21 lições no Evangelho de João


Durante a edição do JOPE 21 leremos 06 livros do Novo Testamento: João, Atos, Romanos, Gálatas, Efésios, I João. O propósito é levar a igreja a ler, meditar nas escrituras sagradas e extrair ensinamentos que contribuam para o seu desenvolvimento espiritual e aumente a sua fé.

Na primeira semana, entre os dias 04 ao 11, lemos o evangelho de João, até o capítulo 18. Amanhã concluiremos a leitura deste livro, totalizando 21 capítulos. Por essa razão, pretendo compartilhar com vocês 21 lições extraídas deste livro, sendo uma lição para cada capítulo.

É óbvio que há muito mais para aprender, mas procurei me conter nessa mensagem, citando apenas uma lição para cada capítulo. Confesso que não foi fácil. Espero com esta minha contribuição incentivar a todos, principalmente aqueles que não iniciaram o plano de leitura para que o faça o mais breve possível.

  • A Palavra de Deus é como um campo repleto de tesouros escondidos, que esperam ser encontrados. Quanto mais você lê e medita, mas tesouros são revelados. Então boa leitura, aproveite para extrair de cada texto uma nova joia para o seu depósito espiritual.

21 LIÇÕES SOBRE DE JESUS NO EVANGELHO DE JOÃO:

Assista o vídeo desta mensagem em:

  1. Jesus é a luz que veio ao mundo para iluminar o caminho de volta a Deus. O pecado ofuscou o caminho para Deus, as obras e sacrifícios eram incapazes de conectar o ser humano ao Criador. Jesus, o cordeiro de Deus, nos mostrou que ainda há esperança.
    1. Capítulo 1:8,9 – João não era a luz, mas veio para falar a respeito da luz, 9 a luz verdadeira que veio ao mundo e ilumina todas as pessoas.
  2. Você pode viver um milagre em sua vida, para que isso aconteça é necessário: 1) convidar Jesus – alguém o convidou para a festa; 2) uma necessidade além do seu limite – o vinho da festa acabou antes do tempo; 3) saber esperar a hora dele agir – Jesus tem a hora certa de agir, a sua hora não é a nossa hora; 4) obedecer ao que ele diz – o milagre aconteceu porque os rapazes fizeram exatamente como Jesus ordenou. 
    1. João 1:2-5 – Jesus e os seus discípulos também tinham sido convidados para o casamento. 3 Quando acabou o vinho, a mãe de Jesus lhe disse: – O vinho acabou. 4 Jesus respondeu: – Não é preciso que a senhora diga o que eu devo fazer. Ainda não chegou a minha hora.
      5 Então ela disse aos empregados: – Façam o que ele mandar.
  3. Ser um bom religioso não é sinônimo de salvação. Nicodemos conhecia a lei e era um religioso praticante da fé judaica, mas ainda não tinha experimentado o verdadeiro nascimento espiritual.
    1. João 3:5-10 – Jesus disse: – Eu afirmo ao senhor que isto é verdade: ninguém pode entrar no Reino de Deus se não nascer da água e do Espírito. 6 Quem nasce de pais humanos é um ser de natureza humana; quem nasce do Espírito é um ser de natureza espiritual. 7 Por isso não fique admirado porque eu disse que todos vocês precisam nascer de novo. 8 O vento sopra onde quer, e ouve-se o barulho que ele faz, mas não se sabe de onde ele vem, nem para onde vai. A mesma coisa acontece com todos os que nascem do Espírito. 9 – Como pode ser isso? – perguntou Nicodemos. 10 Jesus respondeu: – O senhor é professor do povo de Israel e não entende isso?
  4. A fé abre o caminho para que o milagre aconteça. Entre os seguidores de Jesus havia pessoas que dependiam de grandes manifestações de milagres para crer. Jesus ensinou que o primeiro passo para viver o milagre é a fé. Primeiro você crê na Palavra de Deus, depois vive o milagre.
    1. João 4:48-51 – Jesus disse ao funcionário: – Vocês só crêem quando vêem grandes milagres! 49 Ele respondeu: – Senhor, venha depressa, antes que o meu filho morra! 50 – Volte para casa! O seu filho vai viver! – disse Jesus. Ele creu nas palavras de Jesus e foi embora. 51 No caminho encontrou-se com os seus empregados, que disseram: – O seu filho está vivo!
  5. A fé não depende da aprovação das pessoas. Ser elogiado e aprovado pelas pessoas pode garantir boas amizades e relacionamentos, mas jamais garantirão a aprovação de Deus.
    1. João 5:44 – Como é que vocês podem crer, se aceitam ser elogiados pelos outros e não tentam conseguir os elogios que somente o único Deus pode dar?
  6. A motivação para seguir a Jesus não pode estar nos interesses próprios, mas na crença que Ele é o Filho de Deus. As motivações de alguns seguidores de Jesus estavam pães, influência, milagres, curiosidade etc. Eles andavam com Jesus, mas nunca conheceram o Cristo Salvador.
    1. João 6:26-29 – Jesus respondeu: – Eu afirmo a vocês que isto é verdade: vocês estão me procurando porque comeram os pães e ficaram satisfeitos e não porque entenderam os meus milagres. 27 Não trabalhem a fim de conseguir a comida que se estraga, mas a fim de conseguir a comida que dura para a vida eterna. O Filho do Homem dará essa comida a vocês porque Deus, o Pai, deu provas de que ele tem autoridade. 28 – O que é que Deus quer que a gente faça? – perguntaram eles. 29 – Ele quer que vocês creiam naquele que ele enviou! – respondeu Jesus.
  7. As tradições religiosas não podem ser mais importantes que o amor ao próximo. Conhece aquele ditado – Faça o que mando e não o que eu faço? Os judeus circuncidavam um menino no sábado, mas não aceitavam que Jesus curasse no sábado. Para eles, a tradição religiosa era mais importante do que salvar uma vida.
    1. João 7:22-24 – Vocês circuncidam um menino até no sábado porque Moisés mandou fazer isso. Mas a verdade é que a circuncisão não começou com Moisés, mas com os patriarcas. 23 Para não deixarem de cumprir a Lei de Moisés, vocês circuncidam um menino, mesmo no sábado. Então por que ficam com raiva de mim quando eu curo completamente uma pessoa no sábado? 24 Parem de julgar pelas aparências e julguem com justiça.
  8. Quem não se dedica a escutar e obedecer a Palavra de Deus não é de Deus. Eis a razão do porque o diabo trabalha para impedir que as pessoas conheçam e ouçam o Evangelho. A ignorância afasta as pessoas de Deus.
    1. João 8:47, 55 – A pessoa que é de Deus escuta as palavras de Deus. Vocês não escutam as palavras de Deus porque vocês não são dele. 55 Vocês nunca conheceram a Deus, mas eu o conheço. Se eu disser que não o conheço, serei mentiroso como vocês; mas eu o conheço e obedeço ao que ele manda.
  9. Deus realiza certos milagres que até os religiosos desacreditam. Os líderes judeus estavam diante de um milagre e continuaram duvidando que Jesus era capaz. Ainda hoje há pessoas que se dizem religiosas, mas duvidam quando veem um milagre acontecer.
    1. João 9:18-21 – Os líderes judeus não acreditavam que ele tinha sido cego e que agora podia ver. Por isso chamaram os pais dele 19 e perguntaram: – Esse homem é filho de vocês? Vocês dizem que ele nasceu cego. E como é que agora ele está vendo? 20 Os pais responderam: – Sabemos que ele é nosso filho e que nasceu cego. 21 Mas não sabemos como é que ele agora pode ver e não sabemos também quem foi que o curou. Ele é maior de idade; perguntem, e ele mesmo poderá explicar.
  10. O maior compromisso do homem de Deus é com o ensino da Palavra de Deus. Os sinais, manifestações e milagres físicos são adicionais que podem ou não acontecer. O verdadeiro milagre é estar no centro da vontade de Deus e ser verdadeiro.
    1. João 10:41-42 – E muita gente ia vê-lo, dizendo: – João não fez nenhum milagre, mas tudo o que ele disse sobre Jesus é verdade. 42 E naquele lugar muita gente creu em Jesus.
  11. Jesus não chorou pela morte de Lázaro, mas pela falta de fé das suas irmãs e das pessoas que não crerem em seu poder para ressuscitar Lázaro. Jesus tinha dito anteriormente para Marta que ele era a ressurreição e a vida, mesmo que alguém estivesse morto, ele tinha poder para dar a vida. Ela não acreditou que a ressurreição aconteceria naquele dia, mas no dia do juízo.
    1. João 11:32-35 – E ele disse: – Eu fiz diante de vocês muitas coisas boas que o Pai me mandou fazer. Por causa de qual delas vocês querem me matar? 33 Eles responderam: – Não é por causa de nenhuma coisa boa que queremos matá-lo, mas porque, ao dizer isso, você está blasfemando contra Deus. Pois você, que é apenas um ser humano, está se fazendo de Deus. 34 Então Jesus afirmou: – Na Lei de vocês está escrito que Deus disse: “Vocês são deuses.” 35 Sabemos que as Escrituras Sagradas sempre dizem a verdade, e sabemos que, de fato, Deus chamou de deuses aqueles que receberam a sua mensagem.
  12. A vida verdadeira é alcançada quando priorizamos o reino de Deus. A pessoa que se apega excessivamente aos bens naturais corre o risco de se tornar escrava dessas coisas e perder o verdadeiro sentido da vida.
    1. João 12:24-26 – Eu afirmo a vocês que isto é verdade: se um grão de trigo não for jogado na terra e não morrer, ele continuará a ser apenas um grão. Mas, se morrer, dará muito trigo. 25 Quem ama a sua vida não terá a vida verdadeira; mas quem não se apega à sua vida, neste mundo, ganhará para sempre a vida verdadeira. 26 Quem quiser me servir siga-me; e, onde eu estiver, ali também estará esse meu servo. E o meu Pai honrará todos os que me servem.
  13. Ser cristão é viver sem hipocrisia e procurar servir ao próximo, seguindo o exemplo de Jesus. Uma das características do cristianismo é o servir ao próximo com amor e respeito. Jesus garantiu que aqueles que aplicam esse princípio são verdadeiramente felizes.
    1. João 13:14-17 – Se eu, o Senhor e o Mestre, lavei os pés de vocês, então vocês devem lavar os pés uns dos outros. 15 Pois eu dei o exemplo para que vocês façam o que eu fiz.16 Eu afirmo a vocês que isto é verdade: o empregado não é mais importante do que o patrão, e o mensageiro não é mais importante do que aquele que o enviou.17 Já que vocês conhecem esta verdade, serão felizes se a praticarem.
  14. Para onde caminha a igreja? A nossa pátria e morada está no céu, para onde iremos um dia. Essa é a nossa esperança. Jesus é o caminho que nos leva as mansões celestiais. Esse texto me traz à lembrança um coro que diz: Estou seguindo a Jesus Cristo, desse caminho eu não desisto; estou seguindo a Jesus Cristo, atrás não volto, não volto não.
    1. João 14:3,4 – E, depois que eu for e preparar um lugar para vocês, voltarei e os levarei comigo para que onde eu estiver vocês estejam também. 4 E vocês conhecem o caminho para o lugar aonde eu vou.
  15. Só podemos produzir bons frutos se estivermos ligados em Jesus. Os frutos naturais são perecíveis, por mais belos que pareçam. Eles podem estar contaminados pela vaidade, orgulho, soberba, orgulho, egoísmo, vaidades, interesses pessoais, vanglória etc.  Sem Jesus não existem frutos de boa qualidade.
    1. João 15:4,5 – Continuem unidos comigo, e eu continuarei unido com vocês. Pois, assim como o ramo só dá uvas quando está unido com a planta, assim também vocês só podem dar fruto se ficarem unidos comigo. 5 – Eu sou a videira, e vocês são os ramos. Quem está unido comigo e eu com ele, esse dá muito fruto porque sem mim vocês não podem fazer nada.
  16. Ser cristão não é viver em alegria, mesmo que haja problemas. Os problemas surgem na vida de qualquer pessoa para serem superados. Jesus nos deu o exemplo – Ele venceu e nos ensinou o caminho da vitória.
    1. João 16:33 – Eu digo isso para que, por estarem unidos comigo, vocês tenham paz. No mundo vocês vão sofrer; mas tenham coragem. Eu venci o mundo.
  17. A Igreja de Cristo deve viver unida, para que o mundo saiba que somos de Deus. As pessoas não reconhecem as estruturas religiosas, o poder econômico ou influência de seus líderes como prova da existência de Deus. Porém, ninguém consegue negar a existência de Deus nos gestos simples daqueles que verdadeiramente amam e demonstram esse amor no dia a dia.
    1. João 17:20-21 – Não peço somente por eles, mas também em favor das pessoas que vão crer em mim por meio da mensagem deles. 21 E peço que todos sejam um. E assim como tu, meu Pai, estás unido comigo, e eu estou unido contigo, que todos os que crerem também estejam unidos a nós para que o mundo creia que tu me enviaste.
  18. Assim como os judeus tentaram rebaixar Jesus a condição de rei no mundo político; os cristãos rebaixam o nome de Jesus quando limitam seu poder aclamando-o como Senhor de uma cidade, estado ou nação. Jesus é muito mais, ele é o Senhor dos senhores e o Rei dos reis.
    1. João 18:36-38 – Jesus respondeu: – O meu Reino não é deste mundo! Se o meu Reino fosse deste mundo, os meus seguidores lutariam para não deixar que eu fosse entregue aos líderes judeus. Mas o fato é que o meu Reino não é deste mundo! 37 – Então você é rei? – perguntou Pilatos. – É o senhor que está dizendo que eu sou rei! – respondeu Jesus. – Foi para falar da verdade que eu nasci e vim ao mundo. Quem está do lado da verdade ouve a minha voz. 38 – O que é a verdade? – perguntou Pilatos. Depois de dizer isso, Pilatos saiu outra vez para falar com a multidão e disse: — Não vejo nenhum motivo para condenar este homem.
  19. A morte de Jesus não foi um acidente, mas algo previsível. Ele sabia que o caminho para redenção da humanidade passava pela cruz. Ele suportou as dores de todos para abrir o caminho que leva a Deus. Seu plano se cumpriu quando disse – Está consumado!
    1. João 19:28-30 – Agora Jesus sabia que tudo estava completado. Então, para que se cumprisse o que dizem as Escrituras Sagradas, disse: – Estou com sede! 29 Havia ali uma vasilha cheia de vinho comum. Molharam no vinho uma esponja, puseram a esponja num bastão de hissopo e a encostaram na boca de Jesus. 30 Quando ele tomou o vinho, disse: – Tudo está completado! Então baixou a cabeça e morreu.
  20. O verdadeiro discípulo acredita e ponto final. Ele não depende de evidências. Tomé só foi capaz de acreditar depois que viu Jesus com seus olhos. Porém Jesus afirmou que bem-aventurados são os que creem mesmo sem tê-lo visto.
    1. João 20:26-29 – Uma semana depois, os discípulos de Jesus estavam outra vez reunidos ali com as portas trancadas, e Tomé estava com eles. Jesus chegou, ficou no meio deles e disse: – Que a paz esteja com vocês! 27 Em seguida disse a Tomé: – Veja as minhas mãos e ponha o seu dedo nelas. Estenda a mão e ponha no meu lado. Pare de duvidar e creia! 28 Então Tomé exclamou: – Meu Senhor e meu Deus! 29 – Você creu porque me viu? – disse Jesus. – Felizes são os que não viram, mas assim mesmo creram!
  21. Jesus está disposto a perdoar quem o negou. Pedro sentiu-se intimidado, teve medo e por isso negou Jesus e depois sentiu-se envergonhado. Mais tarde, quando Pedro se encontrou com Jesus, ele declarou seu amor e foi restaurado.
    1. João 21:17 – E perguntou pela terceira vez: – Simão, filho de João, você me ama? Então Pedro ficou triste por Jesus ter perguntado três vezes: “Você me ama?” E respondeu: – O senhor sabe tudo e sabe que eu o amo, Senhor! E Jesus ordenou: – Tome conta das minhas ovelhas.
logo_gif

Contribua com este Ministério

Ajude-nos a levar o evangelho para mais pessoas e lugares.

R$ 100.200,00

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: