A Igreja que Jesus edificou


Existem atualmente mais de 2,3 bilhões de cristãos no mundo, segundo a Wikipédia. Eles dizem que são membros da Igreja que Jesus edificou. Mas, qual igreja? O cristianismo é uma religião dividida, não há consenso entre os cristãos em relação a fé que professam. São muitas as ramificações e cada qual defendendo o seu ponto de vista.

O fato de Jesus afirmar que a sua Igreja prevaleceria contra o inferno, não significa que os cristãos não possam ser enganados. Aliás, o próprio Jesus advertiu os discípulos sobre o perigo do engano, Marcos 13:22,23.

Jesus ensinou que é possível identificar os falsos cristãos e os verdadeiros cristãos, Mateus 7:14-16. Os frutos que as pessoas produzem nos ajudam a distinguir e identificar a verdadeira Igreja de Cristo em relação àqueles que pregam um falso evangelho. As recomendações de Paulo à Timóteo tinham a finalidade de ajudá-lo em sua jornada de fé sobre como proceder em relação a Igreja que é a família de Deus.

Assista a mensagem deste sermão em nosso Canal, aproveite para curtir, comentar, compartilhar e se inscrever.

I – A Igreja de Cristo é constituída por um povo completamento dedicado a Deus. I Pedro 2:9,10. Paulo afirma que o Espírito Santo é fundamental para quem deseja se tornar membro da Igreja de Cristo. Romanos 8:9b – … Quem não tem o Espírito de Cristo não pertence a ele.

  • Foi o poder do Espírito Santo que garantiu autoridade aos apóstolos em suas pregações. O resultado foi a conversão de milhares de pessoas que se arrependiam dos seus pecados e eram batizadas como prova de conversão.

A palavra Igreja se refere apenas a pessoas. A igreja é uma assembleia de pessoas e não o edifício onde elas se reúnem. Não estou dizendo que o local de reunião seja irrelevante, mas que a igreja só existe quando há pessoas. Se tirarmos as pessoas do Templo, não haverá igreja, mas somente o edifício.

  • As reuniões coletivas eram uma ordenança bíblica para os israelitas. Eles se reuniam nas sinagogas para estudar as escrituras, como forma de culto a Deus, Levíticos 23:3.
  • Os primeiros cristãos mantiveram a prática de se reunir para estudar e aprender a Palavra de Deus. Nas reuniões eles oravam, cantavam, testemunhavam, liam os Salmos, profetizavam, aprendiam sobre o que é ser cristão, Atos 2:46; 3:1; 20:7; Lucas 24:53.
  • A exemplo dos judeus e dos primeiros cristãos, devemos desenvolver o hábito de dedicar um tempo em nossa agenda para estar no Templo e prestar o culto coletivo ao Senhor. Um momento em que as pessoas, se possível com suas famílias, deixem de lado as tarefas diárias e se dediquem a agradecer ao Senhor, autor da vida, por sermos escolhidos e por sua maravilhosa graça.

No entanto, a Igreja é mais do que apenas uma assembleia de pessoas que se reúnem para receber instruções para seu próprio benefício. A igreja é o povo escolhido de Deus. Um povo especial que tem uma esperança viva de que Jesus Cristo irá voltar.

  • A Igreja é o novo Israel, com quem Deus se relaciona, Romanos 2:29.
  • Os cristãos são judeus no sentido espiritual, Gálatas 6:15,16.
  • Os cristãos foram enxertados no lugar dos judeus que desprezaram a vinda do Messias, Romanos 11:17.

II – A igreja que Jesus edificou é um povo espiritualmente transformado, Romanos 12:2. Quando Pedro curou o homem aleijado que pedia esmolas nos portões do Templo, as pessoas ficaram admiradas. Pedro aproveita a oportunidade para falar ao povo, Atos 3:19. As exortações de Paulo e Pedro trazem três palavras em comum: transformar, arrepender e converter.

  • A palavra arrepender (grego metanoia): conversão (tanto espiritual, bem como intelectual), mudança de direção e mudança de mente; mudança de atitudes, temperamentos, caráter, trabalho, geralmente conotando uma evolução. Wikipedia.
  • A palavra converter vem da mesma raiz que arrepender (grego metanoia). A pessoa que deseja fazer parte da Igreja de Deus deve reconhecer seus pecados e se dispor a promover mudanças em sua vida em relação ao pecado. Voltar-se para Deus é reconhecer, mudar e fazer o que é certo.
  • A palavra transformar (grego metamorfo) significa mudar, transfigurar, alterar na aparência, implica em uma mudança radical ou total.

Esses conceitos deixam claro a profunda mudança que Deus espera dos seguidores de Cristo: uma transformação espiritual. Mas ninguém pode alcançar tal transformação notável por si mesmo, por sua própria força ou conhecimento.

  • Essa mudança milagrosa na maneira de pensar e ser só é possível aos que foram espiritualmente transformados pelo poder do Espírito Santo, Romanos 8:9.

Por que essa transformação espiritual é tão importante? Porque Deus deseja que todo o seu povo pense como ele e seu Filho pensam; somente quando pensamos como Cristo podemos nos comportar como ele. É necessária uma transformação total em nossa mente para entender como o Pai e o Filho pensam, Filipenses 2:5.

  • Somente aqueles cujos pensamentos são guiados pelo Espírito Santo podem entender a mensagem bíblica. Quem não tem o Espírito não entende, ou simplesmente rejeita, algumas partes da Bíblia. I Coríntios 2:14.

Para entender melhor essa questão, a interpretação errada das escrituras se dá por pelo menos 3 motivos:

  • Primeiro pela ausência do Espírito Santo que traz a verdadeira revelação;
  • Segundo pela busca nas escrituras de uma interpretação que se acomode ao seu ponto de vista;
  • Terceiro por causa do egoísmo natural.

Que Deus possa nos transformar sempre na maneira de pensar (mente) e sentir (coração). Essa é a verdadeira renovação espiritual que devemos buscar e para isso precisamos do poder do Espírito de Deus para que nossos interesses não sejam egoístas, Filipenses 2: 20-21;

Precisamos nos arrepender, abandonar nossos preconceitos pessoais e aceitar a autoridade da Bíblia. Para ser um verdadeiro discípulo de Jesus Cristo, devemos começar com o arrependimento: reconhecendo onde nós estamos. Para que haja arrependimento, necessitamos ter compreensão espiritual dos preconceitos, pecados e outras fraquezas. Somente com a ajuda de Deus podemos mudar a nossa natureza.

  • Nossa capacidade de enganar a nós mesmos, junto com a influência penetrante e enganosa de Satanás no mundo ao nosso redor, é uma grande barreira para nosso entendimento da Bíblia.
  • É muito fácil ver na Palavra de Deus apenas o que parece favorecer nossas crenças pessoais e ignorar as verdades bíblicas que nos contradizem e podem corrigir essas crenças.
  • Ultimamente ouço muitas pessoas que se dizem cristãs dizendo: na minha opinião, eu penso que; não concordo com tal passagem bíblica; etc. Os corações estão endurecidos a ponto de não aceitarem o que a Palavra de Deus afirma.

A verdadeira Igreja de Deus são aquelas pessoas cujo entendimento foi aberto por Deus para que possam ver suas próprias faltas e pecados. Somente se estivermos dispostos a nos arrepender – ou seja, mudar nossos pensamentos, atitudes íntimas e comportamentos – poderemos nos tornar verdadeiros seguidores de Cristo.

  • Sem o Espírito de Deus, nada podemos fazer. Provérbios 3:5 – Confie no Senhor de todo o coração e não se apoie na sua própria inteligência. 
  • Sem a ajuda do Espírito de Deus, a perspectiva espiritual de uma pessoa fica comprometida. Mateus 26:41 – Vigiem e orem para que não sejam tentados. É fácil querer resistir à tentação; o difícil mesmo é conseguir.
  • Ao estudarmos a Palavra de Deus, devemos fazê-lo com a atitude que teve Davi no Salmos 139:23,24 – Ó Deus, examina-me e conhece o meu coração! Prova-me e conhece os meus pensamentos. 24 Vê se há em mim algum pecado e guia-me pelo caminho eterno.
Logo Independencia com Cristo OFICIAL

Contribua para este ministério

R$ 100,00

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: