Tua palavra é lâmpada e luz …


Salmos 119:105 – A tua palavra é lâmpada para guiar os meus passos, é luz que ilumina o meu caminho.

A palavra de Deus é como a lanterna que ilumina cada etapa da nossa vida; ela impede que nossos pés tropecem, nos dá segurança e torna tudo visível ao nosso redor. A palavra de Deus é como a luz distante; ela é capaz de revelar qualquer coisa que esteja a nossa frente, por mais escuro que seja o caminho e nos orienta na direção correta.

Estudar a Palavra de Deus é estudar sobre o próprio Deus. Amar a Palavra de Deus é amar o próprio Deus, pois Ele é o centro da Sua Palavra. Deus é tão grande que não podemos conhecê-lo a menos que Ele se revele a nós. Ele é tão grande que não podemos ver ou tocá-lo (I Timóteo 6:16), então Ele se revela a nós como nosso Senhor e Salvador por meio de Sua Palavra.

  • A Palavra é um ato da maior vontade e misericórdia possível para Deus falar conosco. Mesmo depois da queda, Deus continuou se revelando a humanidade de muitas maneiras e nesse tempo Deus fala e se revela por intermédio da sua palavra.

Por meio da Palavra escrita podemos conhecer a Palavra viva, que é Jesus. Portanto, se queremos conhecer a Deus precisamos ler a Bíblia, nela encontraremos a pessoa de Jesus que é a máxima revelação do amor divino pela humanidade.

  • A razão fundamental pela qual Deus se revelou nesse tempo através da escrita é que as pessoas são vaidosas e mentirosas e podem deturpar a mensagem de Deus. Imagine se a palavra de Deus ainda fosse transmitida apenas oralmente, como ela teria chegado até nós? Porém, a Palavra escrita de Deus é um testemunho contra todos os seus esforços para negar, dobrar e corromper o que Deus disse a seu respeito.
  • Isso não quer dizer que o homem não continue a negligenciar, alterar, desobedecer e se recusar a ouvir a Palavra como ela está infalivelmente escrita para nós, mas este registro escrito deixa os que cometem tal pecado sem desculpa.
  • Se Deus nos tivesse deixado sua palavra apenas falada, seja pelos anjos, profetas ou diretamente, certamente não entenderíamos e a teríamos corrompido. Os escritos conservam a Palavra revelada, mesmo que haja erros de traduções é possível pesquisar e chegar a verdade.
  • Também há muitas coisas que Deus disse que não nos agradam – coisas que não gostamos de considerar ou ouvir. Sempre existe a possibilidade de tirá-los da mente e esquecê-lo. O fato de o homem subtrair textos das Escrituras a fim de justificar seus erros, é prova do que somos capazes de fazer, se a Palavra fosse transmitida apenas oralmente.

Assista o vídeo com a pregação deste sermão em nosso Canal. Comente, curta, compartilhe e se inscreva:

A Bíblia é inspirada por Deus. Tudo que sabemos sobre Jesus e seu plano de redenção está nas escrituras. Visto que a Escritura é completamente inspirada por Deus, segundo o apóstolo Paulo, ela é útil de quatro maneiras: ensinando a verdade, condenando o erro, corrigindo as faltas e instruindo sobre o que é justo na maneira de viver (II Timóteo 3:15-17). As Escrituras são úteis em tudo que precisamos para alcançar a salvação, ela nos mostra o caminho certo.

A Escritura não poderia ser chamada de luz se não fosse clara, o Salmos 119:105 diz que ela é uma luz para o nosso caminho, ou seja, para toda a nossa vida. É um guia seguro e confiável que nos acompanha durante toda a nossa vida no caminho para a glória. Por causa da sua clareza na linguagem, ela pode ser entendida até mesmo pelos menos capazes e pelas crianças.

  • Antes que alguém possa entender qualquer coisa que a Escritura ensina, seu coração deve ser aberto e sua mente iluminada pelo Espírito Santo. Sem isso, os versos, a lógica e os argumentos são inúteis.

A Palavra de Deus é útil em nossa vida, pois sem ela não saberíamos o que Deus quer nos dizer para nosso benefício.

  1. Ela nos conduz ao sucesso na vida. Ela nos diz por onde caminhar, o que dizer, o que fazer para agradar a Deus. Josué 1:8.
  2. Ela nos ensina sobre o amor que produz o perdão. I João 3:11.
  3. Ela nos ensina e repreende sobre o pecado que cometemos muitas vezes sem perceber. II Timóteo 3:16. 
  4. Ela guia as pessoas humildes, mostra o que é correto, como se comportar e fazer a vontade de Deus. Salmos 25:9.
  5. Ela é viva e eficaz, a sua luz alcança o mais profundo da alma e espírito humano. Hebreus 4:12,13.
  6. Ela abençoa quem a recebe. Lucas 11:28.

De volta ao Salmo 119:105, o salmista Davi (versos 105 a 112) demonstra seu amor pela Palavra de Deus, classificando-a como uma luz que guiava a sua vida. Ele menciona seu compromisso com a justiça de Deus ensinada nas Escrituras. Davi estava com problemas, seus inimigos queriam prejudicá-lo, então ele implora a Deus que o ajude.

  • O salmista crê que a palavra de Deus lhe traz segurança como uma lâmpada iluminando seus passos e orientando-o no caminho.
  • A palavra de Deus é uma ferramenta poderosa, útil em nossa jornada de fé. Ela é como uma ferramenta multifuncional que serve para tudo o que você precisa, deseja fazer ou empreender e como ter uma vida correta diante de Deus e dos outros.

Alguns exemplos no Salmos 119 sobre o quanto a palavra de Deus pode ser útil para nós, como podemos compreender, viver, apreciar, compartilhar e louvar a Deus por sua Palavra. Vejamos alguns exemplos:

  1. Ela acalma o coração cansado e desanimado – 119:147.
  2. Ela alimenta o nosso espírito – 119:103.
  3. Ela torna as pessoas sábias, independente da idade – 119:100.
  4. Ela nos preenche com seus louvores – 119:62.
  5. Ela nos Protege de cair em tentação – 119:115.
  6. Ela aponta nossas crenças e ações erradas – 119:29.
  7. Ela traz conforto em tempo de angústia – 119:50.
  8. Ela encoraja e nos dá vontade de obedecer a Deus – 119:60.
  9. Ela orienta o jovem sobre o melhor caminho – 119:9.
  10. Ela nos conscientiza sobre o melhor caminho – 119:59.

A palavra de Deus pode ajudar-nos a viver a vida em sua plenitude.

  1. Como lâmpada para os pés, ela permite-nos enxergar onde estamos pisando;
  2. Como luz para o caminho ela ajuda-nos a identificar o que está a frente.

Em um mundo de trevas, insegurança, instabilidade e imprevisibilidade onde as pessoas caminham sem direção, a Palavra de Deus é luz. João 12:35b,36 – Quem anda na escuridão não sabe para onde vai. 36 Enquanto vocês têm a luz, creiam na luz para que possam viver na luz.

  • A palavra de Deus nos impede de tropeçar na escuridão. Efésios 5:8,9.
  • A luz não permitirá que as trevas te dominem, João 3:20,21.

Que a Palavra de Deus seja todos os dias em nossas vidas a lâmpada para os nossos pés e luz para os nossos caminhos.

Logo Independencia com Cristo OFICIAL

Contribua para este ministério

Com tua ajuda poderemos levar a Palavra de Deus para mais pessoas.

R$ 100,00

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: