Confie em Deus o Senhor!


Confie em Deus, o Senhor, e faça o bem e assim more com toda a segurança na Terra Prometida. 4 Que a sua felicidade esteja no Senhor! Ele lhe dará o que o seu coração deseja. 5 Ponha a sua vida nas mãos do Senhor, confie nele, e ele o ajudará. 6 Ele fará com que a sua honestidade seja como a luz e com que a justiça da sua causa brilhe como o sol do meio-dia. Salmo 37:3-6

Este é um salmo que pode ser classificado como cântico ou meditação. Foi escrito por Davi na velhice (37:25), são palavras de um homem que andou com Deus, que teve suas falhas, mas se levantou através do arrependimento. Ele fala sobre sua experiencia de vida ao observar o comportamento e destino dos bons (justos) e dos maus (ímpios).

  • A princípio as pessoas más parecem vitoriosas enquanto os justos sofrem. Porém, no final de suas vidas ocorre o contrário, os maus são destruídos e os justos são abençoados por causa da sua obediência e confiança em Deus.
  • Porém, a palavra que traga nesta noite não tem a ver com o contraste entre bons e maus (tema central deste salmo), mas sobre a importância em aprendermos a confiar em Deus, mesmo habitando em um mundo cheio de maldades e injustiças.

Neste início de ano muitas pessoas fazem planos e sonham com o que desejam alcançar. Planejar e sonhar faz parte da nossa existência, estamos acostumados a fazê-lo, mesmo que inconscientes, desde o nascimento. Os projetos podem incluir vida pessoal, familiar, espiritualidade, trabalho, estudos, finanças etc.

  • Infelizmente, muitas pessoas não irão alcançar o que planejaram porque começaram seus planos já pensando na impossibilidade de alcançá-los. Eles desenvolveram uma mentalidade de fracasso e descrença.
  • Nestes versos, o salmista convida as pessoas a confiar em Deus, submetendo suas vidas, planos, sonhos e desejos ao Senhor na esperança de que Ele irá ajudá-los.
    • Algumas pessoas podem não acreditar no que você é capaz, podem provocá-lo e tecer críticas destrutivas sobre teus planos, mas lembre-se: se a tua vida estiver nas mãos de Deus, tão certo como o sol que brilha ao meio-dia, você terá êxito, será abençoado e irá brilhar.

Assista o vídeo desta mensagem em nosso Canal. Aproveite para curtir, comentar, compartilhar e se inscrever. Deus te abençoe!

Colocar os planos nas mãos de Deus, não significa que as coisas irão acontecer miraculosamente sem qualquer esforço da sua parte. Aprenda a confiar em Deus e agir dando um passo de cada vez, não importa o tempo que terá que investir e sim o quanto você está disposto a confiar em Deus.

  • Pense na imagem do alpinista que escala o monte vagarosamente, aos poucos, com calma e segurança, até chegar ao topo.
  • A realização dos teus planos, dos desejos do teu coração, será bem-sucedidos. O sucesso é a somatória de muitas pequenas conquistas. Por isso, não esqueça de envolver Deus nos teus planos, permita que Deus dirija a tua vida.

I – Verso 3: – CONFIE EM DEUS, O SENHOR, E FAÇA O BEM E ASSIM MORE COM TODA A SEGURANÇA NA TERRA PROMETIDA.

Confiança para o crente significa ter a certeza de que a presença de Deus é eficaz em sua vida em qualquer circunstância. É ter a certeza de que pode descansar, dormir em paz enquanto Deus trabalha em seu favor. É a verdadeira paz quando a tempestade agita as ondas ao seu redor.

A confiança resulta numa fé fortalecida, aprovada e de resultados. Há várias passagens na Bíblia que falam sobre confiança em Deus, vejamos algumas:

  • Deus garante o livramento daquele que confia Nele. Provérbios 3:26 Pois o Senhor Deus lhe dará segurança e nunca deixará você cair numa armadilha.
  • A verdadeira confiança em Deus não depende de rituais. Exemplos: 12 dias para 12 meses de vitórias; virada do ano de joelhos; estar vestido de branco para ter sorte; etc. Filipenses 3:3 Porque os que receberam a verdadeira circuncisão fomos nós, e não eles. Nós adoramos a Deus por meio do seu Espírito e nos alegramos na vida que temos em união com Cristo Jesus em vez de pormos a nossa confiança em cerimônias religiosas como a circuncisão.
  • A confiança em Deus nos fortalece. Filipenses 4:13 Com a força que Cristo me dá, posso enfrentar qualquer situação.
  • A confiança nos aproxima da graça de Deus, a fim de receber o que precisamos. Hebreus 4:16Por isso tenhamos confiança e cheguemos perto do trono divino, onde está a graça de Deus. Ali receberemos misericórdia e encontraremos graça sempre que precisarmos de ajuda.
  • A confiança nos encoraja. Hebreus 13:6 – Portanto, sejamos corajosos e afirmemos: “O Senhor é quem me ajuda, e eu não tenho medo. Que mal pode alguém me fazer?”
  • A confiança nos ensina a pedir segundo a vontade de Deus. I João 5:14Quando estamos na presença de Deus, temos coragem por causa do seguinte: se pedimos alguma coisa de acordo com a sua vontade, temos a certeza de que ele nos ouve.
  • A confiança garante a presença de Deus conosco. Deuteronômio 31:6 – Sejam fortes e corajosos; não se assustem, nem tenham medo deles, pois é o Senhor, nosso Deus, quem irá com vocês. Ele não os deixará, nem abandonará.
  • Confiança é saber que Deus está conosco em qualquer lugar. Josué 1:9 – Lembre da minha ordem: “Seja forte e corajoso! Não fique desanimado, nem tenha medo, porque eu, o Senhor, seu Deus, estarei com você em qualquer lugar para onde você for!”
  • A confiança em Deus renuncia à razão para viver o sobrenatural. Provérbios 3:5 – Confie no Senhor de todo o coração e não se apoie na sua própria inteligência.
  • A confiança em Deus nos empodera e renova as nossas forças. Isaías 40:31mas os que confiam no Senhor recebem sempre novas forças. Voam nas alturas como águias, correm e não perdem as forças, andam e não se cansam.
  • A confiança ensina que o nosso trabalho tem recompensa. I Coríntios 15:58Portanto, queridos irmãos, continuem fortes e firmes. Continuem ocupados no trabalho do Senhor, pois vocês sabem que todo o seu esforço nesse trabalho sempre traz proveito.

II – Verso 4 – QUE A SUA FELICIDADE ESTEJA NO SENHOR! ELE LHE DARÁ O QUE O SEU CORAÇÃO DESEJA.

A promessa contida neste verso é extremamente grande. Se confiarmos e se alegrarmos em Deus a ponto de entregar-lhe o caminho da nossa vida, aceitando o Seu modo de agir através de nós, então receberemos o que deseja o nosso coração.

  • Geralmente, quando falamos sobre desejos, pensamos em coisas materiais e as vezes supérfluas, queremos casa, carro, emprego, um esposo ou esposa, fama etc.
  • Mas veja bem o que o salmista ensina: nós devemos entregar a nossa vida para Deus e se alegrar Nele.
  • Se fizermos o que agrada a Deus com alegria e confiança, então nossos desejos que estão alinhados a vontade de Deus serão concedidos.

Quando desfrutamos de uma boa relação com Deus, os nossos desejos mais profundos são para Deus. Nós queremos coisas a fim de glorificar a Deus, através dessas coisas. Então a promessa se cumpre em nós, porque o que recebemos glorifica a Deus.

  • Qual era o desejo que poderia trazer felicidade em Deus para Neemias? Que Deus o abençoasse em sua audiência com o rei, a fim de obter autorização e recursos para ajudar na reconstrução da sua cidade e beneficiar o seu povo. Neemias 1:11 – Ouve agora a minha oração e as orações de todos os outros teus servos que têm prazer em te adorar. Faze com que eu tenha sucesso hoje e que o rei seja bondoso comigo. Nesse tempo eu estava encarregado de servir vinho ao rei.
  • Felicidade em Deus é não se assentar a mesa dos ímpios, com aqueles que zombam de Deus. Salmos 1:1-3 – Felizes são aqueles que não se deixam levar pelos conselhos dos maus, que não seguem o exemplo dos que não querem saber de Deus e que não se juntam com os que zombam de tudo o que é sagrado! 2 Pelo contrário, o prazer deles está na lei do Senhor, e nessa lei eles meditam dia e noite. 3 Essas pessoas são como árvores que crescem na beira de um riacho; elas dão frutas no tempo certo, e as suas folhas não murcham. Assim também tudo o que essas pessoas fazem dá certo.
  • A felicidade em Deus é fazer a Sua vontade porque gosta e não porque é imposta. Salmos 40:8 – Eu tenho prazer em fazer a tua vontade, ó meu Deus! Guardo a tua lei no meu coração.”
  • Para o crente a verdadeira felicidade só é encontrada em Deus. Jeremias 15:16 – Achando-se as tuas palavras, logo as comi, e a tua palavra foi para mim o gozo e alegria do meu coração; porque pelo teu nome me chamo, ó Senhor, Deus dos Exércitos. 17 Nunca me assentei no congresso dos zombadores, nem me regozijei; por causa da tua mão, me assentei solitário, pois me encheste de indignação.

Deus coloca diante de nós a liberdade para escolher o caminho que lhe agrada ou o caminho da impiedade, ou seja, das coisas que não lhe agradam.

  • Deus é a fonte de alegria, como uma via de mão dupla. Nesta via Deus aprova o que fazemos derramando alegria no coração e na outra via nós retribuímos se alegrando no Senhor.
  • Portanto, a pessoa que escolhe o caminho da impiedade, não pode se alegrar em Deus e tampouco receber as bençãos que são geradas em Deus.

Como saber o que agrada ou desagrada a Deus? Observe a que a Bíblia diz: Deus se alegra com a obediência e despreza a rebeldia e arrogância. Não é o que a pessoa faz, mas com que propósito e como ela faz que irá determinar a aprovação ou rejeição da parte de Deus.

  • I Samuel 15:20-23 – Mas eu obedeci a Deus, o Senhor! — respondeu Saul. — Saí como ele me ordenou, trouxe o rei Agague e matei todos os amalequitas. 21 Porém os meus soldados não mataram o melhor gado e as melhores ovelhas, que estavam condenados à destruição. Em vez disso, eles os trouxeram aqui para Gilgal a fim de os oferecer como sacrifício ao Senhor, o Deus de você. 22 Samuel respondeu: — O que é que o Senhor Deus prefere? Obediência ou oferta de sacrifícios? É melhor obedecer a Deus do que oferecer-lhe em sacrifício as melhores ovelhas. 23 A revolta contra o Senhor é tão grave como a feitiçaria, e o orgulho é pecado como é pecado a idolatria. O Senhor o rejeitou como rei porque você rejeitou as ordens dele.

Não há problema algum manifestarmos diante de Deus as nossas necessidades e desejos, sejam quais forem. Porém, devemos sempre priorizar o reino de Deus, ou seja, a vontade soberana de Deus sobre as necessidades, planos ou desejos.

  • A nossa fé ensina que se Deus não der o que queríamos é porque Deus tem algo maior para nos conceder, se permanecermos fiéis a Ele. Lucas 12:30b-31,34 – O Pai de vocês sabe que vocês precisam de tudo isso. 31 Portanto, ponham em primeiro lugar na sua vida o Reino de Deus, e Deus lhes dará todas essas coisas. 34 Pois onde estiverem as suas riquezas, aí estará o coração de vocês.

III – Verso 5 – PONHA A SUA VIDA NAS MÃOS DO SENHOR, CONFIE NELE, E ELE O AJUDARÁ.

Novamente o salmista nos convida a confiar em Deus, acreditar em sua proteção e direção. Deus concede o que o seu coração deseja quando você está alinhado à vontade de Deus. Isso significa que você deve acreditar que Deus tem o controle de sua vida.

  • Isso não é fácil, porque estamos falando de fé em um Deus invisível, sobrenatural que não pode ser visto. É crer no que não pode ser visto. Algumas situações geram inquietude, ansiedade e medo e por causa da nossa natureza, queremos respostas imediatas que sejam visíveis:
  • Como acreditar quando as palavras são insuficientes? Imagine a pessoa que está com uma dívida gigante e o pregador lhe diz que Deus está agindo, a pessoa verifica o seu saldo e a conta continua negativa etc. o que essa pessoa deseja não são palavras, mas solução imediata.
  • Esperar com paciência é um dos testes mais difíceis para o cristão, isso requer maturidade espiritual. A pressa para alcançar uma solução pode levar a pessoa a agir fora da linha do tempo de Deus.
  • Interrompemos o agir divino todas as vezes em que tomamos a frente numa situação que exige paciência e espera em Deus. O resultado das nossas interferências gera frustrações, perdas e dor desnecessária.

IV – Verso 6 – ELE FARÁ COM QUE A SUA HONESTIDADE SEJA COMO A LUZ E COM QUE A JUSTIÇA DA SUA CAUSA BRILHE COMO O SOL DO MEIO-DIA.

A vida do justo que busca a felicidade em Deus não é fácil. Fazer as coisas corretas, não se envolver com a impiedade e agir honestamente tem um preço. Porém, aqueles que não cedem as tentações do mundo e se mantem firmes na prática do bem serão recompensados por Deus.

  • Gálatas 6:9 – Não nos cansemos de fazer o bem. Pois, se não desanimarmos, chegará o tempo certo em que faremos a colheita. 

As promessas de Deus são para aqueles que priorizam viver na dimensão do reino de Deus, mesmo diante de falsas acusações e calúnias dos que não temem a Deus, o crente se mantem integro em sua fé.

  • Vai chegar o momento em que Deus fará a sua justiça brilhar como o sol ao meio-dia. Todos que lutaram contra você e desacreditaram nas promessas de Deus sobre a tua vida contemplarão a sua luz brilhar como resultado da sua obediência a Deus.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: