu um tempo de aprendizado e experiências com Jesus:

  • Os discípulos não conseguiram expulsar o demônio de uma criança; eles não gostavam de orar e não jejuavam; duvidaram do milagre da multiplicação; ficaram desesperados quando a tempestade atingiu o barco onde estavam com Jesus; confundiram Jesus com um fantasma quando o viram andar sobre as águas; brigaram entre si para saber quem era o maior entre eles; reclamaram do sermão duro de Jesus; João e Tiago pediram a mãe para interceder junto a Jesus para que eles se assentassem a sua direita e esquerda em seu reino vindouro; fugiram quando Jesus foi preso; alguns voltaram para a pesca logo após a morte de Jesus e só retornaram depois do encontro que Jesus teve com eles na praia de Tiberíades.

A solução para vencer a imaturidade está na busca de discernimento espiritual sobre o que é maturidade espiritual. Algumas pessoas confundem a maturidade com sensacionalismo, exibicionismo e retórica. Em I Coríntios 2:14-16, Paulo afirma: Mas quem não tem o Espírito de Deus não pode receber os dons que vêm do Espírito e, de fato, nem mesmo pode entendê-los. Essas verdades são loucura para essa pessoa porque o sentido delas só pode ser entendido de modo espiritual. 15 A pessoa que tem o Espírito Santo pode julgar o valor de todas as coisas, porém ela mesma não pode ser julgada por ninguém. 16 Como dizem as Escrituras Sagradas: “Quem pode conhecer a mente do Senhor? Quem é capaz de lhe dar conselhos?” Mas nós pensamos como Cristo pensa.

  • O discernimento espiritual confere ao crente a habilidade para compreender as ações do Espírito Santo – A pessoa que tem o Espírito Santo pode julgar o valor de todas as coisas.
  • O discernimento espiritual é necessário para exata compreensão e interpretação das Escrituras Sagradas, a fim de não distorcer a verdadeira mensagem que vem de Deus.
  • O discernimento espiritual torna o crente capaz de identificar os verdadeiros e os falsos mestres, I João 4:1 – Meus queridos amigos, não acreditem em todos os que dizem que têm o Espírito de Deus. Ponham à prova essas pessoas para saber se o espírito que elas têm vem mesmo de Deus; pois muitos falsos profetas já se espalharam por toda parte. 
  • O discernimento espiritual não deixa o crente se confundir em relação as doutrinas de demônios e a apostasia dentro e fora do povo de Deus, I Timóteo 4:1 – O Espírito de Deus diz claramente que, nos últimos tempos, alguns abandonarão a fé. Eles darão atenção a espíritos enganadores e a ensinamentos que vêm de demônios.

Qual é o perigo quando o crente não se desenvolve espiritualmente? Veja que nós fomos chamados para crescer na fé, na graça e no conhecimento sobre Deus. Há muitos perigos quando o crente não se desenvolve e age como criança, mesmo tendo muitos anos de fé.

No mundo natural existe a síndrome de Peter Pan, relacionada a pessoas que não querem se tornar adultas. Fonte: https://www.telavita.com.br/blog/sindrome-de-peter-pan/#O_que_e_Sindrome_de_Peter_Pan

  • Essa síndrome desperta nos indivíduos comportamentos infantis e inseguros que os impedem de amadurecer normalmente. Sendo assim, acabam falhando em diversos assuntos da vida adulta.
  • A maioria dessas pessoas sabem que agem diferente do padrão, mas se recusam a crescer. Possuem muito medo de serem rejeitadas pela sociedade e, principalmente, de serem julgadas.
  • O transtorno foi batizado com o nome de Peter Pan porque as atitudes das pessoas com essa síndrome é exatamente a de viver em um mundo imaginário, onde elas não têm a obrigação de amadurecer. Por este motivo, elas não possuem sucesso em suas relações profissionais, familiares e amorosas.
  • O apego com a fantasia é tão grande que eles não conseguem se desprender dos pais, por exemplo, e continuam a viver dependentes dos seus responsáveis e possuem grande dificuldade em se aprofundarem em outras relações. O medo de viver o mundo real é grande demais.
  • Diversas pesquisas constataram que esse transtorno é mais comum entre homens do que em mulheres. O que mais preocupa é o aumento da incidência de casos diagnosticados com a síndrome.
  • Ainda, vale ressaltar que o complexo de Peter Pan não está listado no Manual de Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais realizado pela Associação Americana de Psiquiatria. O psicólogo Dr. Dan Kiley foi o responsável por identificar e cunhar o termo.

Com relação ao crente imaturo e sem discernimento, listamos alguns perigos que ele corre quando se recusa crescer espiritualmente.

  • O perigo de ser doutrinariamente enganado pelos falsos mestres e anticristos que deturpam a verdade bíblica em busca dos seus próprios interesses. Efésios 4:14 – Então não seremos mais como crianças, arrastados pelas ondas e empurrados por qualquer vento de ensinamentos de pessoas falsas. Essas pessoas inventam mentiras e, por meio delas, levam outros para caminhos errados.
    • II Timóteo 4:3 – Pois vai chegar o tempo em que as pessoas não vão dar atenção ao verdadeiro ensinamento, mas seguirão os seus próprios desejos. E arranjarão para si mesmas uma porção de mestres, que vão dizer a elas o que elas querem ouvir. 4 Essas pessoas deixarão de ouvir a verdade para dar atenção às lendas.
  • O perigo permanecer inexperiente na fé, que depende de outros para ser guiado, sob risco de viver em ambientes de fanatismo, contendas, meninice e ser destruído espiritualmente.  Hebreus 5:13 – E quem precisa de leite ainda é criança e não tem nenhuma experiência para saber o que está certo ou errado.
  • Vale acrescentar que no mundo em que vivemos há muitos lobos em peles de cordeiro, que buscam por crentes imaturos para saqueá-los e destruí-los, Atos 20:29-30 – Pois eu sei que, depois que eu for, aparecerão lobos ferozes no meio de vocês e eles não terão pena do rebanho. 30 E chegará o tempo em que alguns de vocês contarão mentiras, procurando levar os irmãos para o seu lado.

Eis a razão pela qual o povo de Deus deve ser instruído, alimentado espiritualmente pelas Escrituras Sagradas, para alcançar a maturidade ideal que Deus deseja para o seu povo. Oséias 4:6 (NVI) – Conheçamos o Senhor; esforcemo-nos por conhecê-lo. Tão certo como nasce o sol, ele aparecerá; virá para nós como as chuvas de inverno, como as chuvas de primavera que regam a terra.”

  • Hebreus 6:1-3 – Assim, vamos em frente a fim de chegarmos ao ensinamento de adultos… (NVI-Portanto, deixemos os ensinos elementares a respeito de Cristo e avancemos para a maturidade).
Logo Independencia com Cristo OFICIAL

Contribua com este ministério

A nossa missão é levar o evangelho para as pessoas.

R$ 100,00

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: