Completamente preparado e pronto


A vontade de Deus é que estejamos completamente preparados e prontos; que o nosso carater seja segundo a imagem de Cristo. O caminho para a preparacao é a palavra de Deus (II Timoteo 3:15,16), ela mostra que através da historia, nos momentos bons ou ruins, Deus está nos moldando e tornando-os pessoas melhores, como expressa Paulo em II Corintios 3:18b ARA – somos transformados, de glória em glória, na sua própria imagem, como pelo Senhor, o Espírito.

ALGUMAS MANEIRAS COMO DEUS NOS ENSINA E O QUE ELE EXIGE PARA QUE SEJAMOS PESSOAS COMPLETAMENTE PREPARADAS E PRONTAS PARA CUMPRIR SEUS PROPOSITOS.

Assista a mensagem deste sermão em nosso Canal. Aproveite para comentar, curtir, compartilhar e se inscrever.

I – Deus nos ensina a ser perseverantes. Daniel 1:8,9,21. Depois de 50 ou mais, Daniel mantinha o mesmo carater de quando chegou a Babiblonia. Ele não deixou de orar ao seu Deus e por isso foi jogado na cova dos leoes, no final foi liberto e seu ato foi um testemunho de fé que glorificou a Deus perante a Nacao e o rei. Daniel 6.

  • Ser cristao exige perseverança, este é principio bíblico que não podemos ignorar. A nossa vida é uma maratona que só termina quando o Senhor chamar. Alguns desistem porque acham que ser cristao é como uma corrida de curta distância, logo se cansam e param no caminho, Gálatas 6:9; I Coríntios 15:58b.

II – Deus quer que sejamos fiéis. A fidelidade é fundamental em qualquer coisa que façamos. Deus não pode edificar a igreja de Cristo sem homens e mulheres fiéis.  Devemos ser fiéis nas grandes e pequenas coisas. Principalmente nas pequenas que mostram o verdadeiro caráter de quem somos, Lucas 16:10a – Quem é fiel nas coisas pequenas também será nas grandes. Uma das marcas do crente verdadeiro é a fidelidade, Mateus 25.23.

  • Ser fiel não significa ser perfeito, sem pecado.  Davi foi uma pessoa segundo o coração de Deus, que cumpriu os planos de Deus no seu tempo  (Atos 13:22,36). Deus podia contar com Davi, mas isso não o impediu de cometer pecado.

III – Deus exige que tenhamos compromisso com a sua vontade, Joao 8:31. Que estejamos dispostos a pagar o preco que o discipulado exige. Em lucas 9:57,58, um homem disse que estava pronto para seguir Jesus, mas quando Jesus lhe disse – As raposas têm as suas covas, e os pássaros, os seus ninhos. Mas o Filho do Homem não tem onde descansar, o homem simplesmente desapareceu da historia, não há menção sobre ele em outros textos da Biblia.

  • Devemos compreender que seguir Jesus não é estar isento de problemas.  Além disso, devemos considerar é que estar comprometido com Cristo é se comprometer com o seu corpo, que é a Igreja, I Corintios 12:12. Esse compromisso envolve ainda obedecer o IDE de Jesus, Mateus 28.18-20.

IV – Deus nos ensina sobre a importância da responsabilidade. Saul foi um rei irresponsavel em relação a vontade de Deus para o seu povo (I Samuel 15). Ele não eliminou os amalequitas, conforme o Senhor ordenou. Qual seria o final da história se Saul tivesse obedecido a Deus? Entregar sua vida a Jesus exige responsabilidade acerca dos dons e testemunho que ele exige de nos. Atraves da historia de Saul aprendemos sobre coisas das quais devemos nos precaver; coisas que podem ser obstaculos e nos tornar irresponsaveis quanto a vontade de Deus.

  • O medo das pessoas, I Samuel 15:24 – Fiquei com medo do povo
  • Silenciar a voz de Deus para ouvir as pessoas – e fiz o que eles queriam.
  • O egoismo de querer se mostrar soberano numa situação, I Samuel 15:9 – Saul e os seus soldados não mataram Agague.
  • Achar que Deus tem que aceitar o nosso jeito de fazer as coisas, respon­deu Saul. I Samuel 15:20 –  Mas eu obedeci a Deus, o Senhor! 
  • Oferecer sacrificios impróprios, achando que irá agradar a Deus. I Samuel 15:15 – Saul ofereceu ovelhas e gados amaldiçoados ao Senhor, no lugar do sacerdote Samuel.
  • A falta de responsabilidade de Saul afastou o Espirito de Deus dele, um espirito maligno passou a atormentá-lo. Muitas pessoas vivem atormentadas por problemas mal resolvidos no passado, porque foram irresponsaveis em relação a vontade de Deus para suas vidas.
  • O passado amalequita perseguiu Saul até a sua morte, quando ele foi ferido no campo campo de batalha contra os filisteus, um amalequita deu-lhe o golpe final. Depois o jovem amalequita foi contar para Davi que tinha matado Saul, II Samuel 1:1-16.

V – Deus exige que tenhamos determinação. Muitos cristaos atuais sofrem pela falta de determinacao. Eles se mostram firmes e seguros quando as coisas vao bem, mas fraquejam e desistem quando o caminho se torna dificil, Provérbios 22.13. Pessoas determinadas não perdem o foco, Filipenses 3:13,14.

VI – Deus nos ensina sobre a importância da lealdade. Em Ester 2:21-23 temos a historia de lealdade de Mordecai, que descobriu uma conspiração contra o rei e contou para sua sobrinha, a rainha Ester, que falou ao rei. A sua lealdade foi registrado no livro das cronicas do rei. Quando Hamã arquitetou um plano para matar os judeus, o rei descobriu através dos registros que Mordecai era um homem leal e o recompensou permitindo que os judeus se defendessem dos inimigos.

  • Até que ponto somos leais à Deus e a Sua palavra? A lealdade exige aceitar e obedecer a Deus e sua palavra e se estende aos lideres espirituais e governos estabelecidos por Deus, Hebreus 13:7,17; Romanos 13:1.
  • Outro ponto importante é que a verdadeira lealdade a Deus reflete em nossa lealdade de uns com os outros, Atos 2:44,45; Hebreus 10:24.

VII – Deus exige que o seu povo seja disciplinado. Disciplina é fazer o que você sabe que deve fazer, esteja disposto ou não. Como ser um crente disciplinado? Observe o seguinte:

  • Primeiro, observe se há alguma área da sua vida que necessita disciplina. II Timoteo 2:4,7.
  • Em segundo lugar, busque alguem que possa te ajudar a superar sua fraqueza.
  • Por último, ore e peça a Deus forças para ser uma pessoa disciplinada. II Pedro 1:6.

VIII – Deus quer que tenhamos paciência. A paciencia é uma virtude importante que poucos têm. Estamos numa sociedade imediatista, onde tudo tem que ser para ontem. Porém, a Bíblia ensina que em algumas questões ou àreas da vida precisamos ter paciencia. Alguns exemplos de impaciência e suas consequencias:

  • Deus tinha dito a Abraão que daria a ele e Sara um herdeiro, mas ambos se precipitaram e Abraao teve um filho com a serva egipcia Agar, que resultou em grandes conflitos dentro do seu lar e entre os seus descendentes.
  • Jacó e Esaú, Deus disse que o maior serviria o menor (Genesis 25:23), mas Rebeca e Jacó trapacearam Isaque para obter o direito a primogenitura. Quando Esaú descobriu que foi enganado quis matar o seu irmão. A fuga de Jacó trouxe muita dor e sofrimento a ele e toda a familia. Se Rebeca e Jacó tivessem deixado Deus executar seu plano do jeito certo, qual seria o resultado? Quanto sofrimento teriam evitado por longos anos, até que Esaú perdoasse Jacó.
  • Quando Davi soube que o rei Saul queria matá-lo, ele preferiu fugir para a terra dos filisteus (I Samuel 27:1) do que lutar contra o rei, ungido por Samuel. Certa vez, Davi teve a oportunidade para matar Saul e se assentar no trono, mas ele não ousou tocar no rei e esperou o tempo certo para se tornar rei.

IX – Em ultimo lugar, Deus exige que seu povo seja íntegro. Integridade na Biblia significa “perfeição, simplicidade, justiça”. Uma pessoa íntegra é trans­parente, é alguém com que você pode contar. Pen­sa sobre o que diz e faz o que diz. Pratica o que diz. O rei Davi foi um exemplo de pessoa íntegra. Mas, como assim? Ele não era um homem perfeito. Em II Samuel 12, quando o profeta Natã o acusou de ter pecado contra o Senhor, Davi reconheceu a sua condição e aceitou a disciplina de Deus.

  • Uma pessoa íntegra concordará com Deus sobre seu pecado. Devemos ser honestos a respeito do pecado, pois temos um defensor junto do Pai, o Senhor Jesus Cristo. I Joao 1:9.
  • A pessoa que é transparente anda na luz, é honesta e confiável. Davi mostra sua transparência nos salmos, onde não esconde seus pecados e os confessa diante de Deus. Salmos 17:3: 18:21; 25:4-7; 38:17-18; 40:2-3,17; 51:2-19; 55:5-8; 56:3-4.

Nos salmos, notamos que Davi, o rei de Israel, não foi um homem que se exal­tava em sua posição, vemos a integridade de Davi com respeito aos seus sentimentos, emoções etc. Davi não ten­tava ser algo que não era. Compartilhou abertamente suas fraquezas, seus medos, seus desejos. Foi um homem que ressaltava o que ele era na perspectiva de Deus. Salmos 51:6 – O que tu queres é um coração sincero; enche o meu coração com a tua sabedoria.

  • É isso que o Senhor deseja. A verdade no ser humano interior. A verdade de uns para com os outros. A verdade para com Deus. É nesse ponto que se insere a transparência e andar na luz.
  • A falta de integridade é uma das razões por que presenciamos tantas pessoas de Deus, e especialmente os líderes, caírem na imoralidade, em pecado.

A integridade nos ajuda a superar certas faquezas. Quando estamos dispostos a confessá-las, aprendemos a ser francos e honestos com Deus. E quando agimos com sinceridade diante de Deus, é certo que ele nos perdoará e nunca, jamais, nos rejeitará, Efésios 2:4,5.

  • Quando percebemos que fomos aceitos por Deus, quando isso se torna uma realida­de cada vez maior em nossa vida, também estaremos mais abertos em relação a nossos irmãos e irmãs em Cristo. Haveremos de tornar-nos homens e mulheres de integridade. Homens e mulheres de caráter.
logo_gif

Contribua para este ministério

Ajude-nos levar o evangelho de Cristo para mais pessoas.

R$ 100,00

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: