A procura de um milagre


Milhares de pessoas vinham ao encontro de Jesus, durante o seu ministério terreno, na esperança de serem abençoadas por suas palavras, curadas das enfermidades ou libertadas dos espíritos opressores que causavam males físicos, emocionais e espirituais.

  • Ainda hoje, milhares de pessoas estão em busca de ouvir palavras que ofereçam soluções para seus problemas. Nesse momento, em várias partes do mundo, pessoas estão reunidas nos templos, nas reuniões familiares, sociais etc. buscando uma palavra capaz de produzir o milagre em suas vidas. Mas, não é qualquer palavra que tem esse poder.
  • Somente a Palavra de Deus tem o poder para transformar, santificar, mudar, salvar, libertar, curar, mudar o destino da pessoa e trazer a existência as coisas que ainda não existem. Hebreus 11:3 – É pela fé que entendemos que o Universo foi criado pela palavra de Deus e que aquilo que pode ser visto foi feito daquilo que não se vê.
  • O evangelho de Jesus Cristo é a Palavra de Deus que veio para mostrar as pessoas que, por piores que sejam as situações em que estejam envolvidas, ainda há esperança. O milagre pode acontecer na vida de quem ouve e aceita pela fé a Palavra de Deus.

Assista o vídeo desta mensagem em nosso Canal. Aproveite para comentar, curtir, compartilhar e se inscrever no Canal.

I – A PROCURA DO MILAGRE

Marcos 5:24-34. O Autor narra o momento em que Jesus está se dirigindo à casa de Jairo para curar sua filha. Porém, uma grande multidão foi junto e o apertava de todos os lados. Por causa da multidão, a caminhada de Jesus tornou-se mais lenta, porque muitos queriam vê-lo.

No meio da multidão há sempre alguém esperando por um milagre. Uma mulher que sofria de uma enfermidade há muitos anos, desejava alcançar o milagre que a medicina e a religião não puderam lhe dar. Ela desejava intensamente ser curada. A sua esperança renasceu quando ouviu falar que Jesus estava caminhando no meio da multidão. Mas, para chegar até Jesus era necessário superar alguns obstáculos:

  1. O longo período de sofrimento. Foram 12 anos de muito sofrimento, sem nenhuma chance de ser curada. Nesse período ela buscou ajuda várias vezes, mas ninguém foi capaz de curá-la.
    • Quando alguém está diante de um problema, no início há muita disposição para encontrar a solução, mas com o passar do tempo a esperança diminui e a solução fica mais distante.
    • Ela precisava superar a falta de esperança depois de várias frustrações. Ela tinha que ser como Abraão que creu contra a esperança e depois de 25 anos contemplou o nascimento de Isaque, o filho da promessa, Romanos 4:18 – Abraão teve fé e esperança, mesmo quando não havia motivo para ter esperança, e por isso ele se tornou “o pai de muitas nações”. Como dizem as Escrituras: “Os seus descendentes serão muitos.”
  2. A multidão que estava à sua frente, impedindo-a de chegar até Jesus. Muitos que estavam a sua frente buscavam o mesmo, eles queriam ser curados ou receber uma palavra de Jesus e, portanto, não iriam facilitar sua passagem.
    • Imagine que você está na muito doente na fila do Pronto Socorro e outra pessoa no mesmo estado, que chegou por último, deseja passar na sua frente.
    • Mesmo assim, ela entrou no meio da multidão e aos poucos foi rompendo o caminho que a levaria até Jesus.
  3. Sua condição social desfavorável. Na sociedade judaica daquela época a mulher tinha uma posição secundária e quando se casava tornava-se propriedade do marido (Gn 31:14, 15; 1Tm 2:14). Com relação a esta mulher, nenhum dos evangelistas que contam a sua história citam o seu nome.
    • Ela não era alguém importante na sociedade, desconhecida e sem recursos, enquanto Jairo era rico, chefe da Sinagoga, um importante líder religioso. A mulher havia gastado tudo o que tinha, tratando-se com muitos médicos.
    • Associado as questões sociais e financeiras, ela sofria de uma enfermidade desagradável e incurável. As pessoas que poderiam ajudá-la só fizeram aumentar o seu sofrimento e agravamento da enfermidade. Estes a fizeram sofrer muito; mas, em vez de melhorar, ela havia piorado cada vez mais.
  4. O movimento de Jesus em meio a multidão. Jesus não estava sentado ou parado atendendo o povo. Ele estava caminhando em direção a casa de Jairo. Chegar até Jesus seria duplamente e extremamente difícil, considerando que ele se movia enquanto a mulher buscava furar o bloqueio em meio à multidão.
    • O momento não permitia que ela se assentasse com Jesus para contar seu problema. Ela estava próxima ao médico dos médicos, o único capaz de curar sua enfermidade, mas não podia conversar com ele, olhar calmamente em sua face, senão de relance.
      • Ela tinha que correr atrás do milagre em movimento, é como trocar a roda do carro em movimento.
    • Sabendo que aquela oportunidade era única e que não podia perder a chance de tentar ser curada, ela disse pensou:
      •  – “já que não posso parar o mestre e falar com ele,” Se eu apenas tocar na capa dele, ficarei curada.
  5. O cerco formado pelos discípulos e os homens de Jairo. Então, o máximo que ela conseguiu foi chegar bem próximo de Jesus por trás, ela esticou o braço e em um único ato conseguiu tocar nas vestes de Jesus por trás. No mesmo instante, ela sentiu algo sobrenatural acontecendo em seu corpo, ele teve a certeza de que estava curada, no mesmo momento a hemorragia cessou.
    • Todo sofrimento que suportou por 12 anos; todas as despesas com médicos que a deixou sem nenhum recurso; toda vergonha, decepção e humilhação simplesmente desapareceram diante da alegria e convicção de estar curada.
    • Apenas um toque nas vestes de Jesus mudou a vida daquela mulher para sempre. Ela não precisou agendar uma reunião para um determinado dia da semana; não precisou pagar para Jesus deixá-la tocar suas vestes. A fé foi o preço do seu milagre ao tocar nas vestes de Jesus.
    • Você não precisa pagar para receber o milagre, basta crer. Não contribuímos com ofertas e dízimos, tampouco vamos as reuniões ou participamos das ações da igreja em troca de milagres, porque os milagres que provêm de Deus são gratuitos e dependem somente da nossa fé.
      • Os atos de contribuição que realizamos pela igreja são demonstrações de gratidão e louvor a Deus pelo que recebemos Dele por causa da nossa fé.

II – COMO A MULHER ALCANÇOU O SEU MILAGRE?

  1. Ela reconheceu que Jesus podia curá-la. Ela perdeu seus recursos tentando encontrar a cura. Embora o texto não diga, ela deve ter procurado ajuda dos amigos, autoridades eclesiásticas e políticas e outros meios, mas tudo que obteve foi mais sofrimento. A decepção por não ser curada e a sensação de ter sido enganada.
  2. Ela se aproximou de Jesus crendo que ele era a sua única esperança. Depois de longos anos buscando a cura e sem esperança nos especialistas que poderiam ajudá-la, a saída foi buscar o milagre em Jesus. A presença de Jesus fez renascer sua fé por um milagre.
  3. Ele teve coragem para tocar com fé nas vestes de Jesus. Foi o seu ato de fé que mudou o curso da sua história, ainda hoje a fé continua sendo a chave que move Deus para te ajudar. Hebreus 11:6 – Sem fé ninguém pode agradar a Deus, porque quem vai a ele precisa crer que ele existe e que recompensa os que procuram conhecê-lo melhor.
    • Deus age quando a pessoa motivada pela fé vai ao seu encontro. Assim que a mulher tocou nas suas vestes – No mesmo instante Jesus sentiu que dele havia saído poder.
  4. O modo como ela tocou em Jesus fez a diferença. Muitas pessoas esbarraram em Jesus enquanto ele caminhava com Jairo, mas o que fez Jesus parar foi a fé da mulher quando tocou suas vestes. O seu toque foi diferente porque tinha a fé envolvida, Jesus disse: — Alguém me tocou, pois eu senti que de mim saiu poder (Lucas 8:43).
    • Eu penso que no meio da multidão muitas pessoas desejavam ser curadas e até tocaram em Jesus, mas nada receberam porque não tinham fé suficiente, talvez esperassem que Jesus fosse parar e conversar com elas como fez com Jairo.
    • Muitas pessoas vão as reuniões de cultos nas igrejas, ouvem a pregação e o louvor e saem sem receber o que vieram buscar porque, a exemplo da multidão, ficam esperando que algo diferente aconteça, que o pregador revele e fale diretamente com ela no meio da multidão etc. A mulher não esperou nada disso, apenas tocou pela fé em Jesus.
  5. Ela atraiu a atenção de Jesus com a sua fé. Quando Jesus parou para ver quem tinha tocado em suas vestes, ela não perdeu a oportunidade de adorar, no mesmo instante se prostrou diante de Jesus, com temor e contou-lhe tudo. Ela ouviu de Jesus o que mais desejava ouvir nos últimos 12 anos de sua vida: – Minha filha, você sarou porque teve fé. Vá em paz; você está livre do seu sofrimento.

Existem situações que não podemos resolver com nossos recursos, influência ou ajuda de terceiros. A mulher estava sofrendo não porque desistiu de lutar e pedir ajuda. Ela estava sofrendo porque as pessoas eram incapazes de ajudá-la, mesmo que quisessem.

  • Quando a situação se torna impossível de ser resolvida, somente a tua fé em Deus pode mudar o curso da história, porque para Deus nada é impossível, Lucas 1:37.
  • Quando Jó em meio ao sofrimento orou a Deus, ele disse (Jó 42:2) – “Eu reconheço que para ti nada é impossível e que nenhum dos teus planos pode ser impedido.
  • O salmista reconheceu que Deus é a única esperança quando declarou no Salmo 62:5-8 – Somente em Deus eu encontro paz e nele ponho a minha esperança. 6 Somente ele é a rocha que me salva; ele é o meu protetor, e eu não serei abalado. 7 A minha salvação e a minha honra dependem de Deus; ele é a minha rocha poderosa e o meu abrigo. 8 Confie sempre em Deus, meu povo! Abram o coração para Deus, pois ele é o nosso refúgio

III – QUAL É O MILAGRE QUE VOCÊ ESPERA ALCANÇAR?

Existem inúmeros problemas que afligem as pessoas: problemas familiares envolvendo cônjuges, filhos e parentes; crises existenciais, emocionais e espirituais; problemas financeiros relacionados ao desemprego, endividamento; falta de recursos para suprir necessidades básicas como alimentação, saúde, educação; decepções com as pessoas em geral, sistemas de governos e religião; tensão por causa dos conflitos políticos, guerras, natureza etc. Há uma canção antiga que diz o seguinte: Neste mundo todo mundo tem problemas, eu tenho o meu e você tem o seu…

  1. Jesus Cristo, a Palavra de Deus, é a única saída para pessoas em crises. O salmista disse em certa ocasião no Salmo 121:1,2 – Olho para os montes e pergunto: “De onde virá o meu socorro?” 2 O meu socorro vem do Senhor Deus, que fez o céu e a terra.
  2. Deus jamais falha, mesmo que as pessoas ou nossos recursos decepcionem. Muitos líderes políticos e ricos poderosos se frustram, mas os que confiam em Deus continuam sempre dispostos, até na hora da morte. Salmo 20:7,8 – Alguns confiam nos seus carros de guerra, e outros, nos seus cavalos, mas nós confiamos no poder do Senhor, nosso Deus. 8 Eles tropeçarão e cairão, mas nós nos levantaremos e ficaremos firmes.
  3. Deus pode suprir as necessidades dos aflitos. Não quer dizer que as coisas irão simplesmente cair do céu em nossas mãos, mas que quando confiamos em Deus e agimos pela fé, os milagres acontecem. Filipenses 4:11-13,19 – Não estou dizendo isso por me sentir abandonado, pois aprendi a estar satisfeito com o que tenho. 12 Sei o que é estar necessitado e sei também o que é ter mais do que é preciso. Aprendi o segredo de me sentir contente em todo lugar e em qualquer situação, quer esteja alimentado ou com fome, quer tenha muito ou tenha pouco. 13 Com a força que Cristo me dá, posso enfrentar qualquer situação. 19 E o meu Deus, de acordo com as gloriosas riquezas que ele tem para oferecer por meio de Cristo Jesus, lhes dará tudo o que vocês precisam.

Contribua para este ministério

Ajude-nos levar o evangelho para mais pessoas. Deus te abençoe!

R$ 100,00

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: