Deus é bondoso com os humildes


Porém a bondade que Deus mostra é ainda mais forte, pois as Escrituras Sagradas dizem: “Deus é contra os orgulhosos, mas é bondoso com os humildes.” Tiago 4:6.

Nabucodonosor era um homem de sucesso, um rei poderoso e hábil, governante do maior e mais forte reino do mundo, arquiteto da mais bela cidade da antiguidade, a esplendida Babilônia. Mas, ele não tinha aprendido que Deus é grande e soberano, a fonte de todo poder, glória, majestade, sabedoria, riqueza, força, autoridade e beleza.

  • Certa feita, enquanto passeava pelo terraço do seu palácio em Babilônia, disse: — Como é grande a cidade de Babilônia! Com o meu grande poder, eu a construí para ser a capital do meu reino, a fim de mostrar a todos a minha grandeza e a minha glória. Daniel 4:30
  • 5 coisas que Nabucodonozor atribuiu para si: meu grande poder; minha criação; meu reino; minha grandeza; minha glória.

Conhecemos a triste história deste rei. Seu reino foi tirado dele, ele parou de desfrutar de suas conquistas; sua aparência tornou-se grotesca e selvagem e ele comia grama como um animal. Nabucodonosor foi humilhado em “sua grandeza”. Mas, graças a Deus, sua história não terminou aí. Ele ergueu os olhos para o céu e sua razão lhe foi restaurada. Ele glorificou a Deus, testemunhou e publicou para todos os habitantes de seu império o que havia aprendido:

  • Daniel 4:36-37 – Logo que o meu juízo voltou — continuou Nabucodonosor —, eu recebi outra vez a minha honra, a minha majestade e a glória do meu reino. Os meus conselheiros e as altas autoridades do meu governo me receberam de volta. Fui rei de novo, com mais poder do que antes. 37 Portanto, eu, o rei Nabucodonosor, agradeço ao Rei do céu e lhe dou louvor e glória. Tudo o que ele faz é certo e justo, e ele pode humilhar qualquer pessoa orgulhosa.

O orgulho não se originou no rei Nabucodonozor, mas em satanás quando foi expulso do céu porque queria tornar-se maior que Deus. Esse orgulho satânico foi inserido na raça humana, quando a serpente convenceu Eva de que ela poderia ser igual a Deus, conhecendo o bem e o mal. Genesis 3:5 – Deus disse isso porque sabe que, quando vocês comerem a fruta dessa árvore, os seus olhos se abrirão, e vocês serão como Deus, conhecendo o bem e o mal.

  • O orgulho de querer ser como Deus (em sua soberania) se espalhou por toda a terra causando guerras, sofrimentos, injustiças, perseguições, ambições desenfreadas, famílias destruídas, e muitos outros males.
  • O orgulho instaurado na raça humana justifica a necessidade de redenção. E a nossa compreensão da necessidade de ser redimidos depende em grande parte do quando estamos cientes do poder destrutivo do orgulho em nosso ser.

Se olharmos a nossa volta ou para dentro de nós, perceberemos a falta de humildade e a prevalência do orgulho, em muitos momentos da vida. Desde o nascimento somos inclinados para o orgulho. Exemplos: os políticos que buscam impressionar seus leitores com mentiras a fim de serem eleitos; no esporte, na música, na cultura, nos altares, nas pregações, nas canções que cantamos e outras apresentações que fazemos no templo “para Deus”, é possível enxergar uma boa pitada de orgulho.

  • A verdade é que as pessoas estão sempre querendo impressionar e se orgulham quando conseguem. Usamos o que está acontecendo ao nosso redor para fortalecer nosso ego em vez de aprender a humildade.
  • O orgulho é a raiz dos ressentimentos quando não somos tratados como achamos que merecemos ou quando sentimos que um direito foi violado.

Deus disse através do profeta Jeremias: O Senhor disse: — O sábio não deve se orgulhar da sua sabedoria, nem o forte, da sua força, nem o rico, da sua riqueza. 24 Se alguém quiser se orgulhar, que se orgulhe de me conhecer e de me entender; porque eu, o Senhor, sou Deus de amor e faço o que é justo e direito no mundo. Estas são as coisas que me agradam. Eu, o Senhor, estou falando. Jeremias 9:23-24.

Assista a mensagem deste sermão em nosso Canal. Aproveite para comentar, curtir, compartilhar e se inscrever.

O QUE NÃO É HUMILDADE?

Antes de prosseguir, devemos buscar compreender o que a humildade não é.

Para os antigos gregos a humildade era uma característica negativa. As discussões filosóficas nas praças na Grécia Antiga era uma maneira das pessoas esbanjar seu orgulho, impondo suas ideias, conhecidos, suposições etc. sem respeitar as opiniões alheias.

Do mesmo modo, em nosso tempo é muito difícil conceituar a diferença entre orgulho e humildade com determinadas pessoas. Alguns usam a própria Bíblia para sustentar suas afirmações favoráveis ao orgulho, por exemplo: ao afirmar que o mais importante é amar a si mesmo a qualquer custo; que o homem foi criado a imagem e semelhança de Deus, portanto tem o direito de se sobrepor sobre outros, do mesmo modo que Deus se sobrepõe sobre os seres celestiais.

Alguns tipos de falsa humildade, das quais devemos tomar cuidado para não sermos contagiados:

  • Obsessão de ser o mártir e assim conquistar pelo menos a simpatia, senão a admiração dos outros.
  • Se sentir a vítima cansada, perseguida e patética das circunstâncias.
  • Criticar a si mesmo e falar de erros e fracassos até que alguém nos contradiga e nos bajule e assim alimente o orgulho que habita os cantos do coração.
  • Ficar em silêncio a fim de demonstrar que o você pensa não tem valor. Às vezes o silêncio encobre o orgulho que de longe critica os outros, menospreza-os e não se digna a entrar em comunicação com eles de igual para igual.

O QUE É HUMILDADE?

Voltando ao exemplo dos gregos antigos, eles entendiam a humildade como um atributo negativo que carregava a ideia de ser fraco, inútil, servil ou desvalorizado. No entanto, os judeus, como os autores bíblicos, preencheram o termo com significado positivo, até que o Filho de Deus pudesse dizer: “Sejam meus seguidores e aprendam comigo porque sou bondoso e tenho um coração humilde; e vocês encontrarão descanso.” Mateus 11:29.

Alguns passos importantes que podemos dar, aprendendo com Jesus, com os apóstolos e demais personagens bíblicos, para tornar-se humildes aos olhos de Deus:

  1. Seja submisso a Deus e aos outros. Em I Pedro 5:5-6, Pedro foca a humildade em seu relacionamento com Deus e com as pessoas como o oposto de orgulho. A humildade é a virtude que produz submissão. Exemplo: os jovens dão exemplo de humildade quando respeitam os mais velhos.
  2. Humildade é ter uma perspectiva correta de nós mesmos diante de Deus. Reconhecer que fomos criados à imagem de Deus, mas que somos fracos e pecadores; que temos valor eterno, mas que nosso futuro depende inteiramente da graça e obra de Deus em Cristo.
  3. Somente pelo Espírito Santo podemos ser verdadeiramente humildes. A única maneira de ter humildade é morrer para nós mesmos para que Cristo possa viver sua vida através de nós. (Gl 2:20).
  4. Maravilhe-se com a graça de Deus. A humildade é o oposto da autoconfiança. Qualquer bem ou habilidade que eu tenha vem de Deus, para ser usada para a Sua glória, não para minha glória. II Coríntios 3:5 – a nossa capacidade vem de Deus.
  5. A humildade agradece a Deus pelo modo como nos fez, por sua graça em nos redimir e pelo modo como nos governa, pelo milagre de nos transformar, pelas circunstâncias e pessoas que colocou ao nosso redor.
  6. Priorize os outros. Deus nos criou com uma natureza que nos ensina a valorizar, cuidar e proteger a nós mesmos. Do mesmo modo, Jesus ensino que devemos amar os outros com o mesmo amor, com o mesmo respeito e cuidado que temos por nós (Filipenses 2:3-4).
  7. A humildade diz: “Posso tratar bem os outros porque sou muito abençoado por Deus. Posso tratá-los com graça, paciência e misericórdia porque ele me tratou assim.
  8. A humildade não permite o egocentrismo. Humildade significa elevar os outros. É recusar-se a se colocar em uma posição mais alta. É ocupar o segundo lugar, ou o terceiro ou o décimo, de acordo com a vontade de Deus, e ser feliz.
  9. Abra a porta do teu coração para Deus trabalhar em sua vida. A humildade é o meio e a porta para a liberdade, graça e santidade, porque sem humildade você não se submeterá ou dependerá de Deus.
  10. Humildade é a atitude do coração que reconhece sua profunda necessidade de Deus e das pessoas (você não pode viver como uma ilha isolada), tanto para a direção de sua vida quanto para a provisão de tudo o que lhe falta: sabedoria, graça e habilidade.
  11. Seja como Jesus Cristo que nos ensinou sendo humilde. Paulo nos exortou em Filipenses 2:5: Tenham entre vocês o mesmo modo de pensar que Cristo Jesus tinha (mesmo sentimento, mesma atitude). Jesus não veio para ser servido, mas para servir.
  12. Jesus foi um servo de Deus Pai e dos humanos, dando sua vida para glorificar a Deus e tirar os homens da condenação do pecado.
  13. Não busque, nem peça para ser exaltado; essa é a obra de Deus. Não queira receber a glória que só pertence a Deus. Isaias 42:8 – Eu sou o Senhor: este é o meu nome, e não permito que as imagens recebam o louvor que somente eu mereço.”
  14. Romanos 11:36 – Pois todas as coisas foram criadas por ele, e tudo existe por meio dele e para ele. Glória a Deus para sempre! Amém!

A HUMILDADE É UMA VIRTUDE NECESSARIA, ESSENCIAL PARA TODO CRISTÃO.

A humildade é a raiz de muitos valores de grande significado na vida do cristão, no seu relacionamento com Deus e com as pessoas, sejam elas cristãs ou descrentes. Calvino a chamou de raiz de toda virtude.

Algumas razões que justificam a nossa necessidade de sermos humildes como Jesus ensinou. A humildade é essencial:

  1. Para a salvação. É preciso humildade para que uma pessoa venha a conhecer a Cristo, perceber sua pecaminosidade e sua necessidade de perdão. Ela tem que se aproximar de Deus como uma criança, reconhecendo sua impotência em si mesmo.
  2. O centurião disse para Jesus (Mateus 8:8) – Eu não mereço que o senhor entre na minha casa. Dê somente uma ordem, e o meu empregado ficará bom.
  3. A mulher estrangeira disse para Jesus (Mateus 15:27) – até mesmo os cachorrinhos comem as migalhas que caem debaixo da mesa dos seus donos.
  4. Zaqueu o publicano disse para Jesus (Lucas 19:8) – Escute, Senhor, eu vou dar a metade dos meus bens aos pobres. E, se roubei alguém, vou devolver quatro vezes mais.
  5. Quanto a você – qual é a sua afirmação para Jesus hoje?

Contribua para este ministério

Ajude-nos levar o evangelho para mais pessoas

R$ 100,00

Deixe um comentário

Acima ↑