Conselhos pastoral para jovens


A inspiração para esta mensagem veio na reunião do Culto de Testemunhos na última quarta-feira. Foi uma noite fria e chuvosa; as crianças, adolescentes e jovens não se intimidaram, enfrentaram o clima ruim e vieram prestar o culto à Deus. Vê-los cantar, adorando a Deus e ministrando a palavra me mostrou a importância do ministério pastoral e da igreja em suas vidas.

Eclesiastes 11:9,10; 12:1a –Jovem, aproveite a sua mocidade e seja feliz enquanto é moço. Faça tudo o que quiser e siga os desejos do seu coração. Mas lembre de uma coisa: Deus o julgará por tudo o que você fizer. 10 Não deixe que nada o preocupe ou faça sofrer, pois a mocidade dura pouco. 12:1 Lembre do seu Criador enquanto você ainda é jovem.

Salomão, o sábio pregador, ensinou que devemos viver a vida com alegria, buscando desfrutá-la intensamente ao máximo, sem esquecer que iremos prestar contas a Deus de tudo o que fizermos. Salomão orienta que o jovem deve se alegrar, ter prazer em viver intensamente a sua vida adicionando a sua liberdade os valores que a palavra de Deus ensina e pelos quais ele será julgado.

Vamos analisar o texto que lemos, com base na edição da Bíblia na Linguagem de hoje. Salomão apresenta uma série de 5 conselhos relacionados a liberdade que o jovem tem para escolher o caminho que irá viver, o prazer que rege a sua vida, o juízo e as consequências das escolhas feitas na juventude.

Assista a pregação deste sermão, deixe o seu comentário, curta, compartilhe e se inscreva no Canal

I – JOVEM, APROVEITE A SUA MOCIDADE E SEJA FELIZ ENQUANTO É MOÇO.

O que significa aproveitar a sua mocidade? É fazer a sua vida valer a pena. Não gastar o seu tempo pensando ou remoendo os problemas, mas utilizando-o para solucioná-los e alcançar resultados positivos.

  • Com base nas suas decisões atuais, quais os resultados que você espera obter daqui 1, 5 ou 10 anos?
  • Os valores que você agrega a sua vida tem produzido bons resultados? Valores são o conjunto de regras estabelecidas para uma convivência saudável dentro de uma sociedade.
    • Exemplo: os teus pais e amigos sentem orgulho de quem você é? Bom filho, amigo, aluno, empregado, cristão em sua comunidade etc.
    • Avalie cada situação em que esteja envolvido, veja se vale a pena. Se o que você considera como valores não te acrescenta algo bom, talvez seja hora de revê-los.

Qual é o teu conceito sobre felicidade? Dinheiro, fama, beleza, amizades, influência, poder, sexo, drogas etc. muitas dessas coisas produzem uma felicidade momentânea e passageira, não garante a felicidade duradoura.

  • Há muitas celebridades que conquistaram fama e riquezas e hoje se sentem solitárias porque descobriram que o dinheiro e a fama não são suficientes para produzir a felicidade na alma. Alguns chegam a cometer suicídio em busca da felicidade que os bem-aventurados encontraram em Deus.

A juventude é a melhor fase para planejar, preparar a vida em relação ao futuro pessoal, familiar, profissional e espiritual. A maioria dos personagens bíblicos (reis, profetas, juízes, sacerdotes, patriarcas, discípulos do NT) foram preparados por Deus e usados a partir da sua jovialidade.

  • Se você pretende ter uma velhice feliz e abençoada, comece a construi-la enquanto é jovem.
  • João, o apóstolo, era o mais novo dos discípulos e começou a seguir Jesus com 24 anos (Wikipedia) e foi o que teve a maior longevidade entre os apóstolos. Ele escreveu a respeito dos jovens em I João 2:14b – Escrevo a vocês, jovens, porque são fortes. A mensagem de Deus vive em vocês, e vocês já venceram o Maligno.
  • Qual é o caminho para ser feliz, segundo a Bíblia? Salmos 37:4 (NBV-P) – Faça do Senhor a sua grande alegria, e ele dará a você os desejos do seu coração”.

II – FAÇA TUDO O QUE QUISER E SIGA OS DESEJOS DO SEU CORAÇÃO (anda pelos caminhos do teu coração e pela vista dos teus olhos- ARC)

Para aqueles que propagam a liberdade sem limites e responsabilidade, essa palavra encaixa como uma luva – Você é livre para fazer o que bem entender!

  • Quando você é criança, são os pais que decidem o que você deve fazer; mas, quando se torna jovem adulto e independente, você toma suas próprias decisões e segue o caminho que escolher, você pode tudo.
  • O apóstolo Paulo afirma que embora você possa fazer tudo o que quiser, deve se lembrar que nem tudo que você deseja fazer te fará bem. I Coríntios 6:12a – Alguém vai dizer: “Eu posso fazer tudo o que quero.” Pode, sim, mas nem tudo é bom para você.

Quando falamos sobre os desejos do coração é importante lembrar sobre o que a Bíblia diz em Jeremias 17:9 – Quem pode entender o coração humano? Não há nada que engane tanto como ele; está doente demais para ser curado.

  • Além disso, somente você e Deus sabe o que está em seu coração. Deus conhece as suas intenções em relação ao presente e o futuro, Deus é o único que pode te orientar corretamente a fim de você não ser enganado pelo seu coração.

Se você quiser, vá em frente. Siga os desejos do teu coração e dos teus olhos, mas cuidado. A primeira mulher, Eva, foi enganada por causa do que seus olhos viram e desejaram. Gênesis 3:6 – A mulher viu que a árvore era bonita e que as suas frutas eram boas de se comer. E ela pensou como seria bom ter entendimento. 

  • Seguir todos os desejos do coração e dos olhos pode não ser o melhor caminho. O ser humano é emotivo por natureza e pode se equivocar facilmente achando que um caminho é bom, quando no final poderá levá-lo a morte. Essa é a razão pela qual o jovem deve buscar a orientação sobre o caminho que pretende seguir.
  • Não tenha medo de falar com Deus sobre o que está em teu coração. Romanos 8:27a – E Deus, que vê o que está dentro do coração, sabe qual é o pensamento do Espírito. 

III – MAS LEMBRE DE UMA COISA: DEUS O JULGARÁ POR TUDO O QUE VOCÊ FIZER.

O juízo de Deus pode ser bom ou ruim, depende do que você fizer. Deus é justo e não dará a você algo diferente do que plantou. Jó 34:11 (NBV-P) – Ele dará a cada homem o que seus atos merecem; cada um será castigado ou recompensado conforme as suas ações.

  • Se você ocupar o tempo enquanto é jovem para fazer coisas más, um dia irá colher a maldade que plantou; mas, se gastar o tempo praticando coisas boas, os frutos que irá colher serão bons. Romanos 2:6 – pois ele recompensará cada um de acordo com o que fez.
  • Há muitos adultos sofrendo as consequências de suas ações na juventude. A pessoa vem para o evangelho e passa a viver uma nova vida em Cristo, mas ainda terá de conviver com as consequências do que tiver semeado no passado.
    • Gálatas 6:7 – Não se enganem: ninguém zomba de Deus. O que uma pessoa plantar, é isso mesmo que colherá. 

IV – NÃO DEIXE QUE NADA O PREOCUPE OU FAÇA SOFRER, POIS A MOCIDADE DURA POUCO.

O brasileiro é um povo extremamente preocupado e sofredor. O Brasil é o país com o maior índice de transtorno de ansiedade no mundo, são quase 19 milhões de brasileiro estão sofrendo com essa doença (globo.com em 06/12/20, no caderno Fantástico). O medo em relação ao futuro, desemprego e a morte, causada principalmente pela pandemia, violência e falta de saneamento são os grandes vilões.

  • 80% da população brasileira tornou-se mais ansiosa na pandemia do novo coronavírus. Os jovens, principalmente de baixa renda, estão entre os mais ansiosos. Pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) nos meses de maio, junho e julho de 2020.
  • A depressão e ansiedade dobraram entre crianças e jovens no período de pandemia. Matéria da CNN Brasil em 12/08/21, mostra que:
    • Houve um aumento significativo nos sintomas de depressão, tristeza, perda de interesse pelas atividades e perda de apetite e sono. Além disso, a incerteza geral e as interrupções das rotinas diárias causadas pela pandemia provavelmente aumentaram os sintomas de ansiedade generalizada na juventude, incluindo medo, preocupação incontrolável e hiperexcitação, observou o estudo. A preocupação com a saúde da família e dos amigos com a disseminação da Covid-19 também provavelmente contribuiu para o aumento da ansiedade das crianças, de acordo com a pesquisa.
  • Ouça a recomendação bíblica para esse tempo de crise em que estamos vivendo. Filipenses 4:6 – Não se preocupem com nada, mas em todas as orações peçam a Deus o que vocês precisam e orem sempre com o coração agradecido.

O nosso tempo de vida é pouco, por essa razão Salomão lembra que você não terá o vigor da juventude para sempre. Ele diz: a mocidade dura pouco (porque a adolescência e a juventude são vaidade). Portanto, o tempo para construir, se preparar para o futuro é agora. Isaias 40:6 – todos os seres humanos são como a erva do campo e toda a força deles é como uma flor do mato.

  • Não há tempo a perder. Enganam-se aqueles que dizem que os jovens são o futuro, os jovens são o presente e o futuro. O que vocês fizerem hoje, resultará em benefícios ou malefícios no futuro.
    • Vocês não serão … vocês são a geração que Deus quer usar nesse tempo para garantir um futuro melhor para os que ainda virão.
  • Não adianta querer culpar os pais, governo ou pessoas pelos problemas que estão enfrentando ou pela crise que o mundo apresenta. Os problemas de hoje são consequências do que as gerações passadas deixaram de fazer ou fizeram errado.
    • Samuel foi um jovem criado no templo no período em que faltavam sacerdotes e profetas que fossem corretos diante de Deus. Ele poderia ter seguido o exemplo dos filhos de Eli e teria tido o mesmo fim, mas ele optou por ouvir a voz de Deus e se tornou o maior juiz da história de Israel e responsável pelo estabelecimento da monarquia a partir de Saul e Davi. 
    • Timóteo tinha apenas a mãe e a avó cristãs e procurou ouvi-las e aprender o que elas tinham de melhor para oferecer em sua educação e se tornou um jovem pastor em Éfeso.

V – LEMBRE DO SEU CRIADOR ENQUANTO VOCÊ AINDA É JOVEM

O que Deus espera do jovem?

  1. Que tenha uma vida correta, pura. Salmos 119:9. Daniel e seus colegas não se contaminaram com os alimentos impuros e foram recompensados por Deus, Daniel 1:9,15.
  2. Que não ignore a verdade que um dia será julgado, Eclesiastes 11:12. Tudo o que você fizer estará registrado no memorial diante de Deus, ele não deixa escapar qualquer detalhe, por menor que seja.
  3. Que aprenda a submeter-se e ser obediente aos pais e autoridades. A pessoa que não respeita as autoridades é incapaz de submeter-se a Deus que não vê. A submissão do jovem cristão tem por princípio a sujeição à palavra de Deus, os frutos da obediência são vistos na família, na escola, faculdade, trabalho, igreja, círculos sociais etc.
  4. Que seja uma influência positiva e poderosa para as pessoas a sua volta. I Timóteo 4:12, na maneira de falar, na boa conduta, no amor, na fé e na pureza.
  5. Que tenha maturidade. Tito 2:6-8. Um comportamento correto que não dê motivos para que as pessoas falem mal de você. O jovem cristão deve ter e demonstrar maturidade em relação ao sexo, dinheiro, redes sociais, bens que possui, trabalho e sua independência.
  6. Que reconheça que é espiritualmente poderoso em Deus. I João 2:13b, 14b. A força do jovem cristão está na sua perseverança e inflexibilidade quando o assunto envolve a sua fé em Deus, a exemplo de José. Esse poder espiritual é uma virtude necessária no tempo em que estamos vivendo (descrença, imoralidades, corrupção etc.). O diabo é um inimigo incansável que está sempre ao derredor como um leão esperando a oportunidade para atacar e destruir.
  7. Que seja um jovem segundo o coração de Deus:
    1. Que seja capaz de orar como Daniel em meio as indiferenças, perigos, frieza espiritual e ataques.
    1. Que seja capaz de suportar pressões como Jó que foi um homem reto e temente a Deus, que se apartava do mal. Mesmo quando provado até o seu limite máximo, continuou confiando em Deus e por isso foi recompensado.
    1. Que seja sensível como Pedro e Timóteo para aceitar a plenitude do Espírito Santo e se levantar diante de multidões e falar sobre a sua fé em Deus, sem medo. Atos 2:1-20; 6:8-12; 7:55-60.
    1. Que tenha um coração como Davi, que apesar de ter cometidos faltas gravíssimas que lhe custaram caro, foi capaz de orar, se humilhar e arrepender-se diante de Deus e desejar a presença do Espírito Santo, mais que todos os tesouros do seu reino. Salmos 51:11 – Não me expulses da tua presença, nem tires de mim o teu Santo Espírito.

Contribua com este ministério

Com a sua ajuda poderemos levar esta mensagem para mais pessoas.

R$ 100,00

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: