Restaurando a honra da família


Certo dia Davi perguntou: — Será que alguma pessoa da família de Saul ainda está viva? Se está, eu quero fazer alguma coisa boa para essa pessoa, por causa de Jônatas. II Samuel 9:1.

Mefibosete ou Meribe-Baal era filho de Jônatas e neto do rei Saul. No entanto, o fato de ser membro da primeira família real de Israel não lhe assegurou um futuro glorioso. As más decisões de seu avô Saul, fizeram com que Mefibosete ficasse órfão na infância e fosse despojado de suas terras e bens, de todos os privilégios do palácio e de sua saúde.

  • Ações erradas do avô Saul trouxe graves consequências a três gerações. Os pais devem ter o cuidado para não cometerem erros graves que podem resultar em problemas familiares por gerações.

Em Lo-Debar, Mefibosete cresceu e tornou-se um adulto conformado com o sofrimento, levava uma vida simples, sem luxo e vivendo de favores na casa de Maquir na terra dos esquecidos e desesperados. Devido à sua condição de vida, sua estima era extremamente baixa.

Assista a pregação deste sermão, deixe o seu comentário, curta, compartilhe e se inscreva no Canal.

Em Lo-Debar, Mefibosete casou-se jovem e teve um filho por nome Mica. Ele e sua família moravam na casa de Maquir, um homem proeminente e rico de Lo-Debar, uma cidade de Gileade (II Samuel 9:4,12; Compare II Samuel 17:27-29).

  • Do mesmo modo que Maquir teve cuidou de Mefibosete, mais tarde ele foi um dos levou alimentos e roupas para Davi e seu exército que fugiam de Absalão no deserto.
    • Maquir é o tipo de pessoa levantada por Deus para ajudar quem está no processo de provação, um homem generoso a serviço de Deus na vida de outras pessoas.
  • Mefibosete representa muitos de nós, que herdamos carências, injustiças e doenças por erros alheios, vícios ou irresponsabilidade de quem nos precedeu.
  • Mefibosete representa pessoas que foram maltratadas e violadas por terceiros que se descuidaram quando deveriam protegê-los.
  • Mefibosete representa pessoas que carregam feridas profundas, ressentimentos amargos e frustrações que os impediram de ter um processo normal de desenvolvimento.
  • Mefibosete representa também a realidade da Igreja atual, que devido à mornidão e religiosidade das gerações passadas, herdamos pobreza espiritual, divisões, falta de vida e expressão dos dons de Cristo. A igreja está sofrendo pela negligência de gerações passadas que renunciaram a suas convicções para viverem em conformidade com o mundo.
  • Mefibosete esconde-se atrás do silêncio, de um riso superficial, de um defeito crônico incurável, de uma depressão, de uma música agressiva, de um vício, de drogas ou de álcool. A sua indignação é a mesma daqueles que se veem como cachorros mortos, inúteis e sem valor quando estão diante do rei.

Deus sempre levanta um Maquir para ajudar em tempos de dificuldades:  Mefibosete, refugiou-se em Lo-Debar e não foi consumido porque a mão misericordiosa de Deus se manifestou sobre ele, na generosidade de Maquir que o sustentou.

  • É a manifestação do amor, da misericórdia de Deus em meio às nossas misérias que garantem a nossa sobrevivência até que chegue o dia em que seremos recompensados pelo rei.
  • Haverá esperança para os Mefibosete deste tempo? serão condenados para sempre a viver e morrer em Lo-Debar? Eu afirmo: ainda há esperança.

O rei Davi tinha feito um pacto com Jônatas que usaria de benevolência com a sua casa e seus descendentes. Muitos anos passaram até que Davi estabelecesse o seu reino e certo dia ele lembrou da promessa feita a Jônatas e perguntou aos seus servos se havia algum descendente vivo de Saul que ele pudesse favorecer.

Um homem por nome Ziba falou ao rei sobre Mefibosete. Então Davi ordenou que lhe trouxessem em sua presença e assim poderia cumprir a sua promessa feita a Jônatas. Quando Mefibosete foi a presença do rei não manifestou ira ou desejo de vingança, mas humildade. Ele se considerou indigno e teve medo por estar na presença do rei.

Por que Mefibosete estava com medo? Deve ter se lembrado que seu tio Isbosete reinou como rival do Rei Davi e, portanto, poderia haver aqueles que acreditavam que Mefibosete tinha o direito de governar. Mas, ao invés da sentença de morte, ele recebeu, em nome da sua família, o perdão real. Os bens que pertenciam ao seu avô Saul foram repassados para ele e sua descendência. Enfim, a honra da sua família e sua honra pessoal foi restaurada. Davi determinou que a terra que era de Saul deveria pertencer a Mefibosete, o herdeiro legítimo.

  • Além da restituição das terras, Mefibosete passou a desfrutar de um lugar de honra na corte de Davi. Ele recebeu o privilégio de comer a mesa com o rei como se fosse o seu filho.
  • Assim como a desgraça de Saul trouxe sofrimentos a seus descendentes, a benção sobre Mefibosete se estendeu a sua família. Ele teve um filho, gerado durante o tempo de aflição em Lo-Debar, que se tornou herdeiro de todos os bens que pertenciam a Saul

Quando esteve perante o rei pela primeira vez, movido por um sentimento de profunda gratidão, Mefibosete se prostrou e disse: “- Eu não valho mais do que um cachorro morto! Por que o senhor é tão bondoso comigo?” (II Samuel 9:8b).

  • Mefibosete se considerava totalmente indigno de receber qualquer favor do rei, referindo-se a si mesmo como um “cachorro morto“, ele reconheceu que ocupava a posição mais baixa que poderia haver.
  • Tem pessoas que estão tão acostumadas com Lo-Debar, que se sentem indignas quando são convidadas para ocupar posições de honra. Para essas pessoas, o fato de estar vivo já é o suficiente. Porém, o rei Davi queria dar a Mefibosete dignidade, honra e prestígio além da própria vida.

O que Mefibosete precisava entender? Ele era digno de ser favorecido pelo rei, porque ele era neto de um rei e filho de um príncipe que era amigo do rei Davi. A restauração da dignidade de Mefibosete é baseada na aliança de misericórdia entre Davi e Jônatas (I Samuel 20:13-15).

  • Uma palavra de Deus para a tua vida: não importa quem te afastou de sua posse (o que é seu por direito) e do seu propósito; não importa quem te enganou e obteve vantagem sobre você. Assim como Deus preparou Davi para chamar Mefibosete e restaurar a sua honra, Deus irá levantar alguém para ser o condutor da benção em sua vida.
  • Alguém irá mostrar bondade para com você, Deus sempre faz isso. Em um único dia sua dignidade será restaurada, suas perdas serão recompensadas, a bondade de Deus e sua misericórdia virão sobre você: I Samuel 2:8; Salmo 113:5-9.

Davi abençoou Mefibosete por causa do pacto que fez com Jônatas, não foi por causa de seus méritos, nem por sua dignidade. Mas por causa desse pacto de amor, Mefibosete teve o seu destino mudado para sempre.

  • Davi, representa Jesus Cristo o verdadeiro Rei, cujo reino não tem fim e cujo amor e compaixão o levou a morrer na cruz em uma aliança de amor, para remover todas as maldições sobre a humanidade, para desfazer todas as obras do diabo e restaurar todas as bênçãos de Deus sobre os homens.
  • A exemplo de Mefibosete, há muitas pessoas vivendo em Lo-Debar. Eles foram abandonados, suas almas estão deficientes, vitimados e amarrados a um passado doloroso que os impede de viver e servir livremente. Somente o rei Jesus Cristo, através da sua aliança de amor feita com Deus antes de nascerem, pode salvá-los.

É hora de você sair de Lo-Debar! não se conformar com a generosidade de Maquir, essa não é a sua verdadeira posição. Sua verdadeira posição está em Cristo, no palácio do Rei, sentado nos lugares celestiais, abençoado com todas as bênçãos, como príncipe e herdeiro de todos os seus dons, bens e benefícios, desfrutando de seu perdão, seu conforto e salvação.

  • Jesus promete restaurar em sua vida tudo que o diabo e a vida roubaram de você, desde o dia em que fostes abandonado em Lo-Debar. A sua bênção chegará a sua casa e a todos os seus descendentes.

Do mesmo modo que a tristeza, vergonha, humilhação de Mefibosete se tornou em alegria.  O teu choro pode durar uma noite inteira (período de escuridão, incertezas e perigos), mas a alegria vem pela manhã (o novo tempo de Deus).

Um novo dia raiou trazendo um novo tempo na vida de Mefibosete. Do mesmo modo, Deus trará um novo tempo em sua vida. O seu coração se alegrará em Deus por suas bênçãos!

Logo Independencia com Cristo OFICIAL

Contribua para este Ministério

Com a sua ajuda poderemos levar esta mensagem para mais pessoas. Deus te abençoe.

R$ 100,00

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: