Princípios Fundamentais sobre os quais a igreja é edificada


Na Bíblia encontramos o pensamento de Deus sobre a Igreja. Durante a sua despedida dos obreiros de Éfeso, o apostolo Paulo deu-lhes uma recomendação, onde apresenta o pensamento divino sobre a Igreja. Atos 20:28 – Cuidem de vocês mesmos e de todo o rebanho que o Espírito Santo entregou aos seus cuidados, como pastores da Igreja de Deus, que ele comprou por meio do sangue do seu próprio Filho.

A igreja é especial e amada por Deus, comprado por um alto preço. Deus tem interesse que a Igreja permaneça fiel a Sua palavra; que desfrute dos privilégios que Ele garante em sua palavra; que seja cheia do Espírito Santo. Pois, o Espírito Santo é o selo que confirma a autenticidade da Igreja de Deus.

  • Templos cheios ou pessoas afirmando que são de Deus, não é garantia que de fato sejam de Deus. A verdadeira Igreja tem a marca do Espírito Santo, que a confirma como sendo propriedade divina. Efésios 1:13,14.

A Igreja nunca havia sido o objeto de profecia direta, apesar de poder ser encontrada escondida nas tipologias e referências indiretas do AT. A Igreja se tornou real quando o Espírito Santo desceu sobre ela, no dia de Pentecostes. Atos 2:4 – Todos ficaram cheios do Espírito Santo e começaram a falar em outras línguas, de acordo com o poder que o Espírito dava a cada pessoa.

  • O mesmo Espírito que desceu sobre aquele grupo continua sendo derramado nos corações daqueles que aceitam a palavra de Deus. O Espírito concede dons e dirige a Igreja em sua marcha triunfal até o Dia de Cristo.

No início, tudo era novo para os primeiros cristãos. Eles foram responsáveis por nos transmitir através dos escritos sagrados, principalmente em Atos e nas epístolas dos apóstolos, os princípios fundamentais sobre os quais, pelos quais e para os quais, a igreja foi edificada.

  • O que são princípios, do ponto de vista bíblico? A palavra “princípio” significa a origem, a causa, um rudimento, uma verdade absoluta. Um princípio é algo que não muda, difere-se de uma opinião, de uma boa ideia, não é relativo e não está preso a um contexto histórico, a uma época específica ou a um costume. A Bíblia é um livro que contém inúmeros princípios, verdades absolutas que não se prendem ao contexto histórico ou à época em que foram escritas: São princípios, verdades eternas

A PERSEVERANÇA DOS PRIMEIROS CRISTÃOS

Atos 2:42 – E todos continuavam firmes (e perseveravam) … A Igreja primitiva foi constituída por 2 grupos de pessoas: (1) Os que andaram com Jesus e não se intimidaram diante da oposição que surgiu depois da sua crucificação; (2) Os que aceitaram a pregação dos apóstolos sobre a ressurreição de Jesus. Os novos crentes eram batizados na água e com o Espírito Santo e perseveravam nos (1) ensinamentos dos apóstolos, na (2) comunhão, no (3) partir do pão e nas (4) orações. A perseverança é uma das características que identifica o verdadeiro cristão (Marcos 13:13; II Timóteo 2:12).

Assista a mensagem deste sermão em nosso Canal. Aproveite para comentar, curtir, compartilhar e se inscrever.

I – ELES PERSEVERAVAM NA DOUTRINA DOS APÓSTOLOS

O ensinamento (doutrina) dos apóstolos vem em primeiro lugar, na lista dos 4 princípios em que os cristãos perseveravam. Infelizmente, vivemos numa época em que o ensino tem sido deixado de lado, os cristãos não demonstram interesse em conhecer as escrituras e a vontade de Deus para a Igreja.

O ensino é fundamental para a saúde espiritual da Igreja, ele tem a preeminência. Há vários versículos na Bíblia falando sobre a importância da doutrina.

  • O conselho de Paulo para Timóteo incluía ler, pregar e ensinar (I Timóteo 4:13)Ele deveria ter o cuidado para não cair em contradição sobre o que ensinava (I Timóteo 4:16).

Você quer ser bênção na vida de outras pessoas? Então permaneça no ensino. Vivemos numa época de muitos achismos no meio `cristão’ em que precisamos estar atentos quanto ao verdadeiro ensino. I Timóteo 6:3-5.

De nada adiantar possuir dons e ostentar habilidades se a sua vida não estiver enquadrada no ensino da Palavra de Deus. Não podemos fazer experiencias pessoais usando a Palavra de Deus para o nosso próprio interesse. II Timóteo 1:13,14.

O ensino (doutrina) e o estilo de vida são duas coisas que caminham juntas. Se alguém disser para você que o seu estilo (modo) de vida não tem nada a ver com o ensino das Escrituras, tome cuidado. O crente deve viver o que prega e pregar o que vive. II Joao 1:9-11; II Timoteo 3:10.

O ensino vem primeiro. Você não pode simplesmente parecer ser crente sem crer na doutrina bíblica. Não é possível separar a sua conduta do ensino. A única conduta correta que Deus aprova é a conduta de alguém que deseja obedecer à sua Palavra revelada. II Timóteo 4:2-4.

II – ELES PERSEVERAVAM NA COMUNHÃO DOS APÓSTOLOS

Atos 2:42 – E todos continuavam firmes (perseveravam), …, vivendo em amor cristão (Filadélfia – amor fraternal; comunhão). Os primeiros cristãos perseveravam não apenas no ensino dos apóstolos, mas também na comunhão dos apóstolos. Existem hoje muitos tipos de comunhão no mundo, mas aqui se trata da comunhão dos apóstolos. Esta é a comunhão que resulta da associação daqueles que guardam o ensino dos apóstolos. Exemplo:

  • Vemos isto acontecendo no verso 44a: Todos os que criam estavam juntos e unidos. Não existe, nas Escrituras, qualquer caminho assinalado para alguém andar sozinho nas coisas de Deus. Não pense que você está agradando a Deus quando decide andar sozinho, separado de seus irmãos. Sei que todos nós somos falhos, mas Deus se agrada quando nos unimos e buscamos aprender em conjunto como melhorar a nossa comunhão. Efésios 4:3-6 NVI.
  • Em outras palavras, quando há entendimento comum em relação ao ensino dos apóstolos, mantemos a comunhão. Infelizmente, em nossos dias há muita confusão entre cristãos por causa de ensinos errados, sem fundamento no que Jesus e os apóstolos ensinaram.

III – ELES PERSEVERAVAM NO PARTIR DO PÃO

E todos continuavam firmes (perseveravam), …, partindo o pão juntos. Este é outro princípio importante, que caminha paralelo a comunhão: o partir do pão. Nós somos parte do mesmo corpo de Cristo.

  • O partir o pão é o exercício pleno da comunhão cristã. Este era um dos privilégios da nova posição que tinham como cristãos, o sagrado privilégio de partir o pão, como símbolo de comunhão.
  • Se você é cristão e tem convicção do perdão dos seus pecados, o partir do pão é a prova física que você está em comunhão com o Senhor e a Igreja. Foi Jesus que pediu aos seus seguidores que fizessem isto. Ele não disse: “Se você quiser, faça assim”, ou “se você concordar…”. Ele disse: “Façam isto em memória de mim.” 

Eles perseveravam no partir do pão; não desistiram ou esqueceram-se do Senhor. Alguns de nós conhecem crentes que partiram o pão (celebraram a comunhão; deram prova real da comunhão) por algum tempo e então pararam de lembrar do Senhor.

  • Independentemente de suas justificativas, devemos lembrar das palavras de Jesus – “Façam isto em memória de mim.” Isto é comunhão na prática.
  • Mesmo que alguém tenha te magoado, aprenda a perdoar. Lembre-se que você também é falho. Somos pecadores e se não fosse a graça de Deus agir em nosso favor, estaríamos perdidos. Você consegue encontrar graça suficiente para seguir ao lado do seu irmão?

IV – ELES PERSEVERAVAM NA ORAÇÃO

42 E todos continuavam firmes (perseveravam), … fazendo orações.

A oração ocupa um grande lugar nas Escrituras. O Senhor Jesus nos deixou exemplo; Ele era um homem de oração. Quando olhamos para a vida dos apóstolos vemos que também eram homens de oração.

Quando Pedro estava na prisão e sua cabeça estava para ser decepada no dia seguinte, a igreja estava na casa da mãe de João Marcos, de joelhos, para passarem a noite em oração. Eles não estavam simplesmente repetindo palavras, como uma reza; eles estavam orando fervorosamente. Atos 12:5.

Pedro foi gloriosamente libertado. Mas assim que foi libertado e pôde entender o que havia acontecido, seguiu direto para aquele poderoso gerador de sua libertação – aquela pequena reunião de oração em um lar. Atos 12:12.

  • Suponha que você estivesse vivendo naquele tempo e soubesse que Pedro estava sendo perseguido e que seria morto: será que você iria orar ou diria –“Estou cansado hoje; acho que vou ficar em cosa hoje à noite. Acho que não vou à reunião de oração”. Então no dia seguinte você saberia a notícia do que aconteceu. Certamente ficaria desapontado; você diria, “Eu gostaria de ter estado ali e orado a Deus por Pedro”. Oh, sim, você teria desejado estar naquela reunião de oração.
  • Não despreze a reunião de oração e não a tenha como algo de pouca importância; uma comunidade sem reunião de oração é uma comunidade doente. Em 50 dias de jejum e oração, foram poucas pessoas que estiveram orando conosco pelo menos uma vez, recebemos mais pedidos de orações do que presença física de pessoas orando. Como poderemos ser avivados se não perseverarmos em oração?

Como servir fervorosamente a Deus sem oração? Não é possível. Que possamos aprender através das escrituras a importância e poder que podemos conquistar através da oração. I Tessalonicenses 5:17 – Orai sem cessar.

Contribua para este Ministério

Ajude-nos a levar esta mensagem para mais pessoas.

R$ 100,00

Deixe um comentário

Acima ↑