A glória da cruz de Cristo


Mas eu me orgulharei somente da cruz do nosso Senhor Jesus Cristo. Pois, por meio da cruz, o mundo está morto para mim, e eu estou morto para o mundo. 15 Não faz nenhuma diferença se o homem é circuncidado ou não; o importante é que ele seja uma nova pessoa. 16 E, para todos os que seguem essa regra na sua vida, que a paz e a misericórdia estejam com eles e com todo o povo de Deus! Gálatas 6.14-16.

Paulo afirma que se há alguma coisa do que se orgulhar (sentir satisfação, prazer) com relação ao Evangelho, que seja da Cruz de Jesus Cristo. Nos versos anteriores, Paulo fala sobre as pessoas que se orgulhavam da circuncisão, como se fosse algo muito importante para Deus. Muitos cristãos circuncidados sequer obedeciam ao que a lei determina, mas se consideravam melhores do que os cristãos não circuncidados.

  1. Para Paulo, ser circuncidado não era motivo de orgulho. Pois, se há alguma coisa em que o cristão deve se orgulhar é da cruz de Cristo.
  2. Foi através da cruz de Cristo que a graça de Deus se estendeu em favor de todas as pessoas que pela fé aceitam o Evangelho.
  3. Tudo que o mundo oferece é transitório e nada se leva desta vida para a eternidade.
  4. O mundo não tem valor quando comparado com as riquezas que Deus nos oferece pela graça.
  5. Paulo não sente qualquer satisfação em viver segundo o mundo. A sua alegria, o seu prazer é Cristo.
  6. A crucificação de Jesus abriu um caminho para uma nova vida, onde o mundo não pode exercer sua influência. O viver do crente é cristo, somente Cristo. Filipenses 1:21a – Pois para mim viver é Cristo. 

Assista o vídeo com a pregação desse sermão em nosso Canal. Aproveite para curtir, comentar, compartilhar e se inscrever no Canal.

Em quem você está se gloriando? No mundo, em si mesmo ou na cruz de Cristo? Foi na cruz que Jesus recebeu a condenação pelos nossos pecados. Foi na cruz que Jesus nos substituiu pagando pelos nossos erros com a sua morte, como descreve Hebreus 9.26b.

Na cruz Jesus morreu para aniquilar qualquer pecado que você e eu tenhamos praticado.A crucificação de Jesus não diminuiu ou apagou parcialmente nossos pecados, mas aniquilou totalmente qualquer pecado, sem deixar vestígios para contar história.

Foi na cruz que os nossos pecados foram consumidos e pagos por Jesus, I Pedro 3:18. Por meio da cruz de Cristo fomos curados dos males provocados pelo pecado, I Pedro 2.24.

Quando Paulo olha para a circuncisão, ele não vê nada tão importante que mereça elogio. Ele olha para a lei e percebe o quanto ela é falha ao permitir diversas interpretações dos doutores da lei. Essas coisas causavam confusão, divisão e orgulho, pois as pessoas que conseguiam cumpri-las se julgavam superiores aos outros e se orgulhavam pelo fato de cumprirem os ritos e a lei. No verso 15 Paulo declara: Não faz nenhuma diferença se o homem é circuncidado ou não; o importante é que ele seja uma nova pessoa. 

A cruz trouxe além do perdão, a cura de muitas males e enfermidades para algumas pessoas. Isaias 53.5b: “… Nós somos curados pelo castigo que ele sofreu, somos sarados pelos ferimentos que ele recebeu”

Na cruz fomos justificados e aceitos por Deus, Romanos 4.25: “Jesus foi entregue para morrer por causa dos nossos pecados e foi ressuscitado a fim de que nós fossemos aceitos por Deus.”

Em segundo lugar Paulo declara que pela cruz de Cristo fomos libertos do poder do mundo, Gálatas 6.14: “…Pois, por meio da cruz, (2) o mundo está morto para mim, …” A nossa separação do mundo não é por convicção pessoal, filosófica, física ou religiosa. A única coisa que nos separa do mundo é a cruz de Cristo, ela é o ponto de separação. Não se trata de sair do mundo real ou deixar de ser uma pessoa, a nossa separação do mundo inclui não ser dominado ou preso pelo mundo. Enquanto estivermos ligados a cruz de Cristo o mundo não terá domínio sobre nós.

O que você vê quando olha para a cruz de Cristo? Você vê a sua remissão e redenção; você olha para o mundo e não há nada nele que te traga maior satisfação do que viver em Cristo. Quando você está crucificado em Cristo o pecado, que é regido pelo mundo, se torna repugnante e seus prazeres não te inspiram. Nada consegue ser maior do que a cruz de Cristo na sua vida.

Nenhuma imposição, Lei ou dever religioso te fará sentir a glória da cruz, só há um jeito de experimentar essa glória é ser separado do mundo, Romanos 7.4. O mundo está morto para o crente. Não há nada precioso, que satisfaça, que promova seu bem-estar físico, emocional e espiritual; não há que se compare as riquezas geradas a partir da cruz de Cristo.

Em terceiro lugar Paulo declara que, por causa da glória da cruz de Cristo, (3) eu estou morto para o mundo. Gálatas 6.14. Quem vive a glória da cruz de Cristo alcança um nível de espiritualidade onde o mundo perde seu valor. O mundo está morto para o cristão porque ele está livre do poder do pecado, Romanos 6.7. O pecado irá bater a sua porta e te encontrará morto.

Através da crucificação de Jesus tudo mudou, ele abriu o caminho que nos separava de Deus e pela sua cruz fomos reconciliados. II Coríntios 5.18a: “Tudo isso é feito por Deus, o qual, por meio de Cristo, nos transforma de inimigos em amigos dele….”

Além da nossa reconciliação com Deus, passamos fazer parte de uma grande nação, uma grande família constituída por pessoas de todos os povos, ricos e pobres, negros e brancos, judeus e não judeus, Gálatas 3:28; Efésios 2.19.

Em que devemos nos gloriar? Siga o exemplo de Paulo: Mas eu me orgulharei somente da (1) cruz do nosso Senhor Jesus Cristo. Pois, por meio da cruz, (2) o mundo está morto para mim, e (3) eu estou morto para o mundo.

Logo Independencia com Cristo OFICIAL

Contribua para este Ministério

R$ 100,00

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: