Para cada desafio, uma nova licão


Lucas capítulo 9 começa falando sobre quando os discípulos foram enviados para pregar o evangelho em diversos lugares. Quando retornaram, eles estavam cheios de alegria porque viram milagres acontecendo, pelo poder do nome de Jesus (Lc 9:6,10).

  • Neste desafio missionário, os discípulos aprenderam sobre confiar na provisão de Deus. Eles saíram para o campo missionário sem levar roupas, comidas, dinheiro ou qualquer tipo de provisão, tiveram que depender exclusivamente da provisão de Deus. Jesus ensinou-lhes que na vida somos dependentes de Deus.      
  • Outro ponto importante diz respeito a mensagem que os discípulos e nós devemos levar: a mensagem sobre o Reino de Deus e abençoar pessoas (cura, libertação etc.). Em sua missão, os discípulos deveriam protestar contra aqueles que rejeitassem a mensagem. Mas, se forem mal recebidos, saiam logo daquela cidade. E na saída sacudam o pó das suas sandálias, como sinal de protesto contra aquela gente (Lc 9:5).

JESUS ENSINA MAIS UMA LICAO PROPONDO UM NOVO DESAFIO AOS DISCIPULOS

Assista a mensagem deste sermão em nosso Canal. Aproveite para comentar, curtir, compartilhar e se inscrever.

Esse novo desafio foi diferente do anterior e trouxe novos ensinamentos para os discípulos. Quem anda com Jesus está sempre aprendendo novas experiências em novos cenários.

  • Quando eles voltaram da missão anterior, estavam cheios de alegria e vieram compartilhar suas experiencias com Jesus. Marcos 6:30 – Os apóstolos voltaram e contaram a Jesus tudo o que tinham feito e ensinado.
  • Porém, havia uma grande multidão em volta de Jesus, de modo que não Jesus e os discípulos não tinham tempo sequer para comer. Eu imagino que parte desta multidão eram pessoas que acompanharam os discípulos durante a missão que realizaram.

Jesus percebe que os discípulos, embora alegres, estavam cansados. Eles não estavam conseguindo atender a demanda de pessoas que vinham para receber oração, pedir algum tipo de ajuda em relação ao seu sofrimento etc… Marcos 6:31a – Havia ali tanta gente, chegando e saindo, que Jesus e os apóstolos não tinham tempo nem para comer. 

  • Jesus os convidou para irem para um lugar mais sossegado a fim de descansarem. Marcos 6:31b,32 – Então ele lhes disse: — Venham! Vamos sozinhos para um lugar deserto a fim de descansarmos um pouco. 32 Então foram sozinhos de barco para um lugar deserto.
  • Mas, a multidão seguiu o barco onde Jesus estava pelas margens. A Bíblia diz que eles saíram correndo e foram dando a volta no lago, e por onde eles passavam as pessoas perguntavam o que aconteceu? O que está acontecendo?
  • Podemos imaginar as pessoas respondendo e comentando o que Jesus e os apóstolos fizeram por elas. Marcos 6:33 – De todos os povoados, muitos correram pela margem e chegaram lá antes deles. Quando chegaram aonde Jesus estava a multidão era maior ainda.
  • O que você faria se fosse perseguido por uma multidão de pessoas que te admiram e desejam ser abençoadas por você? O número de pessoas na multidão aumentou para mais de 5 mil pessoas. Quando Jesus e os discípulos encostaram o barquinho, ele se compadeceu da multidão, porque eram como ovelhas sem pastor, desesperadas para encontrar um pastor, então começou a ensinar-lhes sobre o reino de Deus (Mc 6:34).

Os autores sagrados não relatam o que aconteceu durante o transcurso no barco, mas ao descer do barco, o cansaço de Jesus e os discípulos deu lugar ao entusiasmo para cuidar do povo. O dia estava findando quando alguns discípulos se aproximam de Jesus e dizem (Mc 6:35b,36) – Já é tarde, e este lugar é deserto. 36 Mande esta gente embora, a fim de que vão aos sítios e povoados de perto daqui e comprem alguma coisa para comer

  • Jesus lança um desafio para os discípulos, ao invés de mandar o povo embora, ele diz (Mc 6:37) –Deem vocês mesmos comida a eles.

Voltando ao exemplo do desafio anterior, os discípulos saíram para a missão sem nada (sem dinheiro, sem comida, sem roupa) e experimentaram o poder de Deus que supriu todas as suas necessidades. No desafio da provisão eles aprenderam a lição que Deus é poderoso para suprir todas as coisas.

Mas, o que mudou agora, nesse novo desafio? Jesus queria trabalhar no coração deles propondo um novo desafio de fé. Anteriormente as pessoas foram usadas por Deus para suprir-lhes com roupas, comida, hospedagem etc.; neste novo desafio eles deveriam suprir as necessidades das pessoas provendo alimento para todos.

  • Não esqueça: um dia você é abençoado por alguém, fica feliz, compartilha, agradece etc., outro dia é sua vez de retribuir e abençoar as pessoas.
  • No primeiro desafio eles foram sozinhos e deu tudo certo; agora, eles estavam com Jesus. Então, por que duvidar?

A mudança de foco no novo desafio – (Mc 6:37). No primeiro Jesus disse que poderia supri-los e eles creram, o foco da benção foram os discípulos; no segundo desafio o foco são as pessoas (o outro) e não os discípulos (eu).

  • Quando você é o foco da benção é natural que haja alegria, porque você é quem recebe; mas, Jesus ensinou que devemos agir com a mesma motivação, fervor e fé, quando o foco são outras pessoas. Quando ajudamos alguém, transferimos o foco da benção para o outro e nos tornamos doador destas bençãos – Atos 20:35 – Em tudo tenho mostrado a vocês que é trabalhando assim que podemos ajudar os necessitados. Lembrem das palavras do Senhor Jesus: “É mais feliz quem dá do que quem recebe.”

Aqui está a grande diferença entre os dois desafios: não devemos viver apenas a experiencia de provisão no deserto para nós; mas, devemos também se responsabilizar pelos nossos irmãos que estão no deserto, quando estamos em condições de ajudá-los.

  • Jesus deu uma ordem, como fez da outra vez, portanto, eles deveriam confiar em Jesus e fazer sua parte sem duvidar. O mesmo Jesus que supriu em suas vidas, tem poder para usá-los para prover na vida de outras pessoas.
  • A mesma benção, poder e graça que provê na vida de alguém que te abençoa, também provê na sua vida para abençoar alguém.

O povo estava sofrendo, cansado (eles seguiram Jesus correndo em volta do lago), com fome e querendo ouvir Jesus, enquanto os discípulos embora cansados estavam ao lado de Jesus o tempo todo.

  • Jesus ensina aos discípulos que eles eram responsáveis não apenas por nutrir o povo espiritualmente, eles deveriam se preocupar com questões básicas e ajudá-los de alguma forma.
  • Jesus não pediu que eles dessem o que não tinham. No meio da multidão há sempre alguém precisando e alguém disposto a ajudar.
  • O grande desafio da igreja sempre foi prover espiritualmente e fisicamente as pessoas: Igreja não são megas construções e ser discípulo de Jesus não é ostentação – a igreja é a resposta da graça de Deus para aqueles que sofrem.

Deus usa métodos variados para prover milagres, abençoar pessoas e ensinar os crentes. Deus não se limita uma única forma. Para os discípulos era impossível. De onde viria o suprimento divino?

  • Os discípulos agiram como se Deus só pudesse fazer os seus milagres de uma única maneira. Mas o que o Senhor queria é que eles deixassem de confiar no método que já conheciam e dependesse totalmente de Deus.

O novo método preparado por Deus para supri-los era inimaginável… Jesus mandou pegar o que eles já possuíam e repartir. Marcos 6:38,39 – Jesus perguntou: — Quantos pães vocês têm? Vão ver. Os discípulos foram ver e disseram: — Temos cinco pães e dois peixes. 39 Então Jesus mandou o povo sentar-se em grupos na grama verde

  • Depois que a multidão se alimentou, ainda sobrou um cesto para cada discípulo. Marcos 6:43 – E os discípulos ainda recolheram doze cestos cheios de pedaços de pão e de peixe. Os discípulos puderam entender que seu pouco nas mãos de Deus é mais que suficiente.
  • Pense na alegria dos discípulos quando voltaram com os 12 cestos cheios. Imagine Jesus dizendo para você: “Eu sou o método que supre a vida!”.

Deus tem o controle de tudo na tua vida. Ele pode fazer o impossível acontecer: se tiver que cair pão do céu, ele já fez isso no deserto; se tiver que sair água da rocha, ele já fez isso no deserto. Jesus está te dizendo hoje: não é a multidão que te sustenta Sou eu, e se eu te mandar sustentar a multidão pode fazer no meu nome. Deus é quem nos sustenta!

  • Se for necessário ser alimentado pela multidão, Deus vai fazer isso pra você, mas se for preciso você alimentar a multidão Deus fará, porque Ele é fiel e não importa o cenário ou o método, o que importa é que Ele é o Senhor da nossa vida.

O QUE MAIS APRENDEMOS NESSA PASSAGEM?

A generosidade (no sentido de oferta, doação) tem que estar no coração dos servos de Deus. Porque, eu não preciso guardar tudo para mim, porque eu tenho quem cuida de mim: o meu Deus vivo! Enquanto eu reparto, Deus multiplica. E foi isso que Jesus fez… (Lc 6:38). Deus vai fazer o impossível, porque Ele é o suprimento. Ele não usa os mesmos métodos, Ele tem métodos criativos para fazer sua vontade.

  • Lucas 6:38 – Deem aos outros, e Deus dará a vocês. Ele será generoso, e as bênçãos que ele lhes dará serão tantas, que vocês não poderão segurá-las nas suas mãos. A mesma medida que vocês usarem para medir os outros Deus usará para medir vocês.

A diferença entre o sucesso na primeira missão e o desafio da multiplicação estava no paradigma (modelo, padrão) – (Jo 6:7) – Filipe respondeu assim: — Para cada pessoa poder receber um pouco de pão, nós precisaríamos gastar mais de duzentas moedas de prata.

  • Os discípulos já tinham aprendido a fazer uma missão sem dinheiro, Jesus disse para eles: “não levem dinheiro”. Eles tinham que estar no centro da vontade de Deus. Mas, Felipe questiona Jesus sobre o custo para alimentar a multidão.
  • O paradigma que estava na cabeça deles gerou um questionamento: Quanto vai custar? Você já parou para pensar que quando Deus coloca em algum desafio, logo você fica fazendo sua contabilidade para ver como é que funciona?
  • Compreendo quando as pessoas dizem que precisam ser precavidos, prudentes, para não entrar em dívidas impagáveis etc. Mas, as vezes o que chamamos de precaução é falta de confiança do que Deus pode fazer quando agimos movidos por sua palavra.

Que possamos aprender a confiar mais em Deus: tanto em sua provisão para nos suster, quanto em sua provisão para nos usar em benefício das pessoas.

  • O Deus que provê pessoas para abençoar a tua vida é o mesmo Deus que te usa para prover na vida de alguém.
Logo Independencia com Cristo OFICIAL

Contribua para este Ministério.

Ajude-nos levar o evangelho para mais pessoas

AU$ 100,00

Deixe um comentário

Acima ↑