A batalha entre os crentes e os descrentes


A batalha entre os descrentes e os crentes

Desde que Moisés, por ordem de Deus, libertou os israelitas da escravidão do Egito, por inúmeras vezes ele foi confrontado por uma parte do povo que desacreditava das suas palavras e das promessas de Deus, como no episódio de Números 13 e 14.

Moisés lidera o povo sob a promessa de que Deus os tirou do Egito para conduzi-los a Terra Prometida aos Patriarcas Abraão, Isaque, Jacó e a Moisés. Mas, diante dos relatos negativos dos 10 espias o povo ficou temeroso e não quis avançar. Josué e Calebe pensam diferente dos demais. Eles se mantêm convictos de que a promessa de Deus será cumprida se o povo acreditar e avançar para conquistar Jericó.

Assista a mensagem deste sermão em nosso Canal. Aproveite para curtir, comentar, compartilhar e se inscrever no Canal.

Notem que, os dois grupos servem o mesmo Deus, são partes do mesmo povo. Ambos saíram do Egito e caminharam juntos no deserto; eles viram e experimentaram do poder de Deus através dos milagres realizados por Moisés. Porém, cada grupo tem a sua característica, modo diferente de pensar e agir quando o assunto envolve a fé, confiança na Palavra de Deus e Suas promessas.

  • Os descrentes se mostram tímidos e medrosos. Eles preferiram continuar no deserto em vez de avançar contra Jericó;
  • Os crentes se mostram corajosos. Eles estavam convictos da vitória sobre Jericó, sabiam que Deus lhes daria uma estratégia para vencer a batalha.

Nesse cenário não havia lugar para o meio termo, ou como costumamos dizer: ficar sobre o muro. Contemporizando esse cenário, pergunto:

  • Quem é você na multidão? Josué e Calebe ou um dos 10 espias?
  • Que qual lado você está? Dos que preferem o deserto ou dos que preferem avançar e conquistar a terra da promessa.

I – AS CARACTERÍSTICAS DO GRUPO DOS INCRÉDULOS:

  • Eles têm dúvidas sobre as promessas de Deus. Não importa quantos milagres tenham presenciado. Eles estão sempre na dúvida entre confiar ou desacreditar. (13:31): — Não. Não podemos atacar aquela gente, pois é mais forte do que nós.
  • Eles esquecem com facilidade o que Deus pode fazer. Esqueceram do que testemunharam no Egito e como foram libertos da escravidão; esqueceram dos milagres que viram no deserto (14:22). 
  • Para eles o que interessa é somente o presente, o aqui e agora. Esse é o tipo de pessoa que quando as coisas vão bem, eles são os primeiros a sair na foto. Mas, se há complicações logo desaparecem. Gostam de estar em ambientes onde pressupõe que há estabilidade, qualquer sinal de perigo foge como como ratos de porões (13:28).
  • Possuem uma natureza pessimista. Dizem que andam com Deus, mas quando eles precisam ir à luta se rendem sem lutar (13:31) – Não. Não podemos atacar aquela gente, pois é mais forte do que nós.

II – AS ATITUDES DO GRUPO DE INCRÉDULOS

  • Eles acabam infectando as pessoas ao redor. São especialistas em roubar o ânimo, coragem, fé e foco de quem está perto (13:32).
  • Geralmente possuem complexo de inferioridade. Além de amplificar a crise, gostam de se colocar em posição inferior ao outro para não ter que lutar (13:33).
  • Embora tenham saído do Egito, eles mantêm o Egito vivo dentro de si. O Egito renasceu em seus corações. Eles desejaram morrer no Egito ou no deserto ao invés de avançar contra Jericó (14:1,2).
  • Ao invés de orar preferem murmurar (14:3,4).

III. AS CARACTERÍSTICAS DO CRENTE QUE SE APROPRIA DAS PROMESSAS DE DEUS.

  • Ele acredita na vitória, independente da situação no presente. Sabe que Deus é poderoso para cumprir a sua palavra (II Timóteo 1:11,12).
  • Ele tem confiança em Deus. Não se intimida com o discurso da oposição, com o medo da maioria, com a força do inimigo e o tamanho do desafio (13:30; Habacuque 3:17-19).
  • Ele obedece a voz de Deus sem questionar, isso é fé (14:9a; Hebreus 11:8).
  • Ele depende unicamente de Deus. A sua força não está na capacidade humana, mas em Deus (14:9b; Salmos 20:7-8).

IV. AS ATITUDES CRENTE EMPODERADO PELA FÉ

  • Quando a situação foge do controle ele vai orar (14:5; Salmos 107:28). A oração sempre traz resposta da parte de Deus (14:7-8).
  • Não se deixa dominar pelo medo, o fato de estar sob a promessa e proteção de Deus muda tudo (14:9). Josué sabe o tamanho e poder do inimigo, mas também sabe o tamanho e poder do seu Deus (Salmos 23:4).
  • Ele confia que Deus caminha seu lado na batalha (14:9; Salmos 91:4).
  • Ele acredita que a sua vitória está garantida. Somente Josué, Calebe e sua geração tiveram o privilégio de alcançar a promessa porque acreditaram (14:30).

Um conselho para você neste dia. Depois desta palavra, não ouse duvidar, escolha estar do lado de Deus e ficará surpreso com o que Deus pode fará em tua vida. Ouça o convite de Deus para a tua vida hoje.

Que o Senhor te abençoe e faça brilhar seu rosto em ti. Que conceda tua graça e te dê paz

Que a bênção se derrame até mil gerações. Tua família e teus filhos e os filhos dos teus filhos

Sua presença te acompanhe por detrás e por diante. Do teu lado e em ti é contigo, é por ti

E de dia e de noite. Tua entrada e saída. Em teu riso, em teu choro. É contigo, é por ti

Logo Independencia com Cristo OFICIAL

Contribua para este ministério

A nossa missão é levar o evangelho para as pessoas.

R$ 100,00

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: