Proteja a sua casa espiritual


Quando um espírito mau sai de alguém, anda por lugares sem água, procurando onde descansar, mas não encontra. 44 Então diz: “Vou voltar para a minha casa, de onde saí.” Aí volta e encontra a casa vazia, limpa e arrumada. 45 Depois sai, vai buscar outros sete espíritos piores ainda, e todos ficam morando ali. Assim a situação daquela pessoa fica pior do que antes. E isso também acontecerá com esta gente má de hoje. Mateus 12:43-45.

Assista o vídeo desta mensagem em nosso Canal. Aproveite para curtir, comentar, compartilhar e se inscrever. Deus te abençoe!

Jesus estava descrevendo a condição espiritual dos fariseus que tinham aparência de piedade, mas carregavam maldades escondidas nos corações. Ao invés de enxergarem a bondade do Mestre, eles o acusavam de estar curando e expulsando demônios pelo espírito de Belzebu, o chefe dos demônios.

  • Jesus qualificou os fariseus de gente má, cobras venenosas que usavam palavras suaves para confundir as pessoas, enquanto seus corações estavam repletos de maldade.

Ao ensinar sobre possessão maligna, Jesus adverte que não basta a pessoa ter sido perdoada dos seus pecados quando se arrependeu. O processo de purificação deve ser contínuo, uma vez que o mundo está sob domínio do maligno e de vez em quando a pessoa perdoada será tentada a pecar novamente.

  • Todos os dias, devemos nos esforçar para substituir o mal pelo bem. O coração, que é a nossa casa espiritual, deve estar cheio da Palavra de Deus e do Espírito Santo, qualquer brecha poderá ser ocupada pelo maligno.

I. O PERIGO DA CASA VAZIA.

O coração, ou casa espiritual, é onde armazenamos as coisas que vemos, ouvimos e sentimos. Se armazenamos coisas más, o coração ficará contaminado por elas. Mateus 15: 18-20 – Mas o que sai da boca vem do coração. É isso que faz com que a pessoa fique impura. 19 Porque é do coração que vêm os maus pensamentos, os crimes de morte, os adultérios, as imoralidades sexuais, os roubos, as mentiras e as calúnias. 20 São essas coisas que fazem com que alguém fique impuro.

  • Ananias e Safira não vigiaram e tiveram sua casa espiritual dominada pela mentira que resultou na morte de ambos. Atos 5:3 – Então Pedro disse a Ananias: — Por que você deixou Satanás dominar o seu coração? Por que mentiu para o Espírito Santo? Por que você ficou com uma parte do dinheiro que recebeu pela venda daquele terreno? 

A casa do crente não deve ficar vazia. O diabo é astuto e irá visitá-la de vez em quando procurando uma brecha para entrar e causar destruição. Jesus afirmou que a nova investida do inimigo, se conseguir entrar, será mais intensa. A condição espiritual e natural dessa pessoa será muitas vezes pior que antes.

O apóstolo Paulo demonstra a sua preocupação com os crentes de Corinto que não vigiarem e se envolveram novamente em práticas pecaminosas, levando Paulo a chorar pela miséria espiritual deles.

  • II Coríntios 12:20,21 – Tenho medo de que, quando chegar aí, eu os encontre diferentes do que eu gostaria que fossem e que vocês me achem diferente do que gostariam que eu fosse. Tenho medo também de encontrar brigas e ciumeiras, ódio e egoísmo, insultos, falatório, orgulho e desordens. 21 Receio ainda que na minha próxima visita o meu Deus me humilhe diante de vocês e que eu tenha de chorar por muitos de vocês que continuam a cometer os mesmos pecados que cometiam no passado e não se arrependeram da sua imoralidade sexual, nem das relações sexuais proibidas, nem de outras coisas indecentes que faziam.

Um coração dominado pelo pecado, sob a influência da maldade, leva a pessoa a se afastar totalmente de Deus, profanar o nome do filho de Deus e sua aliança e se tornar impossível de ser transformado novamente. Hebreus 3:12,13 – Meus irmãos, cuidado para que nenhum de vocês tenha um coração tão mau e descrente, que o leve a se afastar do Deus vivo. 13 Pelo contrário, enquanto esse “hoje” de que falam as Escrituras Sagradas se aplicar a nós, animem uns aos outros, a fim de que nenhum de vocês se deixe enganar pelo pecado, nem endureça o seu coração.

  • Quando a pessoa perde o controle da sua casa espiritual, o seu estado se torna pior do que o primeiro.
    • É como a pessoa que faz regime para emagrecer e obtém resultado satisfatório, então volta a comer as mesmas coisas de antigamente e depois de um tempo está mais obesa do que antes.

II – A IMPORTÂNCIA DE OCUPAR A CASA COM O QUE É BOM

  • Seja seletivo em relação ao que entra em sua casa (mente e coração). Santifique sua casa, faça as coisas e viva em conformidade com a vontade de Deus. Hebreus 10:22 – Portanto, cheguemos perto de Deus com um coração sincero e uma fé firme, com a consciência limpa das nossas culpas e com o corpo lavado com água pura.
  • Permita que Cristo habite plenamente a sua vida, mente e coração influenciados e controlados pelo Espírito Santo. Efésios 3:17a – Peço também que, por meio da fé, Cristo viva no coração de vocês. 
  • Ocupe o seu tempo se exercitando espiritualmente. Desenvolva comunhão com Deus através da oração, da leitura e meditação da Palavra, comunhão com pessoas do bem, participação nas reuniões de cultos na igreja. I Timóteo 4:8 – Pois os exercícios físicos têm alguma utilidade, mas o exercício espiritual tem valor para tudo porque o seu resultado é a vida, tanto agora como no futuro.

Como está a sua casa espiritual no dia de hoje? Pode ser que esteja tudo bem. Mas, se não vigiar, o dia seguinte pode ser de tempestades espirituais. Tenha a sua casa edificada sobre a rocha.

  • Mateus 7:21, 24-25 – Não é toda pessoa que me chama de “Senhor, Senhor” que entrará no Reino do Céu, mas somente quem faz a vontade do meu Pai, que está no céu. 24 — Quem ouve esses meus ensinamentos e vive de acordo com eles é como um homem sábio que construiu a sua casa na rocha. 25 Caiu a chuva, vieram as enchentes, e o vento soprou com força contra aquela casa. Porém ela não caiu porque havia sido construída na rocha.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: