Somente em Deus espero…


O Salmo 62 faz parte da categoria de Salmos que falam sobre a confiança depositada em Deus. Nele o salmista fala da sua esperança em Deus, o único capaz de ajudar o seu povo em tempos difíceis. Embora nos versos 3 e 4 haja lamentações, a maior parte desse Salmo fala sobre a confiança em Deus:

A primeira lição que aprendemos neste salmo é: OUÇA A VOZ DE DEUS E ESPERE NELE SEM PRESSA. Na versão NTLH, os versos 1 e 5 diz: Somente em Deus eu encontro paz. A versão RA afirma: Somente em Deus, ó minha alma, espera silenciosa.

  • O sentido é basicamente o mesmo, fala sobre ter calma, paciência e espera. Devemos agir sem pressa quando o assunto for sobre esperar em Deus.

O salmista não demonstra desassossego, agitação, ansiedade ou falta de fé. Ele está falando consigo mesmo; ele não grita; ele não fala para outras pessoas. No silêncio da sua alma numa demonstração de fé, ele diz: Somente em Deus eu encontro paz.

É no silêncio que ouvimos mais claramente a voz de Deus, sem interrupções e sem o barulho que podem nos confundir. Muitas orações são feitas no silêncio, quando não há palavras expressando o sentimento de quem ora. No seu íntimo você fala com Deus e Ele te responde em silêncio.

Às vezes faltam palavras em nossos lábios, apenas a certeza que Deus está ouvindo e agindo em nosso favor, trazendo as respostas que necessitamos.

  • Salmos 40:1 – Esperei com paciência pela ajuda de Deus, o SENHOR. (1) Ele me escutou e ouviu o meu pedido de socorro. 2 (2) Tirou-me de uma cova perigosa, de um poço de lama. (3) Ele me pôs seguro em cima de uma rocha (4) e firmou os meus passos. 3 (5) Ele me ensinou a cantar uma nova canção, um hino de louvor ao nosso Deus. Quando virem isso, muitos temerão o SENHOR e nele porão a sua confiança.
  • Imagine um casal apaixonado, às vezes passam longas horas em silêncio, sem dizerem qualquer palavra. Do mesmo modo, quando amamos a Deus e confiamos Nele no silêncio podemos ouvir a sua voz dizendo que está conosco sempre.

Ainda no verso um o Salmista declara – “É DELE QUE VEM A MINHA SALVAÇÃO.” Que bela declaração de confiança em Deus. Se cremos realmente nessa palavra, devemos esperar, porque a qualquer instante Deus virá em nosso socorro. Só entende o conceito de salvação, quem já passou por alguma situação de perigo.

  • Salvação é a ação ou efeito de salvar, de livrar alguém do mal ou do perigo. O salmista sabia em quem confiar, quando o perigo surgisse, Deus estaria pronto para salvá-lo.
  • O tempo santo é tranquilo como uma freira, que nem respira em adoração (William Wordsworth, poeta romântico inglês – 07/04/1770-23/04/1850).

EM DEUS TEMOS ESTABILIDADE E CONFIANÇA. Verso 2a diz: Somente ele é a rocha que me salva... Quando estamos em Deus temos essa sensação de estabilidade, ainda que o mundo inteiro se abale, a nossa confiança está em Deus, sabendo que estamos protegidos pelo Senhor.

Em Deus a nossa fraqueza é substituída pela força que vem de Deus. Em Isaias 40.31 está escrito: “mas os que confiam no SENHOR recebem sempre novas forças. Voam nas alturas como águias, correm e não perdem as forças, andam e não se cansam.”

  1. Em Deus voamos em liberdade, como águias nas alturas, sem sentir as pressões do dia a dia;
  2. Em Deus corremos na busca de novas conquistas;
  3. Em Deus caminhamos sem parar na força do Senhor, sem se cansar.

É bom esperar no Senhor. Esperar requer fé, paciência, perseverança e esperança. O salmista apresenta várias razões que justificam essa espera.

Ainda no verso 2, o salmista declara: ELE É O MEU PROTETOR, E EU NUNCA SEREI DERROTADO (abalado). O salmista tinha inúmeros inimigos internos e externos, naturais e espirituais. A sua fé em Deus o fez acreditar que não seria abalado. Salmos 16:8 – Estou certo de que o SENHOR está sempre comigo; ele está ao meu lado direito, e nada pode me abalar.

EM MEIO A CONTEMPLAÇÃO DA GRANDEZA DE DEUS, O SALMISTA LAMENTA A FÚRIA DOS INIMIGOS CONTRA O HOMEM JUSTO.

Nos Versos 3 e 4 o salmista dá uma pausa em sua declaração otimista de fé para fazer um lamento. Um homem honrado, porém, fraco está sendo ameaçado por inimigos que querem destruí-lo e desonrá-lo. Os inimigos desejam o mal desse homem.

  • Até quando todos vocês atacarão um homem que é mais fraco do que uma cerca derrubada?  4 Vocês somente querem tirá-lo do seu lugar de honra. Vocês gostam de mentir; dizem coisas boas a respeito dele, mas no coração o amaldiçoam.”
  • No verso 3 ele mostra que um homem pode ser atacado em sua fraqueza. A enfermidade é um problema natural, os inimigos são impiedosos e atacam esse homem mesmo sabendo que ele já está debilitado, como uma cerca caída;
  • No verso 4 ele fala sobre o homem honesto e honrado, cercado por invejosos, falsos amigos, mentirosos e caluniadores que planejam derrubá-lo. Essas pessoas falam o bem com a sua boca, mas no coração está o ódio e inveja, são hipócritas em suas ações. Porém, quem confia no Senhor não será abalado;

A GRANDEZA DE DEUS É MAIOR DO QUE O OLHAR PARA OS PROBLEMAS

O lamento dá lugar a adoração. Nos versos 5-6, o salmista reacendo a chama inicial e cita novamente que: Somente em Deus eu encontro paz e nele ponho a minha esperança. 6 Somente ele é a rocha que me salva; ele é o meu protetor, e eu não serei abalado. 

  • Somente em Deus o salmista encontra: Paz; Esperança; Salvação; Proteção; Firmeza.

O salmista revela no verso 7 que ele é o homem honesto e frágil que está sendo atacado por inimigos. Mas, agora ele se mostra mais confiante e declara:  A minha salvação e a minha honra dependem de Deus; ele é a minha rocha poderosa e o meu abrigo.

A honra do justo depende de Deus. Esse é um reconhecimento da soberania que Deus exerce em sua vida. Embora o salmista ocupasse uma posição honrada, ele não atribui a honra a sua capacidade, ao título real que possuía ou ao povo que lhe prestava louvores.

  • Deus é o autor da sua glória temporal, da sua honra e dignidade. Deus é o seu protetor e guia espiritual. No Salmo 3:3 ele diz: Porém tu, SENHOR, és o meu escudo, és a minha glória e o que exaltas a minha cabeça.

O SALMISTA CONVIDA O POVO A CONFIAR EM DEUS, AO INVES DOS HOMENS E DAS RIQUEZAS.

  • Versos 8-10 – Confie sempre em Deus, meu povo! Abram o coração para Deus, pois ele é o nosso refúgio. 9 Os seres humanos, tanto os pobres como os ricos, são inúteis, são somente um sopro. Se fossem colocados na balança, não pesariam nada; são mais leves do que um sopro. 10 Não confiem na violência, nem esperem ganhar alguma coisa com o roubo. Ainda que as suas riquezas aumentem, não confiem nelas.

DEVEMOS CONFIAR SEMPRE EM DEUS (v.8). Primeiro o salmista expressou a sua confiança em Deus; agora, ele convida o povo para que tenham a mesma atitude; que passem a confiar em Deus e abram seus corações para Ele.

  • Qualquer pessoa está sujeita a viver uma crise em sua vida, passar por uma situação difícil ou tribulação – o segredo para superar esses obstáculos é confiar em Deus.

TODAS AS PESSOAS SÃO IGUAIS, tanto os ricos quanto os pobres, ambos são como o sopro de ar. A alta posição que alguns ocupam é pura ilusão, na balança de Deus todos tem o mesmo peso.

  • Os inimigos do salmista provavelmente se julgavam superiores a ele, mas a balança de Deus haveria de julgá-los mostrando-lhes o seu valor.

Lembremos do rei Belsazar dos Caldeus, o último rei da Babilônia, que morreu na mesma noite em que foi sentenciado por Deus.

  • Daniel 5:23-28,30: Pelo contrário, o senhor desafiou o Rei do céu e mandou trazer os copos que foram tirados do Templo dele, a fim de que o senhor, os seus convidados de honra, as suas mulheres e as suas concubinas bebessem vinho neles. Além disso, o senhor deu louvores a deuses de prata, de ouro, de bronze, de ferro, de madeira e de pedra, que não vêem, não ouvem e não sabem nada. Mas o senhor não deu glória a Deus, aquele que tem o poder de matar ou de deixar viver e que decide tudo o que acontece com o senhor. 24 É por isso que ele mandou essa mão escrever na parede estas palavras: 25 “MENE, MENE, TEQUEL e PARSIM”. 26 – E agora a explicação. MENE quer dizer que Deus contou o número dos dias do reinado do senhor e resolveu terminá-lo. 27 TEQUEL quer dizer que o senhor foi pesado na balança e pesou muito pouco. 28 PERES quer dizer que o seu reino será dividido e entregue aos medos e aos persas. 30 Naquela mesma noite, Belsazar, o rei da Babilônia, foi morto,

A FORÇA OU INJUSTIÇA HUMANA NÃO PODEM GARANTIR A VITÓRIA SEMPRE. Os ricos com todos os seus bens não podem assegurar confiança total. Qualquer poderoso que for colocado na balança de Deus se descobrirá sem valor.

  • O salmista fala sobre os poderosos de sua época que matavam, extorquiam, subjugavam e ameavam as pessoas, acreditando que o seu dinheiro e poder lhes garantiriam alguma coisa.

O apóstolo Paulo ensinou que os ricos e poderosos não devem confiar nos seus bens, I Timóteo 6:17: “Aos que têm riquezas neste mundo ordene que não sejam orgulhosos e que não ponham a sua esperança nessas riquezas, pois elas não dão segurança nenhuma. Que eles ponham a sua esperança em Deus, que nos dá todas as coisas em grande quantidade, para o nosso prazer!”

O SALMISTA REAFIRMA A SUA FÉ EM DEUS. Versos 11 e 12 – Mais de uma vez tenho ouvido Deus dizer que o poder é dele. 12 e o amor, também. Tu, ó Senhor, recompensas cada um de acordo com o que faz.

O salmista tinha experiência com Deus, ele ouviu a voz de Deus dizer-lhe que o poder, o amor e a recompensa pertencem a Deus.

As pessoas não podem amar como Deus ama. Deus é a mais pura expressão de amor que conhecemos. As pessoas são falíveis e interesseiras, no mesmo tempo que amam, passam a odiar:

  • Romanos 5:8 – Mas Deus nos mostrou o quanto nos ama: Cristo morreu por nós quando ainda vivíamos no pecado.
  • João 3.16a – Porque Deus amou o mundo tanto, que deu o seu único Filho...

Deus é justo para recompensar cada um segundo as suas obras. A Bíblia afirma em Gálatas 6.7: Não se enganem: ninguém zomba de Deus. O que uma pessoa plantar, é isso mesmo que colherá.

A justiça de Deus age de acordo com o que você faz e não pelo que você tem. Deus age de modo igual com todos.

  • Como age a justiça de Deus, segundo o Sermão da Montanha: Mateus 7.2,12 – Porque Deus julgará vocês do mesmo modo que vocês julgarem os outros e usará com vocês a mesma medida que vocês usarem para medir os outros.  12 Façam aos outros o que querem que eles façam a vocês;

VOCÊ ESPERA RECEBER A RECOMPENSA DE DEUS? Faça o que é certo, pratique boas obras, tema e obedeça a Deus. Ser cristão é ter plena confiança em Deus e viver uma vida totalmente entregue a vontade de Deus. A Bíblia ensina sobre o modo como Deus recompensa:

  • Mateus 6:1-4 – Tenham o cuidado de não praticarem os seus deveres religiosos em público a fim de serem vistos pelos outros. Se vocês agirem assim, não receberão nenhuma recompensa do Pai de vocês, que está no céu. 2 – Quando você der alguma coisa a uma pessoa necessitada, não fique contando o que fez, como os hipócritas fazem nas sinagogas e nas ruas. Eles fazem isso para serem elogiados pelos outros. Eu afirmo a vocês que isto é verdade: eles já receberam a sua recompensa. 3 Mas você, quando ajudar alguma pessoa necessitada, faça isso de tal modo que nem mesmo o seu amigo mais íntimo fique sabendo do que você fez. 4 Isso deve ficar em segredo; e o seu Pai, que vê o que você faz em segredo, lhe dará a recompensa.
  • Mateus 19:29 – E todos os que, por minha causa, deixarem casas, irmãos, irmãs, pai, mãe, filhos ou terras receberão cem vezes mais e também a vida eterna.
  • Apocalipse 22:11,12 – Quem é mau, que continue a fazer o mal, e quem é imundo, que continue a ser imundo. Quem é bom, que continue a fazer o bem, e quem é dedicado a Deus, que continue a ser dedicado a Deus. 12 – Escutem! – diz Jesus. – Eu venho logo! Vou trazer comigo as minhas recompensas, para dá-las a cada um de acordo com o que tem feito.

Contribua com este ministério

Ajude-nos a levar o evangelho para quem precisa ser alcançado e a contribuir para o ministérios dos pregam a Palavra de Deus. Inscreva em nosso canal no Youtube.com/IndependenciaCristo

R$100,00

Deixe um comentário

Acima ↑