Avançando em direção ao alvo


Filipenses 3:12-14 – Não estou querendo dizer que já consegui tudo o que quero ou que já fiquei perfeito, mas continuo a correr para conquistar o prêmio, pois para isso já fui conquistado por Cristo Jesus. 13 É claro, irmãos, que eu não penso que já consegui isso. Porém uma coisa eu faço: esqueço aquilo que fica para trás e avanço para o que está na minha frente. 14 Corro direto para a linha de chegada a fim de conseguir o prêmio da vitória. Esse prêmio é a nova vida para a qual Deus me chamou por meio de Cristo Jesus.

Alguns estudiosos dizem que Paulo estava se referindo a corrida de bigas. Os atletas se preparavam durante meses para participar desse tipo de jogo, onde o prêmio era uma grinalda – coroa tecida com ramagem de pinheiro, oliveira silvestre, aipo ou salsa.

  • Durante os meses preparatórios, os atletas tinham que treinar intensivamente, estar em boa forma física. As estradas tinham que ser reparadas, os juízes tinham que planejar cada detalhe dos jogos que duravam apenas cinco dias.

Paulo se compara com o atleta, que se prepara exaustivamente e durante a corrida foca apenas no prêmio. No caso de Paulo, o seu prêmio é eterno e excede qualquer prêmio no mundo físico.

Essa corrida pela vitória começa no dia em que aceitamos a Cristo, como Senhor e Salvador, e segue até o dia em que o Senhor nos chamar para a sua glória. Ainda não alcançamos a perfeição, não podemos parar até alcançar o prêmio maior. O nosso lema deve ser avançar sempre.

Nessa corrida pela vida eterna, não podemos olhar para trás. O atleta que olha para trás corre o risco de perder a velocidade, tropeçar, desanimar e ser derrotado. Jesus ensinou que não devemos olhar para trás, Lucas 9:62 – Jesus respondeu: – Quem começa a arar a terra e olha para trás não serve para o Reino de Deus.

  • O crente não pode retroceder. Hebreus 10:38,39 – E todos aqueles que eu aceito terão fé em mim e viverão. Mas, se uma pessoa voltar atrás, eu não ficarei contente com ela.” 39 Nós não somos gente que volta atrás e se perde. Pelo contrário, temos fé e somos salvos.

Há recompensas para os vencedores. Naquela época o atleta recebia a coroa de louros, 500 dracmas, algumas vantagens sociais (comer sem pagar, ocupar melhor lugares no teatro e outras vantagens comuns a quem possui fama). As recompensas do crente que segue até o fim são superiores:

  1. A sua coroa é eterna. I Coríntios 9:25 – Todo atleta que está treinando aguenta exercícios duros porque quer receber uma coroa de folhas de louro, uma coroa que, aliás, não dura muito. Mas nós queremos receber uma coroa que dura para sempre.
  2. A sua perseverança é premiada por Deus. Tiago 1:12 – Feliz é aquele que nas aflições continua fiel! Porque, depois de sair aprovado dessas aflições, receberá como prêmio a vida que Deus promete aos que o amam.
  3. A sua fidelidade nas provações gera vida. Apocalipse 2:10 – Não tenham medo do que vocês vão sofrer. Escutem! O Diabo vai pôr na prisão alguns de vocês para que sejam provados e sofram durante dez dias. Sejam fiéis, mesmo que tenham de morrer; e, como prêmio da vitória, eu lhes darei a vida.
  4. Deus é o seu Senhor e Pai. Apocalipse 21:7 – Aqueles que conseguirem a vitória receberão de mim este presente: eu serei o Deus deles, e eles serão meus filhos.
  5. Ele se assentará ao lado de Cristo. Apocalipse 3:21 – “Aos que conseguirem a vitória eu darei o direito de se sentarem ao lado do meu trono, assim como eu consegui a vitória e agora estou sentado ao lado do trono do meu Pai.
  6. Os vencedores terão seus nomes reconhecidos por Jesus, Apocalipse 3:5 – Aqueles que conseguirem a vitória serão vestidos de branco, e eu não tirarei o nome dessas pessoas do Livro da Vida. Eu declararei abertamente, na presença do meu Pai e dos seus anjos, que elas pertencem a mim.
logo_gif

Contribua com este ministério

R$ 100,00

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: