A vontade de Deus é que estejamos completamente preparados e prontos; que o nosso carater seja segundo a imagem de Cristo. O caminho para a preparacao é a palavra de Deus (II Timoteo 3:15,16), ela mostra que através da historia, nos momentos bons ou ruins, Deus está nos moldando e tornando-os pessoas melhores, como expressa Paulo em II Corintios 3:18b ARA – somos transformados, de glória em glória, na sua própria imagem, como pelo Senhor, o Espírito.
ALGUMAS MANEIRAS COMO DEUS NOS ENSINA E O QUE ELE EXIGE PARA QUE SEJAMOS PESSOAS COMPLETAMENTE PREPARADAS E PRONTAS PARA CUMPRIR SEUS PROPOSITOS.
Assista a mensagem deste sermão em nosso Canal. Aproveite para comentar, curtir, compartilhar e se inscrever.
I – Deus nos ensina a ser perseverantes. Daniel 1:8,9,21. Depois de 50 ou mais, Daniel mantinha o mesmo carater de quando chegou a Babiblonia. Ele não deixou de orar ao seu Deus e por isso foi jogado na cova dos leoes, no final foi liberto e seu ato foi um testemunho de fé que glorificou a Deus perante a Nacao e o rei. Daniel 6.
- Ser cristao exige perseverança, este é principio bíblico que não podemos ignorar. A nossa vida é uma maratona que só termina quando o Senhor chamar. Alguns desistem porque acham que ser cristao é como uma corrida de curta distância, logo se cansam e param no caminho, Gálatas 6:9; I Coríntios 15:58b.
II – Deus quer que sejamos fiéis. A fidelidade é fundamental em qualquer coisa que façamos. Deus não pode edificar a igreja de Cristo sem homens e mulheres fiéis. Devemos ser fiéis nas grandes e pequenas coisas. Principalmente nas pequenas que mostram o verdadeiro caráter de quem somos, Lucas 16:10a – Quem é fiel nas coisas pequenas também será nas grandes. Uma das marcas do crente verdadeiro é a fidelidade, Mateus 25.23.
- Ser fiel não significa ser perfeito, sem pecado. Davi foi uma pessoa segundo o coração de Deus, que cumpriu os planos de Deus no seu tempo (Atos 13:22,36). Deus podia contar com Davi, mas isso não o impediu de cometer pecado.
III – Deus exige que tenhamos compromisso com a sua vontade, Joao 8:31. Que estejamos dispostos a pagar o preco que o discipulado exige. Em lucas 9:57,58, um homem disse que estava pronto para seguir Jesus, mas quando Jesus lhe disse – As raposas têm as suas covas, e os pássaros, os seus ninhos. Mas o Filho do Homem não tem onde descansar, o homem simplesmente desapareceu da historia, não há menção sobre ele em outros textos da Biblia.
- Devemos compreender que seguir Jesus não é estar isento de problemas. Além disso, devemos considerar é que estar comprometido com Cristo é se comprometer com o seu corpo, que é a Igreja, I Corintios 12:12. Esse compromisso envolve ainda obedecer o IDE de Jesus, Mateus 28.18-20.
IV – Deus nos ensina sobre a importância da responsabilidade. Saul foi um rei irresponsavel em relação a vontade de Deus para o seu povo (I Samuel 15). Ele não eliminou os amalequitas, conforme o Senhor ordenou. Qual seria o final da história se Saul tivesse obedecido a Deus? Entregar sua vida a Jesus exige responsabilidade acerca dos dons e testemunho que ele exige de nos. Atraves da historia de Saul aprendemos sobre coisas das quais devemos nos precaver; coisas que podem ser obstaculos e nos tornar irresponsaveis quanto a vontade de Deus.
- O medo das pessoas, I Samuel 15:24 – Fiquei com medo do povo
- Silenciar a voz de Deus para ouvir as pessoas – e fiz o que eles queriam.
- O egoismo de querer se mostrar soberano numa situação, I Samuel 15:9 – Saul e os seus soldados não mataram Agague.
- Achar que Deus tem que aceitar o nosso jeito de fazer as coisas, respondeu Saul. I Samuel 15:20 – Mas eu obedeci a Deus, o Senhor!
- Oferecer sacrificios impróprios, achando que irá agradar a Deus. I Samuel 15:15 – Saul ofereceu ovelhas e gados amaldiçoados ao Senhor, no lugar do sacerdote Samuel.
- A falta de responsabilidade de Saul afastou o Espirito de Deus dele, um espirito maligno passou a atormentá-lo. Muitas pessoas vivem atormentadas por problemas mal resolvidos no passado, porque foram irresponsaveis em relação a vontade de Deus para suas vidas.
- O passado amalequita perseguiu Saul até a sua morte, quando ele foi ferido no campo campo de batalha contra os filisteus, um amalequita deu-lhe o golpe final. Depois o jovem amalequita foi contar para Davi que tinha matado Saul, II Samuel 1:1-16.
V – Deus exige que tenhamos determinação. Muitos cristaos atuais sofrem pela falta de determinacao. Eles se mostram firmes e seguros quando as coisas vao bem, mas fraquejam e desistem quando o caminho se torna dificil, Provérbios 22.13. Pessoas determinadas não perdem o foco, Filipenses 3:13,14.
VI – Deus nos ensina sobre a importância da lealdade. Em Ester 2:21-23 temos a historia de lealdade de Mordecai, que descobriu uma conspiração contra o rei e contou para sua sobrinha, a rainha Ester, que falou ao rei. A sua lealdade foi registrado no livro das cronicas do rei. Quando Hamã arquitetou um plano para matar os judeus, o rei descobriu através dos registros que Mordecai era um homem leal e o recompensou permitindo que os judeus se defendessem dos inimigos.
- Até que ponto somos leais à Deus e a Sua palavra? A lealdade exige aceitar e obedecer a Deus e sua palavra e se estende aos lideres espirituais e governos estabelecidos por Deus, Hebreus 13:7,17; Romanos 13:1.
- Outro ponto importante é que a verdadeira lealdade a Deus reflete em nossa lealdade de uns com os outros, Atos 2:44,45; Hebreus 10:24.
VII – Deus exige que o seu povo seja disciplinado. Disciplina é fazer o que você sabe que deve fazer, esteja disposto ou não. Como ser um crente disciplinado? Observe o seguinte:
- Primeiro, observe se há alguma área da sua vida que necessita disciplina. II Timoteo 2:4,7.
- Em segundo lugar, busque alguem que possa te ajudar a superar sua fraqueza.
- Por último, ore e peça a Deus forças para ser uma pessoa disciplinada. II Pedro 1:6.
VIII – Deus quer que tenhamos paciência. A paciencia é uma virtude importante que poucos têm. Estamos numa sociedade imediatista, onde tudo tem que ser para ontem. Porém, a Bíblia ensina que em algumas questões ou àreas da vida precisamos ter paciencia. Alguns exemplos de impaciência e suas consequencias:
- Deus tinha dito a Abraão que daria a ele e Sara um herdeiro, mas ambos se precipitaram e Abraao teve um filho com a serva egipcia Agar, que resultou em grandes conflitos dentro do seu lar e entre os seus descendentes.
- Jacó e Esaú, Deus disse que o maior serviria o menor (Genesis 25:23), mas Rebeca e Jacó trapacearam Isaque para obter o direito a primogenitura. Quando Esaú descobriu que foi enganado quis matar o seu irmão. A fuga de Jacó trouxe muita dor e sofrimento a ele e toda a familia. Se Rebeca e Jacó tivessem deixado Deus executar seu plano do jeito certo, qual seria o resultado? Quanto sofrimento teriam evitado por longos anos, até que Esaú perdoasse Jacó.
- Quando Davi soube que o rei Saul queria matá-lo, ele preferiu fugir para a terra dos filisteus (I Samuel 27:1) do que lutar contra o rei, ungido por Samuel. Certa vez, Davi teve a oportunidade para matar Saul e se assentar no trono, mas ele não ousou tocar no rei e esperou o tempo certo para se tornar rei.
IX – Em ultimo lugar, Deus exige que seu povo seja íntegro. Integridade na Biblia significa “perfeição, simplicidade, justiça”. Uma pessoa íntegra é transparente, é alguém com que você pode contar. Pensa sobre o que diz e faz o que diz. Pratica o que diz. O rei Davi foi um exemplo de pessoa íntegra. Mas, como assim? Ele não era um homem perfeito. Em II Samuel 12, quando o profeta Natã o acusou de ter pecado contra o Senhor, Davi reconheceu a sua condição e aceitou a disciplina de Deus.
- Uma pessoa íntegra concordará com Deus sobre seu pecado. Devemos ser honestos a respeito do pecado, pois temos um defensor junto do Pai, o Senhor Jesus Cristo. I Joao 1:9.
- A pessoa que é transparente anda na luz, é honesta e confiável. Davi mostra sua transparência nos salmos, onde não esconde seus pecados e os confessa diante de Deus. Salmos 17:3: 18:21; 25:4-7; 38:17-18; 40:2-3,17; 51:2-19; 55:5-8; 56:3-4.
Nos salmos, notamos que Davi, o rei de Israel, não foi um homem que se exaltava em sua posição, vemos a integridade de Davi com respeito aos seus sentimentos, emoções etc. Davi não tentava ser algo que não era. Compartilhou abertamente suas fraquezas, seus medos, seus desejos. Foi um homem que ressaltava o que ele era na perspectiva de Deus. Salmos 51:6 – O que tu queres é um coração sincero; enche o meu coração com a tua sabedoria.
- É isso que o Senhor deseja. A verdade no ser humano interior. A verdade de uns para com os outros. A verdade para com Deus. É nesse ponto que se insere a transparência e andar na luz.
- A falta de integridade é uma das razões por que presenciamos tantas pessoas de Deus, e especialmente os líderes, caírem na imoralidade, em pecado.
A integridade nos ajuda a superar certas faquezas. Quando estamos dispostos a confessá-las, aprendemos a ser francos e honestos com Deus. E quando agimos com sinceridade diante de Deus, é certo que ele nos perdoará e nunca, jamais, nos rejeitará, Efésios 2:4,5.
- Quando percebemos que fomos aceitos por Deus, quando isso se torna uma realidade cada vez maior em nossa vida, também estaremos mais abertos em relação a nossos irmãos e irmãs em Cristo. Haveremos de tornar-nos homens e mulheres de integridade. Homens e mulheres de caráter.

Contribua para este ministério
Ajude-nos levar o evangelho de Cristo para mais pessoas.
R$ 100,00
Deixe um comentário