Onde pisar com os teus pés


Josué 1:1-3 – Depois que Moisés, servo do SENHOR, morreu, Deus disse ao ajudante de Moisés, chamado Josué, filho de Num: 2 – O meu servo Moisés está morto. Agora você e todo o povo de Israel se preparem para atravessar o rio Jordão e entrar na terra que vou dar a vocês. 3 Como disse a Moisés, eu lhes darei toda a terra que pisarem.

Depois de 40 anos preparando o povo no deserto, de inúmeros desafios – enfrentando inimigos poderosos e crises internas, Moisés morreu.

  • A Bíblia diz que Moisés viu a terra prometida, mas não pode entrar nela. Essa missão coube a Josué que assumiu o seu lugar.

Josué assume o povo num momento extremamente difícil. Ele não tinha o mesmo carisma que Moisés, as habilidades e conhecimentos que Moisés tinha. Mas, ele tinha algo muito importante: O chamado de Deus para a sua vida. Ele foi escolhido por Deus para ser o novo comandante do povo israelita (Dt 31:3).

Tão logo Moisés morreu, Deus falou com Josué. Esse é o ponto principal da palavra que deixo para vocês. Essa semana eu fui despertado pelo Espírito do Senhor que me falou através de Josué 1:3 (RC) – Todo o lugar que pisar a planta do vosso pé, vo-lo tenho dado, como eu disse a Moisés.

Deus estava reafirmando sua promessa, desde Abraão, Isaque, Jacó e Moisés à Josué. Embora muitas gerações tenham passado, a promessa de Deus continuava em pé.

  1. Deus não esquece das suas promessas – Números 23:19 – Deus não é como os homens, que mentem; não é um ser humano, que muda de idéia. Quando foi que Deus prometeu e não cumpriu? Ele diz que faz e faz mesmo.
  2. A promessa de Deus é do tamanho que podemos alcançar – Todo o lugar que pisar a planta do vosso pé. Aprendo com esta palavra que limitamos a promessa quando não avançamos.
    1. A pessoa pode ter uma porta diante dela e não entrar, se não avançar. Hoje pela manhã, na meditação diária do JOPE lemos sobre a mulher que tinha um fluxo de sangue (Marcos 5:27,28) – ela alcançou a cura, recebeu o milagre porque teve a atitude de avançar.
    2. Ela não ficou esperando Jesus parar e vir ao seu encontro, ela foi ao encontro de Jesus com um propósito apenas, tocar nas suas vestes e ser curada.
  3. Deus falou com Josué porque para lembrá-lo da promessa feita a Moisés – como eu disse a Moisés. Josué não estava ouvindo algo novo, mas uma promessa que ele já sabia, mas que devido o momento desafiador que enfrentava. Então Deus confirma a promessa e o anima com as seguintes palavras. Creio que estas mesmas palavras irão abençoar tua vida hoje.
    1. Versos 5 ao 9 – Você nunca será derrotado. Eu estarei com você como estive com Moisés. Nunca o abandonarei. 6 Seja forte e corajoso porque você vai comandar este povo quando eles tomarem posse da terra que prometi aos antepassados deles. 7 Seja forte e muito corajoso. Tome cuidado e viva de acordo com toda a Lei que o meu servo Moisés lhe deu. Não se desvie dela em nada e você terá sucesso em qualquer lugar para onde for. 8 Fale sempre do que está escrito no Livro da Lei. Estude esse livro dia e noite e se esforce para viver de acordo com tudo o que está escrito nele. Se fizer isso, tudo lhe correrá bem, e você terá sucesso. 9 Lembre da minha ordem: “Seja forte e corajoso! Não fique desanimado, nem tenha medo, porque eu, o SENHOR, seu Deus, estarei com você em qualquer lugar para onde você for!

Que Deus te abençoe! Caminhe, siga em frente em direção a promessa de Deus para a tua vida. Fiel é Deus que o prometeu.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: