Os planos de Deus para você


Peça a Deus que abençoe os seus planos, e eles darão certo. Provérbios 16:3.

Deus tem planos que não podemos entender. Querer viver de acordo com os nossos planos, como se tudo dependesse de nós não é o melhor caminho. Nesta vida devemos caminhar guiados pela fé. Os planos de Deus serão sempre os melhores, por isso devemos priorizá-los sobre os nossos planos. Não importa quantos planos você tenha, se você estiver incluso em algum plano de Deus, ele irá te qualificar a fim de executar seu plano.

Haverá momentos na vida onde você terá que decidir: manter o que planejou ou aceitar o plano de Deus para a tua vida. Para viver de acordo com o plano de Deus precisamos contar com a ajuda do Espírito Santo, é por meio Dele que a vontade de Deus é revelada. João 16:13.

QUAIS SÃO OS PLANOS OU PROPÓSITOS DE DEUS PARA VOCÊ?

Assista a mensagem deste sermão em nosso Canal. Aproveite para curtir, comentar, compartilhar e se inscrever no Canal.

Plano é o que precisa ser feito para que algo seja alcançado. Propósito é quando a gente entende o porquê. Quando falamos dos planos e propósitos de Deus, nos referimos à Sua vontade para as pessoas.

I – Descubra os planos na palavra do Senhor. A primeira verdade é a palavra de Deus que dá legalidade. O fato de algo estar registrado na Bíblia não significa que essa seja a vontade de Deus para a sua vida. A Bíblia é um livro de promessas para nações, pessoas, igreja ou gerais. Tudo o que está escrito na Bíblia é a mensagem de Deus para te ensinar, ajudar, corrigir e mostrar como viver a vida em sua plenitude, segundo a vontade de Deus, II Timóteo 3:16. Tudo o que te dá legalidade diante de Deus está definido na Bíblia.

  • Seus planos estão fundamentados e autorizados na Bíblia? Se seus planos estão de acordo com a bíblia, você pode continuar para o próximo ponto, caso contrário, você deve reavaliar seu plano. A Bíblia mostra o que é legal sobre Deus e como viver.
  • Seus planos refletem o caráter de Deus? Além do suporte bíblico, seu plano deve refletir o caráter de Deus, sua santidade, bondade, espiritualidade etc.

II – Descubra a vontade de Deus. Ela te mostra o destino. Quando você vive segundo a vontade de Deus, não é você quem determina necessariamente o que irá fazer. Depois de descobrir a importância da Palavra do Senhor, o próximo passo é descobrir a Sua vontade. Deus tem planos gerais, mas também específicos.

  • Exemplo: Paulo se tornou um missionário e entendeu que o mandato bíblico é ir e pregar a todas as nações, então ele fez seus planos para empreender sua jornada, mas o Espírito Santo dentro da estrutura da verdade da palavra indicou o lugar exato para onde ir naquele momento específico, Atos 16:6-10.

Dicas para te auxiliar a conhecer a vontade de Deus:

  1. A vontade de Deus se revela através do sentimento, ideia criativa, sussurro, um versículo bíblico ou orientação de Deus dada diretamente ao nosso espírito, acompanhada por um alto nível de convicção.
  2. A paz é uma evidência de uma mente controlada pelo Espírito Santo, Romanos 8:6..
  3. Sensibilidade para ouvir a voz de Deus. O Espírito Santo diz o que devemos fazer e o que não devemos fazer.
  4. A vontade de Deus também se revela quando nas decisões que são de grupo, casal ou ministerial, quando todas as pessoas envolvidas estão unidas no mesmo sentimento.
  5. Quando não estiver convicto do seu plano, peça a Deus confirmação. Exemplo de Gideão diante do seu chamado, Juízes 6:14.
  6. Os dons do Espírito Santo também confirmam a vontade de Deus principalmente a palavra profética.
  7. A vontade de Deus também é descoberta através de bons conselhos de seus tutores; Pastores, apóstolos, pais espirituais ou pais biológicos.

III – Descubra o caminho de Deus para a tua vida. A terceira verdade é o caminho de Deus que te ensina planejar. O fato de Deus ter revelado seus planos para você não significa que é hora de fazê-lo. Descreva-o em detalhes, Lucas 14:29.

O caminho de Deus te permite verificar se o que você planejou está de acordo com a palavra de Deus. Porém, isso não significa que você pode fazer o que quiser ou quando quiser. O caminho do Senhor é revelado da seguinte forma:

  • Diariamente. Funciona como um GPS, que mostra as melhores alternativas em todo tempo.
  • Intimamente, apenas para você. Deus fala sozinho contigo em privacidade.
  • Progressivamente. Você não saberá quando dar o segundo passo até que dê o primeiro pela fé.
  • Compreensão. É a hora certa para dar o próximo passo. Não basta saber que precisa dar o próximo passo, é preciso saber o momento certo, Salmo 32:8.

Quais são os benefícios de descobrir a palavra (legalidade), vontade (destino) e o caminho (planejamento) de Deus? Pode ser que o caminho não seja fácil, mas sempre será vitorioso, rompendo de fé em fé.

  • Você deve tomar cuidado com o evangelho triunfalista fala muito sobre o que Deus pode fazer, mas não ensina sobre como e quando Deus irá fazer. Nem tudo vai acontecer aqui e agora.

Embora sempre tenhamos planos, muitas vezes eles não saem como pensamos. Às vezes cometemos erros no planejamento e em outros casos os nossos planos eram simplesmente ruins. Três verdades em Jeremias 29:11 – Só eu conheço os planos que tenho para vocês: prosperidade e não desgraça e um futuro cheio de esperança. Sou eu, o Senhor, quem está falando. 

  1. Deus conhece os planos que tem para a sua vida. Jeremias 11a – Só eu conheço os planos que tenho para vocês – Muitas vezes o mundo ao nosso redor nos faz pensar se Deus realmente sabe o que está fazendo, ou pelo menos se Ele está fazendo algo em nossa vida, porque tudo parece estar emperrado. Deus tem planos para você desde o início da sua existência.
  2. Os planos de Deus são para o teu bem.  Jeremias 29:11b – prosperidade e não desgraça. Deus não mente e sua palavra diz que os planos que ele tem para são para o teu bem. Isso não significa que os planos que ele tem para você são fáceis. Mas, apesar de tudo eles são bons, o melhor para você.
  3. Há um futuro e uma esperança. Jeremias 29:11c – um futuro cheio de esperança. Deus te ajudará a alcançar um fim glorioso. Romanos 8:28 – Pois sabemos que todas as coisas trabalham juntas para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles a quem ele chamou de acordo com o seu plano.

Mesmo que não entenda o que está passando neste momento, você tem que confiar que os planos de Deus são para o teu bem. Se quiser que o propósito de Deus seja cumprido, você precisa ajustar o seu plano ao plano de Deus. O plano de Deus é melhor.

Logo Independencia com Cristo OFICIAL

Contribua para este ministério

R$ 100,00

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: